Aquacultura e Recursos Marinhos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Controlo e Processos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTAM |
25 |
Plano de Estudos 2016/17 |
3 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Conhecer a história e evolução das pescas e da aquacultura.
- Compreender os fundamentos da biologia pesqueira, da avaliação e gestão dos recursos marinhos.
- Descrever os principais tipos de aquacultura e de artes e técnicas de pesca.
- Saber operar com sistemas de aquacultura.
- Saber identificar patologias em aquacultura e técnicas de controlo de patologia.
- Saber avaliar os principais impactos da pesca e da aquacultura.
Resultados de aprendizagem e competências
- Participar na operação e manutenção de sistemas aquacultura.
- Monitorizar e desenhar programas de monitorização para controlo operacional de unidades de aquacultura.
- Participar em organizações e processos de gestão de recursos marinhos e proteção de áreas marinhas.
- Colaborar no dimensionamento e escolha de melhores opções tecnológicas e de espécies para a produção
em aquacultura.
- Participar no diagnóstico sanitário e identificação de patologias das espécies produzidas em aquacultura.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Necessidade de conhecimentos básicos de biologia marinha.
Programa
RECURSOS BIOLÓGICOS MARINHOS E PESCAS
1.Principais Recursos Biológicos Marinhos a nível mundial
2.Tecnologia das Pescas
3.Gestão de Recursos Pesqueiros
3.1 Medidas de Gestão de Recursos Pesqueiros
3.2 Conservação da Biodiversidade Marinha e Áreas Marinhas Protegidas
AQUACULTURA
1.Situação Mundial, Europeia e Portuguesa
2. Sistemas Produção em Aquacultura: Seleção Local Produção e Espécies
3. Bases técnicas da gestão da Água: Origem da água; Parâmetros de qualidade da água;Impactes ambientais;
Reciclagem da água
4. Operações Maneio
5. Alimentação e Crescimento dos peixes em Aquacultura
6. Patologia e Sanidade
6.1 Controlo das doenças em Aquacultura: Diagnóstico e doenças
6.2 Vacinação em peixes
6.3 Introduções e Transferências
7. Cultivos Auxiliares de Microalgas e Zooplânctontes
8. Projetos de Aquacultura
Componente prática laboratorial: Crescimento de Artémia salina, rotiferos, larvas de ouriços e microalgas vs técnicas controlo qualidade água; Planos de produção; Estudo de sanidade animal; Preparação de rações.
Na 1ª parte da UC, os conteúdos do programa pretendem dar a conhecer os recursos marinhos existentes e as técnicas de pesca que poderão ser usadas para a sua exploração. Aborda também a necessidade de controlar e gerir as quantidades capturadas e a necessidade de preservar os recursos marinhos, diminuído o impacto ambiental das pescas.
Na 2ª parte, os conteúdos estão orientados para a produção em aquacultura sendo abordadas as técnicas de produção e otimização da produção, tipos de produção e alimentação, seleção das espécies e patologias associadas à produção. É também abordada a necessidade de tratamento da água captada para a produção e necessidade de tratamento dos respetivos efluentes para minimizar os impactos ambientais da produção em aquacultura para que os estudantes fiquem aptos a operar e controlar unidades de produção em aquacultura.
Bibliografia Obrigatória
Dinis, M.T., Rocha, R.M.; Introdução à aquacultura, Lidel, 2021. ISBN: 9789897525995
Lovrich, G., Thiel, M.; Fisheries and Aquaculture : Volume 9, Oxford University Press Inc, 2020
Frederick S. B. Kibenge, Mark D. Powell ; Aquaculture Health Management: Design and Operation Approaches. , ISBN: Academic Press, 2020
Gabriel, O. K. Lange, E. Dahm & T. Wendt; Fish catching methods of the world., Fishing News Books, 2005
Pillay, T.V.R.; Aquaculture and Environment. , Blackwell Publishing, Oxford., 2004
Bibliografia Complementar
Stefano Goffredo; Zvy Dubinsky; The Mediterranean Sea: Its History and Present Challenges. Mediterranean Aquaculture in a Changing Climate, Springer, 2014
Wurts, W.A.; Sustainable Aquaculture in the Twenty-First Century. Reviews in Fisheries Science., 2000
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos e através de resolução de exercícios. Procura-se levar os estudantes a tirar conclusões, orientando-os nesse processo quer nas aulas teóricas como nas práticas de laboratório. Nas aulas laboratoriais, os alunos efetuam trabalhos experimentais, de acordo com protocolos fornecidos, elaborando posteriormente o respetivo relatório.
A Unidade Curricular utiliza a metodologia de ensino recorrendo ao método expositivo dos conteúdos programáticos, com o apoio de slides que acompanham a aula, assim como são referidos exemplos e casos práticos e a resolução de alguns exercícios de cálculo de algumas partes da matéria de modo a que o estudante consiga compreender melhor os conceitos e aplica-los na prática de aquacultura e gestão de recursos marinhos. A UC tem uma forte componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática os conceitos teóricos transmitidos e desenvolver nos estudantes: (1) a capacidade de experimentação e aplicação do método científico; (2) competências de ‘saber fazer’ associadas à aquisição de conhecimentos técnicos laboratoriais; (3) trabalho em equipa; e (4) desenvolvimento de espirito crítico e de interpretação de resultados experimentais. Todo o material das aulas e sebentas é fornecido na plataforma Moodle. A forma como se desenvolve a metodologia de ensino da unidade curricular de aquacultura e recursos marinhos possibilita aos estudantes a obtenção de grande sucesso na unidade curricular.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
5,00 |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
42,00 |
Trabalho laboratorial |
28,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação da componente teórica-prática é realizada por avaliação continua através da realização de 2 Testes ou Exame final nas datas previstas no calendário de exames.
A avaliação do laboratório é realizada com base na realização do tratamento de resultados dos trabalhos de laboratório.
1º teste: 2 de Dezembro de 2021
2º teste: 20 de janeiro de 2022
É recomendada a assistência às aulas TP e a presença nas aulas PL é obrigatória.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final (NF) é obtida pela ponderação:
NF = 60% (teórico-prática) da avaliação em teste ou exame + 35% para a componente de desenvolvimento de trabalho laboratório + 5% Assiduidade.
Ambas as componentes de avaliação terão que ser positivas, ou seja com notas superiores 9,5 valores.
Provas e trabalhos especiais
Não existem provas e trabalhos especiais.
Trabalho de estágio/projeto
Não existe trabalho de estágio/projeto.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
A avaliação especial (TE, DA,...) será realizada de acordo com o regulamento da avaliação especial do IPS.
Melhoria de classificação
As melhorias de testes são realizadas na primeira chamada de exame.
As melhorias da avaliação final são realizadas de acordo com o regulamento da melhoria de nota do IPS.
Observações
Horário de atendimento:
6ª feira, 16:30-18:00