Motores e Ambientes para Desenvolvimento de Jogos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DVAM |
21 |
Plano_estudos_2018_19 |
1 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Potenciar as competências dos alunos no desenvolvimento especializado de videojogos, com recurso a ferramentas e bibliotecas próprias para o efeito.
Resultados de aprendizagem e competências
Desenvolvimento dos seguintes conhecimentos:
- Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão
- Conhecimentos fundamentais da ciência de base (Matemática) para exercer a sua atividade profissional.
- Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.
- Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.
- Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos computadores pessoais.
Desenvolvimento das seguintes aptidões:
- Comunicar e interpretar documentação técnica em língua inglesa.
- Aplicar conceitos matemáticos para a criação de movimentos, trajetórias e animação de personagens e outros elementos presentes em videojogos.
- Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.
- Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API.
- Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existente.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Motores gráficos: interface e principais elementos.
2. Gestão e importação de Assets.
3. Criação e edição de cenas.
4. Materiais: iluminação, cores e texturas.
5. Incorporação de elementos multimédia.
6. Motor de física.
7. Programação e Scripts.
Bibliografia Obrigatória
Alberto Simões; Introdução ao desenvolvimento de jogos com Unity, FCA, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
É utilizado método expositivo para introdução dos conceitos, com recurso frequente a exemplos práticos, com reforço através de exercícios práticos/laboratoriais.
A aprendizagem prática é reforçada pela realização de um projeto final e 2 mini-projetos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
70,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
80,00 |
Estudo autónomo |
22,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados.
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação:
15% - Mini-projeto 1 (MP1)
15% - Mini-projeto 2 (MP2)
30% - Teste (T)
40% - Projeto - inclui GDD, apresentações, etc. (P)
Os mini-projetos são disponibilizados durante o semestre. Como alternativa, os estudantes podem participar em eventos do estilo "Game Jam" e discutir os trabalhos realizados nesses eventos.
Em caso de não aprovação/realização do teste, essa componente da nota poderá ser obtida pela realização de exame escrito.
Em caso de não aprovação/realização do projeto e mini-projetos, serão definidos novos temas antes do final do semestre para entrega na época de recurso.