Código: | DVAM02 | Sigla: | FESI |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
CNAEF | Técnicas audiovisuais e produção dos media |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sistemas e Informática |
Curso/CE Responsável: | Curso Técnico Superior Profissional em Desenvolvimento de Videojogos e Aplicações Multimédia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
DVAM | 21 | Plano_estudos_2018_19 | 1 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Carlos Rozendo Barreto Xavier | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 4,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 4,00 |
Delfim Pedro Pereira de Jesus Ramos | 4,00 | ||
Carlos Rozendo Barreto Xavier | 4,00 |
Dar forma a uma alfabetização audiovisual, dotando os alunos de competências técnicas e criativas em ferramentas de autoria multimédia, para a criação e edição de recursos de áudio e vídeo, e game assets.
Compreender e identificar os elementos visuais em imagens fixas e em movimento; Compreender e identificar elementos de composição visual;
Identificar e analisar diversos géneros e discursos audiovisuais.
Respeitando o artigo 6o do Decreto-Lei n.o 43/2014, de 18 de março, a descrição do referencial de competências organiza-se de acordo com os domínios: conhecimentos, aptidões e atitudes. No âmbito desta UC foram definidos os seguintes domínios:
Conhecimentos
- Conhecimentos abrangentes e especializados em linguagem audiovisual;
- Conhecimentos abrangentes e especializados em técnicas e tecnologias de produção e pós- produção audiovisual para aplicação especifica da área do curso;
Aptidões
- Conceber, planear e desenvolver soluções criativas para produção de videojogos e aplicações multimédia;
Atitudes
- Demonstrar disponibilidade para uma constante atualização de conhecimentos e de ferramentas na área da produção e pós-produção audiovisual, e sentido critico e criativo na produção de conteúdos.
1. Literacia audiovisual
2. Representação e edição de imagem estática
2.1. Interface e utilização
2.2. Criação de texturas e tiles
2.3. Criação de spritesheets
2.4. Animação
2.5. Introdução ao desenho vetorial
3. Representação e edição de imagem em movimento
3.1. Equipamentos e programas para a edição não-linear de vídeo digital. 3.2. Formatos e protocolos de intercâmbio.
3.3. Correção de cor
3.4. Codecs, rendering e exportação.
4. Representação e edição de som
4.1. Captação
4.2. Edição e efeitos
4.3. Síntese
4.4. Criação de efeitos sonoros
Pretende-se com esta Unidade Curricular desenvolver competências com recurso a uma estratégia de blended learning, permitindo uma relação de maior proximidade entre o docente e os estudantes através de discussões frequentes e direcionadas.
O vídeo pedagógico, ou no conceito mais restrito de vídeo-produção definido por Joan Ferrés, permite uma abordagem transdisciplinar ao currículo da formação inicial dos estudantes do ensino superior. Desta forma, a estratégia de vídeo-produção, assente na realização de produtos audiovisuais pelos próprios estudantes, possibilita a abordagem não só a conteúdos da sua esfera específica (os meios audiovisuais) como também conteúdos mais transversais ou específicos de outras áreas do saber.
Paralelamente, a metodologia utilizada centra-se na leitura, construção e utilização de produtos audiovisuais pelos estudantes, individualmente e em grupo, como defende Joan Ferrés, no conceito de vídeo pedagógico ativo e não meramente transmissivo.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 15,00 |
Teste | 15,00 |
Trabalho de campo | 35,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Trabalho de campo | 35,00 |
Trabalho laboratorial | 35,00 |
Elaboração de projeto | 15,00 |
Frequência das aulas | 15,00 |
Total: | 100,00 |
A avaliação final da UC será afixada no portal da EST/IPS em data conforme calendário letivo, resultando das avaliações parcelares descritas anteriormente, atribuída numa escala de 0 a 20 valores.
Os estudantes com estatuto normal que não obtenham aproveitamento na avaliação ou não frequentem a UC, serão avaliados por exame (sobre todos os conteúdos expostos neste programa), a ocorrer em data a definir pela Direção da EST/IPS.
Exame
O exame terá a duração de duas horas e consiste em:
Componente 1 (40%) - teste escrito sobre os conteúdos abordados em aula e expostos neste programa, com duração de 1 hora.
Componente 2 (60%) - apresentação (20 minutos) e discussão oral (40 minutos) de produto audiovisual no dia do exame. O produto será realizado pelo estudante nas instalações da ESE/IPS, mediante enunciado fornecido pelo docente, em data prévia ao exame. O produto será realizado num período entre 2 a 4 dias consecutivos, com recurso a equipamento fornecido pela ESE/IPS.