Geração Elétrica de Fontes Renováveis
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Termodinâmica Aplicada |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EEC |
25 |
Plano de Estudos |
2 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Identificar o panorama energético mundial e o português. Identificar e compreender o funcionamento das principais tecnologias utilizadas no aproveitamento de energias renováveis. Caracterizar as vantagens e inconvenientes de cada um dos processos analisados. Estudar vários processos de conversão e armazenamento de energia.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da Unidade Curricular o estudante deve ser capaz de:
- Ter uma visão geral acerca da importância desta matéria no âmbito de um contexto profissional.
- Identificar os principais equipamentos constituintes de um sistema de Geração de energia Elétrica baseado em Fontes Renováveis (GEFR).
- Saber o principio de funcionamento dos equipamentos de um sistema de GEFR.
- Saber dimensionar um sistema de GEFR.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1 Introdução.
2 Fontes renováveis e não renováveis. Disponibilidade e sustentabilidade. Evolução das tecnologias. Eficiência energética. Utilização da energia a nível mundial, na Europa e em Portugal.
3 Aproveitamento das fontes renováveis.
3.1 Energia eólica Caracterização do recurso. Turbinas utilizadas: rendimentos e curvas características; vantagens e desvantagens. Caracterização de um moderno gerador eólico.
3.2 Energia hídrica Caracterização do recurso. Turbinas utilizadas: rendimentos e curvas características; vantagens e desvantagens; princípios gerais de seleção.
3.3 Energia solar Caracterização. Solar térmico. Solar fotovoltaico: aplicações; tecnologias existentes; funcionamento ligado à rede elétrica e isolado da rede.
4 Armazenamento de energia. Soluções existentes. Caraterização de baterias de ácido-chumbo e de baterias de iões de lítio.
5 Conversores electrónicos de potência para energias renováveis. Seguidores de potência máxima. Carregadores de baterias. Inversores.
Bibliografia Obrigatória
Rui Castro; Uma introdução às Energias Renováveis: eólica, fotovoltaica e mini-hídrica, IST Press, 2011. ISBN: 978-989-8481-01-6
DUNN, P. D.; Renewable energies: sources, conversion and application, London: Peter Peregrinus, 1986. ISBN: 086341-039-1
Bibliografia Complementar
Patel, Mukund R.; Wind and solar power systems. ISBN: 0-8493-1605-7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As aulas teórico-práticas terão uma componente baseada na exposição do conteúdo programático da unidade curricular e outra componente baseada na exemplificação, em termos de aplicações e na resolução de problemas. Cada grupo de alunos efetuará um trabalho de pesquisa sobre um dos temas abordados na unidade curricular, que será alvo de apresentação e discussão públicas. Na parte laboratorial será dado especial destaque ao ensaio de sistemas fotovoltaicos, ligados à rede e isolados da rede, com armazenamento em baterias. Serão ensaiados e analisados os vários tipos de conversores electrónicos de potência utilizados num sistema fotovoltaico.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
25,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Estudo autónomo |
67,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realização dos trabalhos laboratoriais. Classificação mínima de 9,5 valores.
Realização e apresentação do trabalho de pesquisa. Classificação mínima de 9,5 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
NF=0,5*NTP + 0,25*NTr + 0,25*NL
NF - classificação final
NTP - classificação das provas teórico práticas. Classificação mínima de 8 valores em cada teste e de 9,5 valores na média dos testes ou no exame final.
NTr - classificação do relatório e da apresentação do trabalho de pesquisa (min. 9,5 valores)
NL - classificação dos trabalhos laboratoriais, de frequência obrigatória (min. 9,5 valores)