Estágio/Projeto em EACI
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Instrumentação e Me |
OFICIAL |
Controlo e Processos |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EACI |
52 |
Plano de Estudos 14 |
3 |
- |
12 |
30 |
324 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Promover o enriquecimento da componente profissional e desenvolver aptidões técnicas dos estudantes.
- Facilitar a inserção dos estudantes no mercado de trabalho.
- Permitir ao estudante desenvolver um projecto em contexto real de trabalho.
O estudante terá oportunidade de desenvolver e aplicar de métodos específicos, nos domínios da Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação, e/ou do aprofundamento da aprendizagem e promoção de capacidades numa organização externa.
Resultados de aprendizagem e competências
Completando com sucesso a unidade curricular os estudantes deverão, nomeadamente:
- Organizar, planear, gerir projetos e atividades profissionais ou técnicas;
- Inovar face à resolução de problemas imprevisíveis nas áreas de ação;
- Tomar de decisões em contextos imprevisíveis de trabalho ou estudo;
- Assumir a responsabilidade de gerir o desenvolvimento profissional de indivíduos e grupos;
- Trabalhar de forma independente e autónoma mesmo em contexto de trabalho de grupo;
- Realizar trabalho de investigação orientada, recolher dados, analisar e interpretar resultados;
- Integrar conhecimentos, capacidades e competências.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Os exigidos pelo regulamento de estágios da ESTSetúbal/IPS.
Programa
- Proposta do tema devidamente enquadrado nas áreas da Engenharia de Automação, Controlo e Instrumentação: o tema deverá
- Incluir questões e problemas relevantes nas áreas;
- Referir os conhecimentos teóricos necessários com indicação de referências bibliográficas;
- Inserir-se no domínio restrito de forma a poder ser desenvolvido em profundidade;
- Ser adequado ao tempo previsto para a sua realização apresentando cronograma das atividades.
- As propostas deverão :
- Ser claras quanto aos resultados de aprendizagem esperados;
- Responsabilidades das partes envolvidas, requisitos e critérios aplicáveis aos resultados.
- Estar em conformidade com regulamentos institucionais sobre a realização de estágios/projetos.
- Desenvolvimento do Estágio/Projeto.
- Escrita de relatório e apresentação pública.
Bibliografia Obrigatória
.; .
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
O acompanhamento e controlo da formação em contexto de trabalho é efetivado por meio de reuniões periódicas entre o aluno, o docente nomeado pela Escola e o acompanhante nomeado pela instituição onde decorre o estágio.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
100,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Realização de Estágio |
324,00 |
Total: |
324,00 |
Obtenção de frequência
O estudante deverá elaborar um relatório final sobre o estágio/projeto desenvolvido que deverá ser entregue no prazo limite de 30 dias de calendário após a conclusão do estágio/projeto.
O trabalho será avaliado por um júri com a seguinte constitução:
- Docente responsável da unidade curricular Estágio/Projeto em EACI que preside o júri;
- Docente-Orientador do estágio
- Orientador-Tutor da entidade de acolhimento ou em caso de impedimento, um substituto.
Os critérios de avaliação baseiam-se no cumprimento dos objetivos demonstrados pelo desempenho do estudante, qualidade do relatório, qualidade da apresentação e desempenho na discussão.
Fórmula de cálculo da classificação final
Classificação final do estágio:
Considera-se aprovado na unidade curricular de estágio o estudante que tenha nota igual ou superior a 10 (dez) valores. A classificação final do estágio é expressa numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores.
Esta classificação deve refletir quatro componentes ponderadas da seguinte forma:
- Avaliação do desempenho do estudante durante o estágio (50%);
- Qualidade do relatório (25%);
- Qualidade da apresentação (12,5%);
- Desempenho na discussão (12,5%).
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com o Regulamento de avaliação da ESTSetúbalIPS.
Melhoria de classificação
De acordo com o Regulamento de avaliação da ESTSetúbalIPS.
Observações
Estando inscritos os estudantes podem iniciar o estágio depois de satisfeitas as condições exigidas no regulamento de estágios da ESTSetúbal/IPS.
A empresa/entidade onde os estudantes desenvolvem o estágio é atribuída pelo docente responsável pela unidade curricular, ouvido o estudante.
O plano de estágio é definido pelo orientador e pelo supervisor do estágio, ouvido o estudante.