Química
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Controlo e Processos |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EACI |
30 |
Plano de Estudos 14 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Dar ao aluno uma visão ampla dos fundamentos da Química no âmbito da sua formação científica de base, essenciais à compreensão de assunto referentes à constituição da matéria, processos industriais, balanços mássicos e entálpicos, concentração dos produtos químicos e sua importância, reações que ocorrem em ambiente industrial, tais como, por exemplo, a combustão e corrosão.
Objetivos específicos - competências a adquirir (conhecimentos e aptidões):
- Conhecer a estrutura atómica (abordagem introdutória), o tipo de orbitais e números quânticos;
- Ser capaz de escrever configurações eletrónicas, identificar o Grupo e o Período do elemento químico;
- Compreender as variações propriedades químicas peiódicas dos elementos representativos e gases nobres;
- Compreender como se estabelece a ligação química entre átomos (abordagem introdutória); compreender a Teoria da Repulsão dos Pares Eletrónicos da Camada de Valência (TRPECV);
- Ser capaz de escrever as fórmulas de Lewis, identificar a geometria e a polaridade de uma molécula;
- Conhecer as diferentes formas de expressar a concentração de soluções e respectivas unidades;
- Ser capaz de fazer os cálculos necessários à preparação de soluções;
- Ser capaz de preparar soluções no laboratório e calcular as respetivas concentrações;
- Ser capaz de executar cálculos estequiométricos, determinando quantidades de reagentes necessários e produtos obtidos;
- Conhecer a diferença entre reação irreversível e reversível (equilíbrio químico), conhecer os vários tipos de equilíbrio químico e prever o sentido de deslocamento dos Sistemas, tendo em conta o Princípio de Le Chatelier;
- Ser capaz de calcular o pH de soluções de ácidos e bases (fortes e fracos);
- Ser capaz de compreender os erros associados às operações analíticas;
- Ser capaz de trabalhar em laboratório, cumprindo as regras de segurança.
Resultados de aprendizagem e competências
Metodologias de ensino:
As aulas têm tipologia teórico-prática, visando a operacionalização dos conceitos. É adotado o método expositivo participado e interativo. Procura levar-se os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo, de modo a que adquiram os devidos conhecimentos e desenvolvam espírito crítico.
A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática alguns dos conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando na aula os respectivos registos e tratamento de resultados/resposta a questionários, numa Ficha de Trabalho.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC:
A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:
- a operacionalização dos conceitos lecionados;
- desenvolvimento da capacidade de resolução de casos;
- o desenvolvimento do espírito científico e experimental;
- a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e a aquisição de competências de "saber fazer" e "saber pensar";
- desenvolvimento da competência de trabalho em equipa.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1.Estrutura Atómica e Molecular
Orbitais atómicas e números quânticos. Tabela Periódica.
Ligação química. Escrita das estruturas de Lewis e contributores de ressonância. Teoria da Repulsão dos Pares Electrónicos da Camada de Valência e geometrias moleculares. Momento dipolar de ligação, momento dipolar resultante e a polaridade da molécula.
2. Concentração de soluções
Formas de expressão e unidades de concentração. Preparação de soluções.
3. Reações químicas.
Cálculos Estequiométricos.Acerto de equações químicas. Cálculos estequiométricos. Reagente limitante e em excesso. Noção de entalpia. Reações exotérmicas e endotérmicas.
Rendimento da reação.
Gases e Equação dos Gases Perfeitos.
4. Equilíbrio químico.
Noção de constante de equilíbrio. Factores que afectam o equilíbrio químico (Princípio de Le Chatelier)
5. Equilíbrio Ácido-base
Conceitos de ácido e base. Noção de pH e pOH. Autoprotólise da água; noção de Kw. Anfoterismo. Força de ácidos e bases; constantes Ka e Kb. Determinação do pH e pOH de soluções de ácidos e bases.
6.Equilíbrio de Solubilidade
Noção de solubilidade molar e solubilidade mássica. Produto de solubilidade e determinação da solubilidade de um sal. Modo de prever se ocorre precipitação de um sal, em determinadas condições experimentais.
7. Oxidação-redução e Eletroquímica
Noção de número (estado) de oxidação. Acerto de equações redox. Potencial de redução padrão e elétrodos de referência. Células galvânicas e eletrolíticas. Diferença de potencial da pilha. Previsão da e espontaneidade de uma reação.
Bibliografia Obrigatória
Raymond Chang; Química
Observações Bibliográficas
São facultados Slides que abrangem todos os tópicos do conteúdo programático, contendo exemplos / exercícios resolvidos.
São disponibilizados Protocolos, com Ficha de Trabalho, que cada aluno deve imprimir antes de se apresentar na respetiva aula laboratorial.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Metodologias de ensino:
As aulas têm tipologia teórico-prática, visando a operacionalização dos conceitos. É adotado o método expositivo participado e interativo. Procura levar-se os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo, de modo a que adquiram os devidos conhecimentos e desenvolvam espírito crítico.
