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Estágio/Projeto em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Código: LTAM29     Sigla: EPTAM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmica Aplicda
OFICIAL Controlo e Processos

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 34 Plano de Estudos 2016/17 3 - 15 15 405

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Ricardo Manuel Nunes Salgado Responsável
Ricardo Manuel Nunes Salgado Responsável

Docência - Horas

Orientação Tutorial: 1,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos:

- Conceber, elaborar e acompanhar a implementação de projetos envolvendo uma ou mais áreas específicas do Ambiente e do Mar;

- Proporcionar aos estudantes, a análise de problemas de tecnologia, idênticos aos que depararão na atividade profissional, assim como desenvolver a capacidade de resolver problemas e propor soluções para a sua resolução;

- Estimular a capacidade de análise e síntese, permitindo integrar os conhecimentos técnicos e científicos adquiridos nas várias áreas desenvolvidas no curso;

- Desenvolver o sentido crítico.

Resultados de aprendizagem e competências

Competências:

- Capacidade de comunicação.

- Capacidade para analisar e sintetizar informação para aplicar o conhecimento adquirido na tomada de decisão.

- Capacidade para trabalhar em grupo e em equipas multidisciplinares.

- Capacidade para localizar, analisar, priorizar e sintetizar a informação.

- Capacidade de atuação nas mais diversas atividades profissionais relacionadas com as Tecnologias do Ambiente e do Mar.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Apenas para o estágio, os alunos precisam ter apenas 3 UC para ir ao estágio.

Programa

1.Proposta de temas de estágio e/ou projeto

Inserir-se no domínio específico de forma a poder ser desenvolvido em profundidade; ser adequado ao tempo previsto para a sua realização apresentando cronograma das atividades.

  1. Definição de objetivos do trabalho

As propostas deverão ser claras quanto aos resultados de aprendizagem esperados.

  1. Elaboração de programas dos trabalhos

As propostas deverão estar em conformidade com regulamentos institucionais sobre a realização do trabalho.

  1. Estratégias de abordagem ao tema

O docente orientador do estágio e/ou projeto é responsável por dar todas as orientações tutoriais para o bom desenvolvimento do trabalho

  1. Acompanhamento do desenvolvimento do estágio e/ou projeto

O docente orientador do estágio e/ou projeto é responsável pelo acompanhamento e dar todas as orientações especificas. No caso particular do estágio, o acompanhamento é também realizado por responsável da empresa de acolhimento do estudante.

  1. Elaboração de relatórios/dissertações

Bibliografia Obrigatória

Pereira, A., Poupa C.; Como escrever uma tese, monografia ou livro científico, Silabo, 2018. ISBN: 978-9726-189-466

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Para dar suporte a orientação do estudante, são aplicadas as seguintes metodologias de

ensino:

- Pesquisa bibliográfica sobre temas ou problemas;

- Leitura em jornais, monografias e livros;

- Interatividade estudante / professor: Intensificar a investigação e análise aprofundada de questões.

- Visita as instalações para mostrar tecnologia e metodologias de gestão aplicadas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 50,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 40,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 1,00
Elaboração de relatório/dissertação/tese 14,00
Realização de Estágio 390,00
Total: 405,00

Obtenção de frequência

A frequência é obtida com nota superior a 9,5 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

A avaliação resulta da média ponderada da nota do orientador de estágio em 50%, nota do relatório em 40 % e apresentação/discussão e poster em 10%.

No caso de projeto, a nota do relatório tem o peso de 60% e a apresentação/discussão e poster em 40%.

Provas e trabalhos especiais

Não aplicável

Trabalho de estágio/projeto

Tema a definir para cada estudante e designação de orientador do trabalho.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com o RAA do IPS.

Melhoria de classificação

De acordo com o RAA do IPS.
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