Métodos de Análises Ambientais
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Controlo e Processos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTAM |
23 |
Plano de Estudos 2016/17 |
2 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
1.Objetivos gerais:
Ministrar conhecimentos fundamentais no domínio das análises físico-químicas de amostras ambientais,
levando à compreensão da relevância (ambiental, sanitária e de saúde pública) dos principais parâmetros
presentes na legislação.
Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos sobre análises ambientais, necessários ao:
-diagnóstico e monitorização qualidade do ambiente
-estudo de riscos e impactes ambientais
-operação e controlo dos sistemas de tratamento.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecer a legislação aplicável a águas, lamas e solos.
- Conhecer o significado dos diferentes parâmetros ambientais, sanitários e saúde pública.
- Conhecer as principais técnicas analíticas.
- Ser capaz de efectuar amostragem, determinações analíticas e análise estatística em águas, águas
residuais, solos, resíduos, peixes, bivalves, etc.
- Ser capaz de verificar a conformidade do resultado obtido com legislação ambiental, fazer uma análise
crítica dos resultados e proposta de ações corretivas.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Conhecimentos base de Química
Programa
1. Análises físico-químicas na monitorização:
- dos sistemas naturais,
- tratamento de águas e águas residuais,
- sistemas de aquacultura,
- espécies (peixes, bivalves, algas, etc).
2. Legislação aplicável
Águas consumo, águas residuais, solos, lamas. Normas de Qualidade.
3. Análise estatística de resultados
Precisão, exatidão e limite deteção; Erros; análise estatística de resultados
4. Amostragem: equipamentos e técnicas
5. Determinação parâmetros de qualidade ambiental
5.1.Principais métodos análise
Análise volumétrica, gravimétrica; métodos instrumentais de análise
5.2. Parâmetros
Significado e relevância dos diferentes parâmetros: Cloretos; Condutividade; Acidez; Alcalinidade;Dureza; Cloro residual; Cor;Turvação; Sólidos, Peso Seco, Cinzas; OD; CBO; CQO; Oxidabilidade; Azoto; Fósforo; Pesticidas e outros contaminantes
5.3. Acreditação de laboratórios
Norma ISO 9001/ISO17025
Componente prática laboratorial
Determinação analítica por métodos de referência em: águas; lamas, solos, resíduos, peixes, bivalves
Bibliografia Obrigatória
Sawyer, N.C.;McCarty, P.L.; Parkin, G.F. ; Chemistry for Environmental Engineering and Science 5th ed., McGraw Hill International Editions, 2003. ISBN: 0072480661 FREE Download academia.edu (Existe na mediateca ESTSetúbal)
Leonore S. Clesceri, Arnold E. Greenberg, Andrew D. Eaton; Standard Methods for examination of water and wastewater 22th edition, American Water Works Association, American Public Health Association, Water Environment Association. ISBN: 9780875530130 (Existe na mediateca ESTSetúbal)
Bibliografia Complementar
Quevaulier, P; Quality Assurance for Water Analysis. Water Quality Measurements Series, John Wiley & Sons, 2002 (Quevaulier, P.;Quality Assurance for Water Analysis. Water Quality Measurements Series, European Comission, John Wiley & Sons, 2002)
Benilde Mendes e J.F. Santos Oliveira; ; Qualidade da água para consumo humano, Lidel, 2004. ISBN: 9789727572748
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas teórico-práticas (TP) são lecionados os conceitos com o auxílio de slides e são resolvidos
exercícios relativos a cada parâmetro. Pretende-se no entanto que a abordagem seja muito prática, pelo
que é dado um grande enfoque à componente laboratorial da disciplina.
Nas aulas laboratoriais, os parâmetros estudados são determinados em vários tipos de amostras (águas, águas residuais, lamas ou solos/resíduos, peixes/bivalves/algas).
