Ordenamento do Território e Informação Geográfica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Urbanismo e Vias de Comunicação |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTAM |
26 |
Plano de Estudos 2016/17 |
2 |
- |
6 |
90 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta UC visa o estudo do Ordenamento do Território (OT) e da informação geográfica (IG). A componente de OT tem como principais objetivos:
• Estudar OT nas suas múltiplas vertentes, como disciplina científica, técnica administrativa e política que se desenvolve numa perspetiva interdisciplinar e integrada.
• Explorar fundamentos da atuação em OT, apresentando diferentes abordagens ao planeamento e gestão territorial.
• Adquirir conhecimentos dos instrumentos apoio ao OT, através do estudo e dos mecanismos de integração de variáveis ambientais e paisagísticas.
A componente de IG, proporciona uma introdução ao desenvolvimento, à terminologia e aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG):
• Definir natureza dos SIG e componente chave da área estudo da IG.
• Estabelecer relações entre tecnologia, dados, métodos e organizações no uso de SIG.
• Identificar principais questões relacionadas com desenho, criação, funcionamento e problemas associados ao SIG.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que o estudante desenvolva, espírito critico, capacidades de análise e de resolução de problemas em territórios complexos, e obtenha os conhecimentos fundamentais relativos às instituições, legislação fundamental e respetivos instrumentos de planeamento e ordenamento em vigor. Pretende-se que o estudante adquira competências de análise espacial com recurso a sistemas de informação geográfica.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não Aplicável
Programa
Conteúdos programáticos:
- O processo de planeamento em OT: Níveis, escalas e evolução. Atores em planeamento
- Evolução histórica – Escolas de planeamento.
- Organização político-administrativa. Atores no processo de planeamento. Sistema e processo de planeamento: fases e atividades.
- Os instrumentos de planeamento territorial em Portugal: âmbito setorial, nacional e regional. As Servidões e condicionantes em ordenamento do território
- Diagnósticos territoriais - aspetos ambientais, sociais, institucionais e económicos.
- Ordenamento e Gestão Integrada de Zonas Costeiras.
- Ordenamento do Espaço Marítimo.
Bibliografia Obrigatória
Ferrão, J. ; O Ordenamento do Território como Política Pública, Fundação Calouste Gulbenkian, 2011. ISBN: 978-972-31-1415-7
Ferreira, J.C., Monteiro, R., Silva, V.R., Marques, A., Moreno, P; Estrutura Ecológica Municipal de Setúbal - Uma Infraestrutura Verde para um ordenamento do território de base ecológica. , FCT NOVA/C.M. Setúbal, 2019 (https://www.fct.unl.pt/sites/default/files/relatorioemm2020.pdf)
Metternicht, G.; Land Use and Spatial Planning: Enabling Sustainable Management of Land Resources, Springer, 2018. ISBN: ISBN: 978-3-319-71861-3
Randolph, J. ; Environmental Land Use Planning and Management, Island Press, 2012. ISBN: 978-1559639484
Ferreira, J.C.; Monteiro, R.; Silva, V.R; Planning a Green Infrastructure Network from Theory to Practice: The Case Study of Setúbal, Portuga, MDPI - Sustainability 2021, 13, 8432, 2021. ISBN: https://doi.org/10.3390/su13158432 (https://doi.org/10.3390/su13158432)
Monteiro, R.; Ferreira, J.C.; Antunes; Green Infrastructure Planning Principles: An Integrated Literature Review, MDPI - Land 2020, 9, 525. , 2020. ISBN: https://doi.org/10.3390/land9120525 (https://doi.org/10.3390/land9120525)
Portman, M; Environmental Planning for Oceans and Coasts: Methods, Tools, and Technologies, Springer, 2016. ISBN: 978-3-319-26971-9
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas são teórico-práticas e práticas e capacitam o estudante com uma visão abrangente dos desafios que se colocam aos territórios e dotam-no com as mais recentes e inovadoras metodologias de gestão sustentável do território e sistemas de informação geográfica.
A integração da teoria com a prática é conseguida através de visitas de estudo (presenciais e virtuais) a projetos em curso em que o estudante será́ confrontado com as decisões a tomar na execução de um trabalho/projeto com vista à resolução de problemas reais e concretos. Fornecem-se casos de estudo de modo a potenciar a capacidade de reconhecer e compreender as necessidades, com vista à escolha das melhores técnicas e ao enquadramento dos projetos nos instrumentos legislativos disponíveis.
O método de ensino assenta num sistema de Aulas e Oficina de Trabalho/Atelier em sala de aula (aulas teórico-práticas e práticas), proporcionando um ambiente de aprendizagem inovador, simulando uma equipa de projeto transdisciplinar que apresentará propostas concretas para um território costeiro.
As aulas capacitarão os estudantes com competências em trabalho prático e de campo, orientadas para uma aprendizagem “aprendendo-fazendo” através da análise de casos problema (problem-oriented) com a sua resolução (problem-solving), estimulando o pensamento crítico e a autonomia.
As horas não presenciais serão orientadas em regime tutorial com recurso ao sistema e-learning.
Avaliação contínua com base em:
a) Resolução de casos problema através de exercícios práticos.
b) Frequências das aulas e desempenho durante o semestre.
c) Trabalho de grupo para a resolução de um problema territorial utilizando SIG.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Trabalho escrito |
60,00 |
Teste |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Total: |
10,00 |
Obtenção de frequência
Para obter frequência à unidade curricular deverá preencher os seguintes requisitos:
- Frequentar a percentagem obrigatória de aulas TP(OT)/P(SIG) da disciplina de acordo com o regime de assiduidade
- Realizar obrigatoriamente os trabalhos práticos TP (OT) com média ≥ a 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
I - COMPONENTE TEÓRICA
a) Avaliação individual da componente teórica OT através da realização de dois testes (100%):
- Realização do 1º teste (50%)
- Realização do 2º teste (50%)
b) Avaliação individual da componente teórica de IG, melhor entre (100%):
- 30% Laboratórios (apenas para avaliação contínua) + 70% Teste (IG);
- 100% Teste
Avaliação da Componente Teórica da disciplina (a+b): 2/3 nota teórica de OT (a) + 1/3 nota teórica de IG (b). Para obter a aprovação, a média dos testes deve ser igual ou superior a 9,5 valores.
NOTA - Por exame: componente OT do exame + componente IG do exame.
I I – COMPONENTE PRÁTICA
a) Avaliação da componente prática através de trabalho de grupo (100%):
• Trabalho de grupo com uma componente OT e uma componente IG (min. 9,5 valores de média e min 9,5 valores em cada componente)
Avaliação da componente prática: 60% OT + 40% IG
Classificação Final:
- Nota final da disciplina: 50% Prática (I) + 50% Teórica (II)
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o RAA do IPS.
Melhoria de classificação
De acordo com o RAA do IPS.