Instrumentação e Medida
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Instrumentação e Me |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EACI |
19 |
Plano de Estudos 14 |
3 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português - Suitable for English-speaking students
Objetivos
Certificar os alunos com as competências necessárias ao tema da instrumentação e medidas.
Resultados de aprendizagem e competências
Fornecer aos alunos competências para:
1) ter conhecimentos básicos de metrologia, nomeadamente os conceitos de linearidade, histerese, exactidão, precisão, sensibilidade, resolução e incerteza, e da sua aplicação nas áreas de instrumentação e medida;
2) conhecer o Sistema Internacional de Unidades (SI);
3) utilizar instrumentos de medida analógicos e digitais e compreender os seus princípios de funcionamento;
4) identificar as principais características e limitações dos instrumentos de medida;
5) conhecer o princípio de funcionamento de transdutores de medida e ter capacidade de projectar circuitos eléctricos de medida de grandezas industriais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Fundamentos de medida
1.1. Introdução
1.2. Vocabulário Internacional de Metrologia (VIM)
1.3. Sistema Internacional de Unidades (SI)
1.4. Cracterísticas estáticas e dinâmicas dos instrumentos de medida
1.5. Padrões de medida
1.6. Algarismos significativos
1.7. Composição de erros
2. Instrumentos indicadores analógicos
2.1. Introdução
2.2. Instrumentos de quadro móvel
2.3. Instrumentos eletrodinâmicos
2.4. Instrumentos eletromagnéticos
2.5. Instrumentos eletrostáticos
2.6. Outros instrumentos
3. Instrumentos indicadores digitais
3.1. Introdução
3.2. Multímetro digital
3.3. Medida de tempo e de frequência
4. Instrumentos de visualização e registo
4.1. Osciloscópio analógico
4.2. Osciloscópio digital
4.3. Analisador de espectros
5. Medida de potência e energia
5.1. Medida de potência e energia em circuitos monofásicos
5.2. Medida de potência e energia em circuitos trifásicos (Método de Aron)
6. Sensores
6.1. Introdução
6.2. Transdutores resistivos (potenciómetro, RTD, termístor, extensómetro)
6.3. Circuito condicionador de sinal Ponte de Wheatstone
Bibliografia Obrigatória
D.Pereira, V.Viegas e R.V. Dionísio; Variada (Disponível na plataforma Moodle)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino expositivo com realização de exercícios nas aulas teórico-práticas. Ensino experimental nas aulas de laboratório e de projecto.
1) Ferramentas complementares à plataforma Moodle: Zoom.
2) Disponibilização de conteúdos: vídeos de aulas.
3) Atividades de aprendizagem: exercícios resolvidos ou por resolver, com soluções; exercícios ou questões por resolver, sem soluções; fórum e/ou chat na plataforma Moodle.
4) Monitorização da aprendizagem em avaliação contínua: seguimento online de objetivos; online na resolução de dúvidas.
5) Ferramentas utilizadas no modo assíncrono: YouTube; Moodle.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
20,00 |
Teste |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese |
8,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho escrito |
5,00 |
Trabalho laboratorial |
14,00 |
Trabalho de investigação |
8,00 |
Total: |
125,00 |
Obtenção de frequência
A aprovação na disciplina pode ser obtida por avaliação contínua ou por exame final.
A avaliação contínua e a avaliação final incluem uma componente escrita e outra laboratorial (laboratórios e projecto) obrigatórias.
A
componente escrita consiste em:
1) Realizar 5 testes de avaliação contínua.
ou
2) Realizar o exame final.
A
componente laboratorial consiste em:
1) Execução de 4 trabalhos de laboratório com entrega por e-mail do respectivo relatório até uma semana após a conclusão do mesmo.
2) Apresentação e discussão de 1 projecto de LabView com entrega de relatório e código fonte (em data a definir).
Ficam dispensados da componente laboratorial e/ou de projecto os alunos que a tenham frequentado, com aprovação, no ano lectivo imediatamente anterior.
A
avaliação contínua compreende a componente escrita dos 5 testes, os 4 trabalhos de laboratório e o projecto de laboratório. A componente escrita contínua consiste na realização de dois testes intercalares (T1 e T2) em datas a definir.
A
avaliação por exame final consiste no exame de época normal, nos 4 trabalhos de laboratório e no projecto de laboratório. Quem não tiver aprovação na componente escrita da avaliação contínua poderá recuperar no exame da época normal ou de recurso. Quem tiver aprovação na componente escrita da avaliação contínua poderá melhorar a nota no exame da época de recurso. De acordo com o Regulamento de Avaliação do Desempenho Escolar dos Estudantes da ESTSetúbal/IPS.
Toda a avaliação escrita é individual e sem consulta.
Se o professor responsável da unidade curricular considerar necessário, as classificações finais superiores a 16 valores terão de ser defendidas em prova oral. Caso o aluno não compareça à prova oral, a sua classificação final será de 16 valores.
Normas para a realização de provas:
• Quando solicitado, é obrigatória a apresentação de um documento de identificação durante as provas.
• Só se aceitam provas escritas em cadernos de teste/exame da EST Setúbal.
• O abandono da sala só pode efetuar-se 30 minutos depois do início do teste/exame e implica a entrega definitiva da prova, não podendo o atraso na entrada, em circunstância alguma, exceder 15 minutos.
• Durante as provas só poderão ser utilizadas máquinas de calcular com capacidades gráficas ou alfanuméricas se o docente o autorizar.
• Durante as provas não é permitido o manuseamento ou exibição de telemóveis (os quais deverão estar desligados) e de outros equipamentos electrónicos, constituindo a utilização de qualquer um deste tipo de equipamentos motivo de anulação da prova.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota da avaliação final (N) é calculada de acordo com a seguinte fórmula:
N = 0,6*T + 0,2*L1 + 0,2*L2
com
T, L1 e L2 >= 9,5 valores,
onde:
T: Média das notas dos 5 testes escritos de avaliação contínua ou nota do exame;
L1: Nota do trabalho de laboratório;
L2: Nota do projeto de laboratório.
Na modadlidade de avaliação contínua, a realização dos 5 testes é obrigatória. Um aluno só poderá ter 2 testes com nota inferior a 8,5 valores. A média dos 5 testes tem de ser superior ou igual a 9,5 valores.
A nota mínima de todas as componentes de avaliação contínua (T, L1 e L2) é 9,5 valores.
Observações
Questões omissas respeitam a legislação legal em vigor e os regulamentos internos dos órgãos de gestão da ESTSetúbal/IPS.