Videojogos Multijogador e em Rede
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DVAM |
23 |
Plano_estudos_2018_19 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências no desenvolvimento de aplicações para a comunicação entre sistemas (metodologia cliente-servidor), com principal foco na programação do lado do servidor e no desenvolvimento de um jogo com as características de multijogador.
- Os estudantes devem conhecer e compreender as diferenças entre pedidos síncronos e assíncronos.
- Os estudantes devem conhecer linguagens e tecnologias utilizadas para a programação do lado do servidor (server-side), nomeadamente Node.js
- Os estudantes devem mostrar aptidão para desenhar um servidor Web / API.
- Os estudantes devem demonstrar competências para o desenvolvimento e implementação de um servidor Web / API.
- Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
- Os estudantes devem mostrar aptidão e demonstrar competências de comunicação.
Resultados de aprendizagem e competências
Os conteúdos programáticos definidos para a presente UC, permitem aos estudantes o desenvolvimento de uma aplicação servidor (server-side) que permitirá a comunicação com diversos tipos de outras aplicações, também desenvolvidas durante o semestre, nomeadamente um jogo em Unity ou uma aplicação Web. Serão abordados os conceitos fundamentais de Programação, Programação para a Web e programação de videojogos, com um principal foco na programação do lado do servidor e do jogo em rede.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
É importante (mas não obrigatório) existir algum conhecimento prévio de programação.
Programa
Conceitos teóricos e práticos
- Síncrono VS Assíncrono
- Servidor Web / API (Node.js)
- Front-End (Dashboard)
- Unity Web Request
- Unity Multiplayer
Bibliografia Obrigatória
Luís Abreu; NODE.JS - CONSTRUÇÃO DE APLICAÇÕES WEB, FCA, 2016. ISBN: 978-972-722-860-7
Alberto Simões; INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS COM UNITY, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-883-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas Teórico-Práticas:
Nestas aulas será utilizado o método expositivo com resolução de exercícios práticos. Será aplicado o método de aprendizagem ativa, de modo a incentivar e envolver os estudantes na aprendizagem.
Vai também exisitir uma vertente de desenvolvimento de trabalho prático continuado, adoptando-se assim uma metodologia baseada em projeto.
Software
NodeJS + NPM
Unity
Sublime 3
Notepad++
Visual Studio Code
Google Chrome
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Teste |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
90,00 |
Estudo autónomo |
15,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Total: |
180,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final (>=9,5) = (Teórica * 50%) + (Trabalho Prático (Projecto) * 40%) + (Discussão individual * 10%)
Notas mínimas:
Testes: 7.5 valores
Trabalho prático (Projecto): 9.5 valores
Trabalho de estágio/projeto
O Projecto da UC será apresentado e disponibilizado aos alunos durante o decorrer do semestre e consiste na criação de um servidor e um pequeno jogo recorrendo às tecnologias leccionadas na UC (NodeJs, Unity, HTML, CSS e JavaScript)