Biologia Marinha
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Ciências Biomédicas e da Vida |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTAM |
51 |
Plano de Estudos 2016/17 |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender os principais conceitos associados à ecologia dos ecossistemas marinhos e estuarinos;
- Adquirir conhecimentos sobre a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas marinhos e estuarinos, incluindo os processos biológicos e as interações com o ambiente físico e químico;
- Conhecer sobre as origens evolutivas e biologia dos principais grupos de organismos marinhos e integrar este conhecimento na abordagem de questões funcionais de adaptação dos organismos;
- Identificar as características morfológicas dos principais grupos taxonómicos aquáticos, relações evolutivas e adaptações ao meio marinho;
- Conhecer os principais sistemas de classificação taxonómica
- Desenvolver a capacidade de realizar um trabalho científico
Resultados de aprendizagem e competências
- Saber utilizar conceitos de biologia e ecologia marinha.
- Saber relacionar as características morfológicas e fisiológicas dos organismos marinhos com as condições ambientais em que vivem.
- Saber utilizar a nomenclatura taxonómica.
- Desenvolver a capacidade de desenhar um trabalho científico, interpretar resultados de observação de campo e laboratorial e elaborar um relatório.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
- Não tem
Programa
1. Caracterização do meio marinho e adaptações à vida no meio marinho
2. Breve nota histórica da Biologia Marinha
3. Diversidade biológica no meio marinho
Diversificação evolutiva e ecológica dos principais grupos de organismos marinhos; caracterização da diversidade biológica; características dos principais grupos de invertebrados e vertebrados marinhos. Evolução das algas verdes às plantas superiores. Evolução da diversidade animal.
4.Biologia marinha
Taxonomia dos grandes grupos; evolução da diversidade vegetal e animal; processos biológicos relevantes (fotossíntese, quimiossíntese, respiração, ingestão, crescimento, exsudação, reprodução, dispersão e mortalidade); produção primária e secundária; comportamento da luz na coluna de água, a distribuição em profundidade da radiação fotossinteticamente ativa; sistemática, taxonomia, classificação e filogenia de vertebrados e invertebrados marinhos; estrutura e funcionamento das redes tróficas marinhas.
Composição e caracterização do plâncton unicelular, plâncton multicelular e bentos. Processos biológicos relevantes (fotossíntese, quimiossíntese, respiração, ingestão, crescimento, exsudação, reprodução, dispersão e mortalidade). Produção primária e secundária. Comportamento da luz na coluna de água, a distribuição em profundidade da radiação fotossinteticamente ativa.
Sistemática, taxonomia, classificação e filogenia de vertebrados e invertebrados marinhos. Biologia das adaptações dos vertebrados aquáticos (peixes, mamíferos e aves aquáticas). Estrutura e funcionamento das redes tróficas marinhas. Padrões de distribuição dos organismos planctónicos e bentónicos e variabilidade temporal. Migrações verticais. Funções do plâncton no ambiente marinho e ciclos biogeoquímicos globais. Efeitos de alterações ambientais naturais e antropogénicas.
5.Fisiologia dos animais marinhos
Sistema nervoso central e órgãos sensoriais; sistemas endócrino, circulatório, respiratório, digestivo, urinário e reprodutor.
6. Principais ecossistemas e habitats marinhos
7. Efeitos antropogénicos nos ecossistemas marinhos
Componente Prática:
1. Identificação das principais características morfológicas dos diferentes grupos de organismos marinhos.
2. Saída de campo – observação da biodiversidade, amostragem de algas e invertebrados marinhos.
3. Técnicas de amostragem e desenho experimental.
4. Preparação de relatórios e apresentação de trabalhos.
Bibliografia Obrigatória
R. S. K. Barnes, R. N. Hughes; An Introduction to Marine Ecology, Wiley. R. N. Hughes. ISBN: 9781444313284
L. Saldanha; Fauna Submarina Atlântica, Publicações Europa-América. ISBN: 9789721038752
Bibliografia Complementar
Levinton, Jeffrey S.; Marine Biology: Function, Biodiversity, Ecology . ISBN: 978-0199857128
Peter Castro and Michael Huber; Marine Biology. ISBN: 1259880036
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na
introdução de conceitos teóricos e através de resolução de exercícios nas aulas práticas.
Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo quer nas aulas
teóricas como nas praticas de laboratório. Nas aulas laboratoriais, os alunos efetuam
trabalhos experimentais, de acordo com protocolos fornecidos, elaborando posteriormente o
respetivo relatório.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Teste |
60,00 |
Trabalho escrito |
15,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
10,00 |
Estudo autónomo |
87,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Trabalho de campo |
5,00 |
Trabalho escrito |
|
Trabalho laboratorial |
15,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A da avaliação pondera os resultados dos testes ou exame (60%) e a componente de desenvolvimento de trabalho laboratório (apresentação e discussão de trabalhos + participação presencial + trabalho escrito + trabalho laboratorial) (40%). A avaliação de ambas as componentes tem que ser positiva (nota mínima de 9,5 valores).
Fórmula de cálculo da classificação final
CF = 60% (teórico-prática) + 40% (laboratório)