Engenharia de Software Aplicada
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2021/2022 - A (de 11-10-2021 a 24-06-2022)
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
INF |
97 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
12 |
127,5 |
324 |
Docência - Responsabilidades
Docência - Horas
Tipo |
Docente |
Turmas |
Horas |
Ensino Teórico-Prático |
Totais |
2 |
6,00 |
Nuno Miguel Vicente de Pina Gonçalves |
|
6,00 |
Ensino Prático e Laboratorial |
Totais |
6 |
12,00 |
José António Moinhos Cordeiro |
|
2,00 |
Bruno Miguel Campos Pereira |
|
2,00 |
César Augusto Furriela Nero |
|
2,00 |
Paulo Filipe Martins Fournier |
|
6,00 |
Orientação Tutorial |
Totais |
6 |
6,00 |
César Augusto Furriela Nero |
|
1,00 |
José António Moinhos Cordeiro |
|
1,00 |
Nuno Miguel Vicente de Pina Gonçalves |
|
1,00 |
Bruno Miguel Campos Pereira |
|
1,00 |
Paulo Filipe Martins Fournier |
|
1,00 |
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Enumerar e aplicar os princípios da Engenharia de Software.
2. Enumerar e descrever os princípios básicos que regem as metodologias ágeis e as metodologias tradicionais de desenvolvimento de software.
3. Capturar , especificar e analisar os requisitos de uma aplicação de Software.
4. Enumerar e descrever os princípios orientadores que regem o desenho de software.
5. Enumerar e aplicar os princípios que regem o desenvolvimento de software
6. Compreender, analisar e aplicar os princípios para a otimização do código e da qualidade do software
7. Utilizar a UML para efetuar os diagramas necessários ao processo de Engenharia de Software
8. Utilizar a BPMN para a criação de diagramas de processos de negócio
Resultados de aprendizagem e competências
- Efetuar Análise e desenho de software tendo em conta os requisitos definidos pelo utilizador(res)
- Desenvolver softwares e apps
- Gerir projetos ligados aos softwares
- Arquitetar o design estrutural dos programas
- Realizar testes nos sistemas
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo 1 - Introdução à Engenharia de Software
Módulo 2 -Estrutura do Processo de Software
Módulo 3 - Levantamento de processos de negócio utilizando a BPMN
Módulo 4 - Análise e Especificação de requisitos de Software
Módulo 5 - Metodologias de desenvolvimento de Software
Módulo 6 - Desenvolvimento Ágil
Módulo 7 - Diagramas de suporte ao processo de SW usando a UML
Módulo 8 - Conceitos de Desenho
Módulo 9 - Desenho da Arquitectura de SW
Módulo 10 - Desenho baseado em componentes
Módulo 11 - Desenho da User Interface
Módulo 12 - Desenho baseado em padrões de SW
Módulo 13 - Desenho de WebApp's
Módulo 14 - Verificação e validação de software
Módulo 15 - Optimização do código e da qualidade do software
Bibliografia Obrigatória
Roger Pressman , Bruce Maxim; oftware Engineering: A Practitioner's Approach , McGraw-Hill Education, 2019. ISBN: 978-1259872976 (A principal biliografia utilizada na UC)
Bibliografia Complementar
Ian Sommerville; Software Engineering, Pearson, 2015. ISBN: 978-0133943030
Sérgio Guerreiro; Introdução à Engenharia de Software, FCA. ISBN: 9789727227952
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Avaliação distribuída sem exame final e com projeto desenvolvido ao longo do ano letivo
Software
Bizagi Process Modeler
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Teste |
35,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
154,00 |
Estudo autónomo |
|
Frequência das aulas |
110,00 |
Trabalho laboratorial |
60,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
Nota mínia de 9,5 na média dos 3 testes ao longo do ano letivo.
Nota mínima de 7,5 em cada teste
Nota mínima de 9,5 no projeto da UC
Percentagem mínima de 75% de presenças nas aulas presenciais/ online
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final= 35 % Média dos 3 testes + 50% Nota do Projeto + 15% Assiduidade e Participação nas aulas
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os trabalhadores estudantes/ dirigentes associativos terão de realizar uma reunião semanal com o docente de laboratório para validação do trabalho realizado.
Observações
A plataforma que será utilizada nesta unidade curricular, durante o ano letivo, será o Microsoft Teams.
As aulas online poderão utilizar o Microsoft Teams ou a plataforma Zoom.
Esta unidade curricular deverá ser frequentada em paralelo com a UC de Programação Visual, uma vez que o projeto das UC é o mesmo e as aulas de PV irão apoioar na realização do mesmo.