Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > LEEC32161
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Projeto em Acionamentos Elétricos

Código: LEEC32161     Sigla: PAE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrotecnia e Sistemas de Potência

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEC 11 Plano de Estudos 3 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Armando José Pinheiro Marques Pires Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 3,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Armando José Pinheiro Marques Pires 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 3,00
Armando José Pinheiro Marques Pires 3,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Pretende-se que os estudantes, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos noutras UC, desenvolvam competências úteis no domínio do projeto de acionamentos elétricos, nomeadamente para compreender, analisar e especificar/dimensionar sistemas de acionamento elétricos, envolvendo soluções correntes no domínio industrial. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC será dada especial atenção ao dimensionamento do acionamento, havendo o estímulo à utilização de programas de simulação numérica e à prática laboratorial com sistemas de acionamento industriais. Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.

Resultados de aprendizagem e competências

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes):

Pretende-se que os estudantes, fazendo uso dos conhecimentos adquiridos noutras UC, desenvolvam competências úteis no domínio do projeto de acionamentos elétricos, nomeadamente para compreender, analisar e especificar/dimensionar sistemas de acionamento elétricos, envolvendo soluções correntes no domínio industrial. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos. Na estruturação da UC será dada especial atenção ao dimensionamento do acionamento, havendo o estímulo à utilização de programas de simulação numérica e à prática laboratorial com sistemas de acionamento industriais. Como competências transversais estimular-se-á o trabalho em equipa, a comunicação, o espírito crítico e o poder de análise e de síntese.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Conteúdos programáticos:

  1. Introdução ao Projeto de Acionamentos Elétricos (AE): Enquadramento e objetivos. Funcionamento de um AE. Elementos Constituintes de um AE (A carga mecânica).
  2. Projeto de AE com Máquinas de Corrente Contínua (MCC): aspetos de funcionamento; a eletrónica de potência e a fonte de energia elétrica;o comando e o controlo; regulação de velocidade; dimensionamento de um AE com MCC.
  3. Projeto de AE com Máquinas Assíncronas Trifásicas (MAT): MAT – modelo dinâmico; a eletrónica de potência e a fonte de energia elétrica; regulação de velocidade; comando “V/f”; controlo por orientação de campo (FOC); controlo direto de binário (DTC). Dimensionamento de um AE com MAT.
  4. Projeto de AE com Máquinas SíncronasTrifásicas (MST): MST clássicas e de magnetos permanentes – aspetos de funcionamento e modelos dinâmicos; regulação de velocidade; dimensionamento de um AE com MST.

Bibliografia Obrigatória

João C. P. Palma; Accionamentos Electromecânicos de Velocidade Variável, Fundação Calouste Gulbenkian, 1999

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Metodologias de ensino (avaliação incluída):

Nas aulas desta UC procurar-se-á estimular a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem, fazendo uso do seu espírito crítico e da capacidade de iniciativa.

Serão dadas orientações genéricas e introdutórias em cada um dos capítulos, após o que é promovido o trabalho em equipa no desenvolvimento dos projetos, recorrendo-se, sempre que necessário, ao ensaio laboratorial, à simulação numérica e à pesquisa como auxiliares do processo de aprendizagem.

Os trabalhos serão desenvolvidos, preferencialmente, em grupos de dois alunos, havendo sempre lugar a uma apresentação oral e respetiva discussão, perante a turma, de todos os trabalhos realizados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 20,00
Trabalho laboratorial 17,00
Estudo autónomo 50,00
Frequência das aulas 75,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

N.A.

Fórmula de cálculo da classificação final

N.A.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 17:16:05