Gestão e Empreendedorismo
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Gestão e administração |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPCDA |
19 |
Plano de Estudos_2017_18 |
2 |
- |
3 |
- |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender a importância da Gestão no sistema empresarial e na sociedade em geral;
- Distinguir no seio da empresa as diferentes componentes da gestão, os seus objetivos específicos e modos de funcionamento distintos;
- Conhecer os principais conceitos, técnicas e funções da área de gestão;
- Conhecer e compreender os conceitos e as funções da criatividade e da inovação na empresa;
- Conhecer os processos e modelos de inovação organizacional, as fontes e barreiras à inovação
- Sensibilizar para a relevância social e económica do empreendedorismo;
- Realizar o diagnóstico e o estudo de viabilidade de uma nova empresa
- Compreender o processo empreendedor e a elaboração do plano de negócios;
Resultados de aprendizagem e competências
- Compreender a terminologia e o instrumental teórico da gestão e do empreendedorismo;
- Compreender os desafios, as oportunidades e os riscos da inovação e do empreendedorismo;
- Compreender os requisitos associados ao perfil do empreendedor;
- Ser capaz de formalizar um plano de negócios;
- Identificar os instrumentos legais e os mecanismos de criação de empresas;
- Saber comunicar corretamente
- Ser capaz de trabalhar em equipa
- Ser capaz de encontrar soluções para os vários problemas detetados no âmbito das atividades desenvolvidas na UC.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não Aplicável
Programa
1. A Gestão - Funções e processos: Funções da Gestão, Missão, Objetivos, Planeamento e Estratégia.
2. Gestão do Marketing: Análise quantitativa e qualitativa do mercado; Marketing Mix.
3. Gestão da Produção: Tipos de produção; gestão de stocks; gestão da qualidade.
4. Gestão Financeira e Análise de Investimentos: Património da empresa; demonstrações financeiras; análise e seleção de investimentos.
5. Gestão de Recursos Humanos: planeamento, recrutamento, seleção e formação de recursos humanos.
6. Inovação Empresarial: conceitos fundamentais e importância da inovação; criatividade e inovação; o processo de inovação/modelos; desenvolvimento de novos produtos; fontes e obstáculos à inovação.
7. A gestão e a atividade empreendedora;
• conceitos básicos;
• o perfil do empreendedor e principais motivações;
• o processo empreendedor - da ideia ao mercado;
• fatores de sucesso e insucesso no ato empreendedor;
• o plano de negócios.
Bibliografia Obrigatória
Stoner, J. e Freeman, R.;; Administração, Prentice-Hall, 1995. ISBN: 9788521611684
Saias, L., Carvalho, R. e Amaral, M.;; Instrumentos Fundamentais de Gestão Financeira, Universidade Católica, 1998. ISBN: 9789725401538
Teixeira, S.; Gestão das Organizações (2ª edição), McGraw-Hill, 2010. ISBN: 9788448146177
Sarkar, S. ; Empreendedorismo e Inovação, Escolar Editora., 2007. ISBN: 9789725924068
Pires, A.; Marketing - Conceito, técnicas e problemas de gestão, Verbo, 2008. ISBN: 9789722214438
Duarte, C., e Esperança, J.; Empreendedorismo e Planeamento Financeiro, Edições Sílabo, 2012. ISBN: 9789726187837
Bibliografia Complementar
Marques, A.; Concepção e Análise de Projectos de Investimento, Edições Sílabo,, 2000. ISBN: 9789726187813
Portugal, F., Santos, j., Reis, N., & Marques, T.; Gestão Empresarial (3ª edição), Lidel – Edições Técnicas, 2010. ISBN: 9789727578306
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Esta UC adota a metodologiaProject Based Learning (PBL) que é uma característica do TESP de PWDAM. Nesta UC será implementada uma metodologia baseada em trabalhos práticos em integração permanente com a a realização de um projeto integrado. Desta forma, pretende-se contribuir para uma motivação acrescida dos alunos e estimular o gosto pela criatividade e pela aprendizagem.
Trata-se de uma Unidade Curricular teórico-prática, cuja dinamização assenta no estudo e discussão e apresentação de temas/casos em cada aula . Para além da apresentação e discussão de casos, a componente prática implica a elaboração de um plano de negócios e a constituição de uma empresa virtual o que por si só requer um trabalho intenso ao longo de todo o semestre. No final serão efetuadas sessões de apresentação dos planos de negócio.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
25,00 |
Teste |
35,00 |
Trabalho escrito |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
Estudo autónomo |
13,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
30,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Conforme as Normas Gerais de Avaliação e as decisões do Conselho Pedagógico. Para o ano letivo de 2021/2022, por decisão do conselho pedagógico foi definido que para realizar uma UC em avaliação contínua o estudante tem que estar presente numa percentagem mínima de 75% de aulas (por tipologia).
Os alunos que pretendem frequentar a avaliação contínua têm de estar obrigatoriamente inscritos na disciplina e têm de ter a sua situação regularizada.
As situações de avaliação especiais podem ser feitas através de prova oral.
Até ao final da segunda semana de aulas, os alunos abrangidos por estatutos especiais (trabalhador estudante, dirigente associativo, liberdade religiosa, regime de parentalidade, alta competição, etc.) poderão dirigir-se ao responsável de disciplina para colocar eventuais situações específicas e respetivas implicações nas avaliações.
Fórmula de cálculo da classificação final
A avaliação de conhecimentos será realizada na modalidade de avaliação contínua no âmbito da metodologia PBL. Pressupõe a frequência e o trabalho regular/sistemático do aluno nas aulas e compõe-se de três elementos:
(1) T - um teste realizado na aula (35% da nota final), dia 15 de dezembro
(2) TGi - Trabalho de Grupo Intermédio que corresponde à resolução/elaboração e apresentação de dois casos/trabalhos de grupo (25% da nota final) e
(3) TGf - Trabalho de Grupo final que corresponde à elaboração de um plano de negócio (40% da nota final)
Fórmula de cálculo da nota final:
Teste*0,35+TGi*0,25+TGf*0,40)
Os casos/ temas dos trabalhos distribuídos pelos grupos devem ser elaborados em casa e apresentados na aula.
Os alunos têm de entregar um exemplar do trabalho/caso resolvido por escrito (mencionar o tema, os nomes e os números dos alunos envolvidos, o curso e o ano/semestre) mais tardar até uma semana após a apresentação.
Estrutura do teste:
16 perguntas de escolha múltipla (16X1=16 valores)
16 perguntas Verdadeiro/Falso (16X0,25=4 valores)
Provas e trabalhos especiais
Não aplicável
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Inclui todas as modalidades de avaliação contínua. Esta avaliação pode ainda ser feita através de prova oral.
Melhoria de classificação
Conforme as Normas Gerais de Avaliação e as decisões do Conselho Pedagógico.