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Informática Forense

Código: TPSIA08     Sigla: IF     Nível: 1

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Informáticas

Ocorrência: 2021/2022 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologias e Programação de Sistemas de Informação - Amadora

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TPSIA 20 Plano de Estudos 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rossana Henriques dos Santos Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Gonçalo Onofre Duarte Simões Piedade 4,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

O objetivo da Unidade Curricular de Informática Forense consiste em fornecer competências básicas no domínio da Segurança Informática e de Informática Forense de forma a que os alunos conheçam e saibam utilizar técnicas e tecnologias ligadas à área da Informática Forense.
Pretende-se que os alunos compreendam os conceitos básicos de Segurança Informática, adquiram o conhecimento de como estabelecer a segurança, adquiram conhecimentos de algoritmos de cifra e esteganografia, e que saibam analisar sistemas de ficheiros e manipulá-los.

Resultados de aprendizagem e competências

Os conteúdos programáticos observam os objetivos da unidade curricular relativos aos conhecimentos a adquirir, focando o ensino dos conceitos básicos essenciais da segurança informática e da informática forense aplicada a sistemas de ficheiros e transpondo esses conceitos para a prática.
Os conteúdos programáticos procuram seguir uma sequência lógica e incremental na introdução dos elementos fundamentais, que abordam os novos paradigmas da análise forense a sistemas de ficheiros e demonstram a sua importância, permitindo aumentar gradualmente a complexidade do estudo da segurança da informação.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ideias Erradas na Segurança Informática e Informática Forense
2. Fatores Humanos
3. Ética e Legislação
4. Conceitos Base de Segurança Informática
5. Programas maliciosos, intrusões e infra-estruturas básicas de segurança
6. Criptografia
7. Esteganografia
8. Análise de Sistemas de Ficheiros
9. Análise Forense a Sistemas de Ficheiros

Bibliografia Obrigatória

André Zúquete; Segurança em Redes Informáticas, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-857-7
Mário Natunes, Baltazar Rodrigues; Introdução à Cibersegurança, FCA, 2018. ISBN: 978-972-722-861-4
Jorge Granjal; Segurança Prática em Sistemas e Redes com Linux, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-865-2

Bibliografia Complementar

William Stallings; Cryptography and Network Security, Prentice Hall, 2010. ISBN: 978-013-609-704-4
William Stallings, Laurie Brown; Network Security Essentials, Pearson Education, 2008. ISBN: 978-013-513-711-6
John Sammons; The Basics of Digital Forensics: The Primer for Getting Started in Digital Forensics, Syngress, 2015. ISBN: 9781597496612

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos predominantes:
- Expositivo, recorrendo a exemplos das aulas teóricas. Os alunos são depois incentivados a desenvolver os seus trabalhos segundo a metodologia de Ensino Baseado em Projeto, com o acompanhamento do docente, que os ajudará a assimilar melhor a matéria.
- Ativo: orientação dos alunos no desenvolvimento autónomo de exercícios e trabalhos práticos ao longo da unidade curricular.

Em Ensino à Distância (EaD):
Ferramentas complementares ao Moodle nas sessões síncronas: MS-Teams, Colibri/Zoom.
Apresentação de conteúdo em sessões síncronas: leitura de documentos, vídeo aula, vídeos demonstrativos ou explicativos e tutoriais online.
Atividades de aprendizagem em sessões síncronas: exercícios resolvidos ou por resolver, com soluções, exercícios ou questões por resolver, sem soluções, exercícios interativos, fórum e/ou chat no Moodle e questionários.
Ferramentas utilizadas no modo assíncrono: Moodle e MS-Teams.
Apresentação de conteúdo no modo assíncrono: leitura de documentos, vídeos demonstrativos ou explicativos e tutoriais online.
Atividades de aprendizagem assíncronas: exercícios ou questões por resolver, sem soluções e fórum no Moodle.

Software

Linux

Palavras Chave

Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da informação > Tecnologia da segurança

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 18,00
Trabalho laboratorial 42,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

É aplicado o regulamento de assiduidade da ESTSetúbal/IPS, isto é, a avaliação continua requer uma assiduidade mínima de 75% das aulas.

Os alunos com o estatuto Trabalhador Estudante que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da disciplina o mais cedo possível. Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante têm acesso à avaliação contínua sem ser necessário a presença nas aulas (excepto nos momentos de avaliação obrigatórios).

A Unidade Curricular possui vários momentos de avaliação (a apresentação do Trabalho Prático 1, a apresentação e discussão oral do Trabalho Prático 2, dois Testes, workshop e seminário) obrigatoriamente presenciais. Existe um momento de avaliação presencial (não pode ser realizado online), que é opcional, que consiste numa competição em equipa com o objetivo de obter valores de bonus para somar à nota do Teste 1. Poderá existir uma workshop e/ou seminário presenciais cuja realização e/ou presença poderá contar para a nota, substituindo um quiz.

A falta aos momentos de avaliação referido acima implica a nota zero no elemento a ser avaliado.

Em Ensino à Distância a assiduidade é controlada através de uma sondagem aos alunos, no Moodle, disponível em cada aula.

Para terem aprovação à UC, os alunos têm de obter:
- Mais de 7.0 valores na Componente Prática
- Mais de 9.5 valores na Nota Final

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] ≥ 9.5 valores
[CT] = (50% [T1] + 50% ([T2]+[Q1]+[Q2]+[Q3]+[Q4])) ou 100% [E]
[CP] = 20% [TP1-Parte 1] + 20% [TP1-Parte 2] + 10% [TP1-Parte 3] + 50% [TP2] ≥ 7.0 valores

Onde:

[CT] = Nota da Componente Teórica
[T1] = Nota do Teste 1
[T2] = Nota do Teste 2
[Qn] = Nota do Quiz n
[E] = Nota do Exame (Época Normal ou Época de Recurso ou Época Especial)

[CP] = Nota da Componente Prática
[TP1-Parte 1] = Nota da Parte 1 do Trabalho Prático 1
[TP1-Parte 2] = Nota da Parte 2 do Trabalho Prático 1
[TP1-Parte 3] = Nota da Parte 3 do Trabalho Prático 1
[TP2] = Nota do Trabalho Prático 2

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Os alunos com o estatuto Trabalhador Estudante que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da disciplina o mais cedo possível. Os alunos com estatuto de Trabalhador Estudante têm acesso à avaliação contínua sem ser necessário a presença nas aulas (excepto nos momentos de avaliação obrigatórios).

A Unidade Curricular possui vários momentos de avaliação (a apresentação do Trabalho Prático 1, a apresentação e discussão oral do Trabalho Prático 2, dois Testes, workshop e seminário) obrigatoriamente presenciais. Existe um momento de avaliação presencial (não pode ser realizado online), que é opcional, que consiste numa competição em equipa com o objetivo de obter valores de bonus para somar à nota do Teste 1. Poderá existir uma workshop e/ou seminário presenciais cuja realização e/ou presença poderá contar para a nota, substituindo um quiz.

A falta aos momentos de avaliação referido acima implica a nota zero no elemento a ser avaliado.

Melhoria de classificação

Melhoria de nota só em Época de Recurso, realizando os TPs+ Exame, e mediante inscrição.
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