Lista de possíveis trabalhos a realizar:
- pH, Temperatura, Condutividade (águas)
- Cloretos por volumetria (Mohr) e cromatografia iónica (água consumo) - Validação do método
- Acidez, alcalinidade e Dureza (água de consumo)
- Análise dimensional (Comprimento largura, volume), Peso seco, Cinzas (peixes, bivalves)
- Turvação, Sólidos Suspensos Totais, Sólidos Totais (águas superficiais)
- Carência Química de Oxigénio (CQO) (água residual)
- Carência Bioquímica de Oxigénio em (água residual)
- Azoto Amonical, Azoto Kjeldahl, Nitritos e Nitratos (água residual, peixes/bivalves-proteína)
- Análise de um contaminante por HPLC (cromatografia líquida de alta pressão)
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
65,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
75,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
45,00 |
Total: |
150,00 |
Obtenção de frequência
Para aprovação à disciplina é necessário a nota mínima de 9,5 valores à componente prática laboratorial e nota mínima de 9,5 valores à componente teórica.
Nota Final = 65% nota teórica + 35% nota laboratorial
Componente Teórica
Pode ser realizada por avaliação contínua (1) ou exame final (2)
(1) Avaliação contínua: 70% assiduidade mínima -> 2 testes. Na 1ªépoca de exame o aluno pode fazer a recuperação de um dos testes (ou exame se preferir)
(2) Exame Final: 1ªépoca e Recurso
Componente Prática (Laboratorial)
- Só pode ser realizada por avaliação contínua: assiduidade obrigatória.
- A avaliação é feita pelos relatórios/questionários/posters entregues nos prazos estipulados bem como 1 discussão oral de relatórios (nota de 1 a 5, convertida posteriormente de 1 a 20, máx. 20% nota de lab).
Observações:
- existe 1 aula de repescagem para realização de trabalho em falta, a falta a aula de tratamento de dados implica a entrega de um relatório individual com um conjunto de dados cedido pelo docente
- cada dia de atraso na entrega do relatório desconta 1 valor
- extra/opcional: a realização de 1 ação de voluntariado na área do curso é valorizada (corresponde ao equivalente a um relatório extra, com classificação de 20 valores que entra na média da componente prática).
O RUC reserva-se o direito de em caso pontual ou generalizado realizar uma prova oral EXTRA sobre a matéria teórica ou laboratorial, sendo a nota final da componente: 50% prova oral + 50% elementos escritos (testes, exames ou relatórios). A prova oral será realizada na presença no mínimo de dois docentes.
Fórmula de cálculo da classificação final
Para aprovação à disciplina é necessário a nota mínima de 9,5 valores à componente prática laboratorial e nota mínima de 9,5 valores à componente teórica.
Nota Final = 65% nota teórica + 35% nota laboratorial
Melhoria de classificação
Em exame de recurso
Observações
Para os alunos que pretendem realizar avaliação contínua as aulas teórico-práticas (TP) tem uma assiduidade obrigatória de 70%.
As aulas de laboratório são obrigatórias, havendo uma aula de repescagem no final do semestre para realização de (1) eventual trabalho em falta.
A disciplina de Análises Ambientais tem 6 ECTS, o correspondente a 150 h. A disciplina tem um total de 5 h por semana, 75 h de aulas no semestre. As restantes 75 h destinam-se à elaboração dos relatórios, questionários e posters, estudo para testes ou exame final.
-Esclarecimento de Dúvidas (Ana Mata, F104): 2ª feira, 10h00-11h00 - Teams, equipa MAA
IMPORTANTE: Os alunos que desejem esclarecer dúvidas, deverão enviar email ou contacto Teams à docente (ana.mata@estsetubal.ips.pt) até ao dia anterior.
-Os materiais de apoio (slides, protocolos laboratoriais, etc) encontram-se no Moodle e/ou Teams.
-É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas, a não ser por indicação expressa da docente.
-Os Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa deverão enviar email à Docente até à segunda semana do semestre, para apresentar as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.