Complementos de Bases de Dados
| Áreas Científicas | 
| Classificação | 
Área Científica | 
| CNAEF | 
Ciências informáticas | 
Ocorrência: 2021/2022 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Sigla | 
Nº de Estudantes | 
Plano de Estudos | 
Anos Curriculares | 
Créditos UCN | 
Créditos ECTS | 
Horas de Contacto | 
Horas Totais | 
| TINFT | 
23 | 
Plano Estudos_2018_19 | 
1 | 
 -  | 
6 | 
60 | 
162 | 
Docência - Responsabilidades
 
 
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular tem por objectivo dotar os alunos dos seguintes conhecimentos:
- Conhecer aspetos internos à organização da persistência dos dados pelo SGBD, e suas implicações
- Reconhecer os aspetos que influenciam a performance dos SGBD relacionais, e como podem estes ser otimizados
- Atuar numa vertente de administração sobre SGBD relacionais
Resultados de aprendizagem e competências
- Administrar Sistemas Gestores de Bases de Dados Relacionais
- Identificar e aplicar processos de otimização de bases de dados
- Aplicar conceitos relacionados com replicação informação
- Implementar mecanismos de segurança em bases de dados
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Arquitetura e estrutura de Ficheiros (o exemplo do MS SQL Server)
2. Metadata (Catalogo em MS SQL)
3. T-SQL (via Lab)
4. Indexação
5. Processamento e Otimização de consultas
6. Monitorização e Tunning
7. Transações e Concorrência
8. Backup & Restore
9. Segurança
10. Replicação
Bibliografia Obrigatória
Sam R. Alapati; Material disponível na plataforma de gestão e distribuição de conteúdos Expert oracle database 11g administration
Bibliografia Complementar
C. Mullins; Database Administration: the complete guide to practices and procedures, Addison Wesley Pub. Co., 2002
S. R. Alapati; Expert Oracle 9i Database Administration, 2003. ISBN: Apress
R. Elmasri & S. B. Navathe; Fundamentals of Database Systems, Addison Wesley Pub. Co, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia pedagógica a usar nesta unidade curricular assenta em duas vertentes:método expositivo e trabalho em grupo em ambiente laboratorial.
Recorrer-se-á à plataforma e-learning Moodle para apoio ao ensino, nomeadamente como repositório de informação, fórum, entrega de trabalhos e realização de testes de auto avaliação e de avaliação.
Software
Oracle VM Virtual Box
Oracle Database App Development VM
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação | 
Peso (%) | 
| Exame | 
  60,00 | 
| Trabalho laboratorial | 
  40,00 | 
| Total:  | 
  100,00 | 
Componentes de Ocupação
| Designação | 
Tempo (Horas) | 
| Elaboração de projeto | 
   50,00 | 
| Estudo autónomo | 
   30,00 | 
| Frequência das aulas | 
   60,00 | 
| Trabalho laboratorial | 
   20,00 | 
| Total:  | 
  160,00 | 
Obtenção de frequência
Avaliação 
- Teste ou Exame
- Trabalhos de laboratório e Projeto, em grupo de 3 alunos
Fórmula de cálculo da classificação final
Avaliação 
- CT: Teste ou Exame
- CL: Projeto
Nota final: 50% CT + 50% CL
(nota mínima de CT e CL >= 9.5)