A UC tem uma componente laboratorial, pretendendo-se ilustrar na prática alguns dos conceitos teóricos transmitidos. Nas aulas laboratoriais, os alunos executam trabalhos experimentais de acordo com protocolos fornecidos, elaborando na aula os respectivos registos e tratamento de resultados/resposta a questionários, numa Ficha de Trabalho.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC:
A UC tem uma componente laboratorial que permite, de acordo com os objetivos da UC:
- a operacionalização dos conceitos lecionados;
- desenvolvimento da capacidade de resolução de casos;
- o desenvolvimento do espírito científico e experimental;
- a aprendizagem de procedimentos e técnicas laboratoriais e a aquisição de competências de "saber fazer" e "saber pensar";
- desenvolvimento da competência de trabalho em equipa.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
100,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
Metodologia e provas de avaliação:
O aluno poderá optar por um regime de avaliação contínua ou por exame final, sendo obrigatório cumprir os requisitos impostos para a componente de práticas laboratoriais.
1.Avaliação Contínua: o aluno realizará 2 testes escritos ao longo do semestre.
- 1º Teste: 17/12/2022 (sábado, às 9:30)
- 2º Teste: 28/01/2022 (sábado, às 9:30)
Para obter aprovação, terá de ter uma nota igual ou superior a 8,0 valores em cada teste. As classificações dos testes são arredondadas às décimas.
Para efeitos de aprovação na UC, a média aritmética mínima da classificação nos testes é de 9,5 valores.
Caso obtenha nota igual ou superior a 8,0 valores no primeiro teste, o aluno poderá optar por fazer recuperação da avaliação do 2º teste, em data de exame de época normal (neste caso, opta por não fazer o exame).
2. Avaliação por exame: o aluno prestará prova em época normal e/ou em época de recurso, obtendo aprovação se tiver uma classificação final mínima de 9,5 valores.
Os alunos com estatuto de Trabalhador-Estudante (TE) que optem pelo regime de avaliação por exame mas que faltem a mais do que um trabalho laboratorial, realizarão obrigatoriamente uma avaliação escrita sobre os trabalhos componente laboratorial da UC que decorreram no ano letivo, em data de exame (ou outra a combinar).
Na componente laboratorial do exame é exigida, para efeitos de aprovação, a nota mínima de 9,5 valores.
A classificação final na disciplina, no regime de avaliação por exame, é a correspondente à nota do exame (não contando a nota da componente laboratorial para o seu cálculo).
Regime de assiduidade:
- Em consonância com a decisão do Conselho Pedagógico, para realizar a UC em regime de avaliação contínua, o Estudante terá de ter uma frequência mínima de 75 % de aulas TP (neste caso, corresponde a um máximo de quatro faltas).
- Sem a frequência das aulas de laboratório e entrega das respetivas Fichas de Trabalho (devidamente elaboradas), o aluno não obterá aprovação na UC, quer se encontre no regime de avaliação contínua, quer no regime de exame.
É permitida no máximo uma falta a uma aula laboratorial. Para os alunos TE, é permitida a realização de uma prova referente à componente laboratorial, em data de exame, caso tenham faltado a mais de um trabalho laboratorial.
-Esclarecimento de Dúvidas (Susana Luz, F205): 5ª feira, 11:00
IMPORTANTE: Os alunos que desejem esclarecer dúvidas, deverão enviar email à docente (susana.luz@estsetubal.ips.pt) até ao dia útil anterior, indicando essa intenção e/ou informar a professora numa aula, com a mesma antecedência.
- Os materiais de apoio (slides, fichas de exercícios e protocolos laboratoriais) encontram-se no na equipa do Teams.
- É obrigatória a inscrição para as provas de avaliação dentro dos prazos estabelecidos. As inscrições efectuam-se em formulário ou moldes a indicar na altura adequada.
- É proibida a utilização de telemóveis durante as aulas e as provas de avaliação.
- Para efeitos de realização das provas de avaliação, os alunos têm de comparecer na sala antes da hora, a fim de ser viável o início à hora marcada.
- Compete ao docente responsável pela UC definir se um aluno poderá entrar na sala após a hora de início da prova, não se admitindo mais de 15 min de atraso (se justificado com motivos de força maior).
- Os alunos só podem sair da sala de prova 30 min após o seu início. Os enunciados das provas devem ser devidamente identificados e entregues ao docente vigilante.
- Os Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa deverão enviar email ao Docente Responsável (susana.luz@estsetubal.ips.pt), até à segunda semana do semestre, para apresentar as suas especificidades pertinentes, nos termos previstos nos respetivos diplomas.
- Os Estudantes que desejem efetuar consulta das provas de avaliação (teste ou exames) deverão enviar email à docente responsável (susana.luz@estsetubal.ips.pt), até uma semana antes da realização da prova seguinte, exprimindo a intenção de exercer esse direito.
Fórmula de cálculo da classificação final
AVALIAÇÃO CONTINUA:
Nota Final= 0,50xNota do 1º Teste + 0,50xNota do 2º Teste
(nota mínima de 8,0 valores em cada Teste)
AVALIAÇÃO POR EXAME:
Nota Final = Nota do Exame
O arredondamento da Nota Final é às unidades
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Os alunos Trabalhadores-Estudantes (com estatuto TE reconhecido) que não puderem frequentar as aulas laboratoriais terão, obrigatoriamente, que realizar a avaliação escrita laboratorial, a realizar em data a marcar, podendo ocorrer na data dos Exames.
Devem obter uma nota mínima de 9,5 valores nessa avaliação, embora a mesma não seja considerada para efeitos de cálculo da Nota Final.
Melhoria de classificação
Aplica-se o Regulamento da Escola.
Observações
É obrigatório o uso de bata nas aulas experimentais.
Em caso de suspeita de fraude proceder-se-á de acordo com os Despachos em vigor.