Design e Programação de Jogos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DVAM |
21 |
Plano_estudos_2018_19 |
1 |
- |
9 |
90 |
243 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Introdução ao contexto do desenvolvimento de videojogos (aspetos históricos e socioculturais) e à tecnologia para a programação dos mesmos.
Resultados de aprendizagem e competências
ConhecimentosConhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão.
Conhecimento abrangentes das principais técnicas e metodologias relacionadas com processos de game design.
Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.
AptidõesComunicar e interpretar a documentação técnica em língua inglesa.
Analisar, desenhar e apresentar mockups, ideias, conceitos e mecânicas relativas à criação de novas aplicações multimédia e videojogos.
Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API.
AtitudesDemonstrar capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade.
Demonstrar capacidade de trabalho de forma autónoma, individualmente ou em equipa,assumindo uma postura colaborativa e assertiva.
Demonstrar capacidade de adaptação a novos desafios tecnológicos
Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis.
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas técnicas e institucionais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
- Contexto cultural e impacto da indústria dos videojogos na sociedade.
- História dos videojogos: indústria, tecnologias e abordagens
- Caracterização de jogos, jogadores e experiência de jogadores
- Ludologia e narratologia
- Introdução à conceção de jogos (Mecânicas e plataformas de jogo; Interfaces e interação Desenho e conceção de níveis)
- Ambientes integrados de desenvolvimento de jogos
- Ferramentas de aprendizagem de programação com ambientes visuais
- Fundamentos de algoritmia e programação para videojogos
- Conceitos básicos: variáveis e expressões
- Algoritmos e estruturas de dados
- Tipos e estruturas de dados
- Especificação de algoritmos
- Operadores lógicos e expressões
- Instruções de decisão
- Instruções de repetição
- Agrupamentos
- Princípios de abstração e orientação a objetos
- Classes e objetos
- Atributos e tipos de dados
- Métodos e parâmetros
Bibliografia Obrigatória
Nélson Zagalo; Videojogos em Portugal: história, tecnologia e arte., FCA
José Braga de Vasconcelos, Nuno Ribeiro; Tecnologias de Programação de Jogos, FCA, 2014
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
É utilizado método expositivo para introdução dos conceitos, com recurso frequente a exemplos práticos, com reforço através de exercícios práticos/laboratoriais.
A aprendizagem prática é reforçada pela realização de um projeto final.
Software
Unity
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
20,00 |
Teste |
20,00 |
Trabalho escrito |
20,00 |
Trabalho laboratorial |
40,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
93,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Frequência das aulas |
90,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
243,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação contínua: 20%
Teste escrito: 20%
Definição de projeto (sob a forma de Game Design Document): 20%
Projeto: 40%
Nota mínima de 8 valores em todas as componentes (escala de 0 a 20).
A não aprovação/realização de avaliação contínua pode ser substítuida pela realização de 2 trabalhos escritos e discussão dos mesmos.
Em caso de não aprovação/realização do teste, essa componente da nota poderá ser obtida pela realização de exame escrito.
Melhoria de classificação
A melhoria de componentes referentes ao projeto pode ser feita pela entrega de novo Game Design Document e implementação de projeto na época de recurso.
A melhoria da avaliação de teste ou exame de época normal pode ser feita na época de recurso.