Técnicas Avançadas de Programação para Videojogos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2021/2022 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
DVAM |
10 |
Plano_estudos_2018_19 |
2 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Expandir os conhecimentos anteriormente adquiridos, abordando características avançadas de motores 3D, deployment para diversas plataformas e dispositivos específicos para utilização em videojogos, ambientes interativos ,realidade aumentada e realidade virtual.
Resultados de aprendizagem e competências
Conhecimentos:Conhecimentos especializados de inglês para o desempenho da profissão.
Conhecimentos fundamentais de algoritmia e linguagens de programação.
Conhecimento especializado de API gráficas e motores de desenvolvimento de jogos.
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos e computadores pessoais.
Conhecimentos especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para a Web.
Conhecimento especializado das tecnologias para programação de videojogos e aplicações para dispositivos móveis.
Aptidões:Comunicar e interpretar a documentação técnica em língua inglesa. Implementar e adaptar scripts de suporte à lógica e mecânica de um videojogo ou aplicação multimédia.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, recorrendo a motores gráficos e/ou API. Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para computadores pessoais, tendo em conta as caracteristicas de hardware e sistemas operativos existentes.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para a Internet e/ou Web, tendo em conta os requisitos deste tipo de arquitetura.
Implementar videojogos e aplicações multimédia, ou parte destes, para dispositivos móveis, tendo em conta as limitações físicas da interação com os mesmos e tirando partido dos sensores que estes possuem.
Atitudes:Demonstrar capacidade de agir com ética, rigor, profissionalismo e sentido de responsabilidade.
Demonstrar capacidade de trabalho de forma autónoma, individualmente ou em equipa, assumindo uma postura colaborativa e assertiva.
Demonstrar capacidade de adaptação a novos desafios tecnológicos.
Demonstrar iniciativa e espírito crítico, conseguindo responder a desafios técnicos correntes e imprevisíveis.
Demonstrar responsabilidade no cumprimento de normas técnicas e institucionais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Técnicas em ambientes de desenvolvimento de jogos
1.1. Componentes avançados
1.2. Shaders
1.3. Efeitos visuais
1.4. Animações
1.5. Otimização gráfica
2. Análise de desempenho
2.1. Definição de perfis
2.2. Otimização
3. Dispositivos específicos para videojogos
Bibliografia Obrigatória
Alberto Simões; Introdução ao desenvolvimento de jogos com Unity, FCA, 2017
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino baseado em Project Based Learning, com desenvolvimento de um projeto partilhado por outras Unidades Curriculares.
O desenvolvimento do projeto visa a aquisição geral dos conhecimentos, aptidões e atitudes indicadas. Os elementos do programa são abordados expositivamente aquando da sua utilização no contexto do projeto.
Software
Unity
GIT
Trello
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
25,00 |
Teste |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
62,00 |
Estudo autónomo |
10,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho escrito |
10,00 |
Trabalho laboratorial |
20,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A obtenção de frequência na UC é feita pela realização de todos os elementos de avaliação abaixo indicados.
Fórmula de cálculo da classificação final
50% - Projeto (com duas fases de entrega)
25% - Teste escrito
25% - Avaliação contínua (metodologia de desenvolvimento do projeto - controlo de versões, documentação, GDD, apresentações, etc.)
Nota mínima de 8 valores em todas as componentes (escala de 0 a 20)
Em caso de não aprovação/realização do teste, essa componente da nota poderá ser obtida pela realização de exame escrito.
A não aprovação/realização de avaliação contínua pode ser substítuida pela realização de 1 trabalho teórico-prático e discussão do mesmo.
Em caso de não aprovação/realização do projeto, existe uma data adicional para entrega em época de recurso. Nestes casos deve ser definido um novo tema para o projeto.
Melhoria de classificação
A melhoria de componentes referentes ao projeto pode ser feita pela entrega de novo Game Design Document e implementação de projeto na época de recurso.
A melhoria da avaliação de teste ou exame de época normal pode ser feita na época de recurso.