Projeto de Bases de Dados
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EEC |
18 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Conhecer as potencialidades de um Sistema Gestor de Bases de Dados Relacionais – SGBDR
Modelação da camada das aplicações dirigida ao suporte da persistência de dados
Construção e Manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais
Inserção, Atualização, Consulta e Manipulação de dados em Bases de Dados relacionais
Desenvolvimento de interface de nível lógico de interação com a BD
Resultados de aprendizagem e competências
Saber modelar e implementar modelos de dados relacionais.
Saber desenvolver consultas complexas sobre modelos de dados relacionais.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Conceitos fundamentais de BDs e SGBD(R)
O modelo Relacional (MR)
A linguagem Structured Query Language (SQL) e sublinguagens:
- Data Definition Language (DDL)
- Data Manipulation Language (DML)
Análise e Modelação segundo o Modelo Entidade-Relação (MER)
Transformação do MER no MR
Queries, subqueries e views
Introdução à programação SGBDR
Bibliografia Obrigatória
Abraham Silberschatz, Henry F. Korth and S. Sudarshan; Database System Concepts, McGraw Hill, 2011. ISBN: 978-0-07-352332-3
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo com exemplos. Exercicios de aplicação e integração de conhecimentos em projeto
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Exame |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
30,00 |
Estudo autónomo |
40,00 |
Frequência das aulas |
60,00 |
Trabalho laboratorial |
30,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
Alternativa Avaliação continua:
Teste 35% (min 9)
Projeto 35% (2 fases 50%, 50%) (nota min fase 9, média9,5)
Mini-fichas moodle 30% (4, min cada 8, média 9)
Alternativa Exame:
50%Exame+50%Projeto (min9,5 cada e média)
Fórmula de cálculo da classificação final
Alternativa Avaliação continua:
Teste 35% (min9)
Projeto 35% (2 fases 50%, 50%) (nota min fase 9, média9,5)
Mini-fichas moodle 30% (4, min cada 8, média 9)
Alternativa Exame:
50%Exame+50%Projeto (min9,5 cada e média)