Comportamento Organizacional e Gestão de Equipas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
INF |
129 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da análise comportamental, liderança e gestão de equipas em contexto organizacional.
Resultados de aprendizagem e competências
1.Conhecer os fatores subjacentes ao comportamento humano nas organizações bem como as suas potenciais causas e consequências; a relação entre os indivíduos e a organização (atitudes e comportamentos); 2.Conhecer as principais teorias sobre os determinantes do comportamento dos colaboradores na organização e as suas potenciais consequências; 3.Saber analisar e intervir sobre os principais fatores que determinam o comportamento humano em contexto de trabalho, nomeadamente sobre a motivação, satisfação, conflitos e clima organizacional; 4.Saber gerir equipas multidisciplinares, saber potenciar a eficácia e eficiência organizacional através do capital humano; processos de liderança de grupo; 5.Conhecer os processos e técnicas de prevenção, gestão e resolução de conflitos. Formas de gestão de conflitos (organizacionais e grupais); 6.Perceber a cultura como instrumento de integração dos colaboradores e de vantagens competitivas para a organização; 7.Conhecer e intervir nos processos de comunicação ao nível individual e organizacional percebendo a comunicação e participação como facilitador da mudança organizacional.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 – Comportamento organizacional: O comportamento organizacional e a gestão das organizações; o papel da personalidade e das forças situacionais; 2 – Principais abordagens teórico-práticas sobre o comportamento humano nas organizações; 3 – Motivação, satisfação no trabalho e performance individual; 4 – A dinâmica das equipas: Dimensões de análise e pressupostos de produtividade no trabalho; 5 – Liderança contingencial de equipas: Conceitos, desenho, análise e reestruturação dos processos; 6 – Conflitos e negociação; 7 – Cultura e clima organizacional: Perspetivas e relevância; 8 – Comunicação, participação e mudança organizacional: Desenho de processos.
Bibliografia Obrigatória
Cunha, M. P. E., Rego, A., Cunha, R., & Cabral-Cardoso, C.; Manual de Comportamento Organizacional e Gestão, Editora RH, 2004
Gibson, Ivancevich, Donnelly & Konopaske ; Organizações: Comportamento, Estruturas e Processos , McGraw Hill., 2006
Gonçalves, S.P. (Coord.); Psicossociologia do Trabalho e das Organizações: Princípios e práticas, Lidel, 2014
Gonçalves, S.P. (Coord.); Encruzilhadas e Desafios da GRH, Sílabo, 2021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Utilizando uma metodologia participativa, esta unidade curricular será um espaço de discussão, contemplando tanto o enquadramento teórico dos temas, como a vertente instrumental de aplicação prática através do estudo de casos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
70,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
31,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação contínua contempla a realização de dois mini-testes obrigatórios (45-60m cada) realizados na aula e trabalho(s). Os mini-testes realizam-se a meio e no final do semestre, em data a definir de acordo com o horário das turmas. Os mini-testes são realizados presencialmente nas instalações da escola.
Deve observar-se o ponto 9 do despacho nº 40/Presidente/2021 de 25 de fevereiro que faz referência aos mecanismos de mitigação da fraude e suas consequências.
Fórmula de cálculo da classificação final
A média aritmética da classificação obtida nos dois testes terá de ser igual ou superior a 9,5 valores e corresponde a 70% da nota final. 30% corresponde ao(s) trabalho(s).