Código: | LTAM11 | Sigla: | OTIG |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Urbanismo e Vias de Comunicação |
OFICIAL | Informática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sistemas e Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LTAM | 38 | Plano de Estudos 2016/17 | 2 | - | 6 | 90 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Carlos Ribeiro Ferreira | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 4,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 4,00 |
José Carlos Ribeiro Ferreira | 4,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 2 | 4,00 |
Cédric Claude Bernard Grueau | 4,00 |
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
Esta UC visa o estudo do Ordenamento do Território (OT) e da informação geográfica (IG). A componente de OT tem como principais objetivos:
A componente de IG, proporciona uma introdução ao desenvolvimento, à terminologia e aplicação dos Sistemas de Informação Geográfica (SIG):
A primeira parte dos conteúdos programáticos dota o estudante com um conjunto de conceitos importantes de base e de fontes de informação para a gestão do território que incluem o planeamento e ordenamento do território (POT). Aborda também os diferentes instrumentos e ferramentas disponíveis para a formação de um técnico envolvido nas questões de POT. Foca-se também na abordagem da importância de incorporação de áreas verdes e de proteção do litoral e ambiental para o melhor desenvolvimento económico das regiões.
Na segunda parte do programa, abordada nas aulas laboratoriais, de informação geográfica pretende-se que os estudantes adquiram conceitos de gestão do território através dos sistemas de informação geográfica, usando plataforma informática em que vão utilizar dados concretos de informação territorial e trabalha-la em ambiente SIG.
4.Planeamento de Infraestruturas Verdes (IV)
Conceitos base: infraestrutura verde, corredor verde, estrutura ecológica, estrutura ecológica urbana, espaços verdes, ciclovias. Importância dos serviços prestados pelas IV (benefícios económicos, sociais e ecológicos).
5.Ordenamento do Litoral e Gestão Integrada da Zona Costeira
A problemática da ocupação de áreas ecologicamente sensíveis e vulneráveis a riscos
ambientais e tecnológicos e da resiliência dos sistemas litorais. Impactes da artificialização territorial, a importância da capacidade de carga territorial e a resiliência de ecossistemas e comunidades costeiras. Gestão dos recursos costeiros e atividades associadas (turismo, lazer, recreio e portos). Gestão, organização e logística portuária. As IV e a Gestão de Praias. O planeamento sustentável de áreas turísticas (resorts). As IV e a gestão de frentes urbanas costeiras. Planeamento e gestão integrada das Zonas Costeiras e Marinhas. As entidades governamentais e não-governamentais intervenientes na gestão de zonas costeiras.O Domínio Público Marítimo.
Informação Geográfica
1.Sistemas de Coordenadas e Georreferenciação de Informação. Sistemas de projeção cartográfica e transformação de coordenadas
2.Técnicas de aquisição:GPS, fotografia aérea e deteção remota. Sistema de Posicionamento Global (GPS): componentes do sistema, funcionamento e aplicações práticas. Plataformas e sensores emdeteção remota. Processamento digital de imagem. Sistemas de levantamento topográfico terrestres.
3.Modelos conceptuais e modelação geográfica: Modelos Vetoriais (definição, topologia, análise espacial). Modelos Matriciais (definição, análise espacial). Modelos Digitais de Terreno e Redes. Introdução aos sistemas de gestão de Base de Dados segundo o Modelo Relacional (normalização e interrogação SQL). Conceitos de bases de dados relacionais de dados alfanuméricos e de dados espaciais e de atributos. Funções de análise de bases de dados. Qualidade de dados geográficos.
4.Princípios de funcionamento e organização das aplicações de SIG:
Explorar conceitos de SIG. Visualização de dados. Inquirir bases de dados SIG. Trabalhar dados espaciais. Trabalhar com tabelas. Editar dados. Trabalhar com dados georreferenciados. Apresentação de dados.
5.Aplicação de SIG ao Ordenamento do Território: Análise prática de casos concretos de cadastro geométrico e de cartografia temática produzidos através de SIG. Acesso público a informação espacial. Infraestruturas de informação geográfica. Bibliotecas Digitais.
Componente OT
Método expositivo participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo.
A avaliação da componente teórica é realizada por avaliação continua através da realização de 2 Testes . A componente prática é avaliada através da realização de trabalho prático de pesquisa, a realizar de forma integrada com a componente de IG, para apresentar no final do semestre.
Componente IG
Método participado, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos em plataforma informática de informação geográfica (SIG).
A avaliação é realizada através de um trabalho prático proposto a desenvolver em ambiente SIG, a realizar de forma integrada com a componente de OT.
A disciplina tem uma componente prática para além da teórica, pretendendo-se ilustrar na prática os conceitos teóricos com recurso aos fundamentos base da metodologia Problem Based Learning (PBL) promovendo uma perspetiva integradora e prática da matéria desenvolvendo nos estudantes: 1) a capacidade de pesquisa, aplicação do método científico e organização de trabalhos escritos e orais; 2) competências de ‘saber fazer’ à aquisição de conhecimentos em trabalho de equipa; (3) desenvolver espirito crítico sobre a área de ordenamento do território e informação geográfica. A metodologia de ensino recorre ao método expositivo dos conteúdos programáticos, com o apoio de slides que acompanham a aula, assim como são referidos exemplos e casos de estudo e a resolução de alguns exercícios nas aulas TP, de modo a que o estudante consiga compreender melhor os conceitos e aplica-los na prática caso tenha de vir a desenvolver algum trabalho na área de SPGI. O uso de plataforma informática de SIG nas aulas laboratoriais permite ao estudante compreender melhor as potencialidades das ferramentas de SIG na gestão territorial. Todo o material das aulas e sebentas é fornecido na plataforma Moodle. A forma como se desenvolve a metodologia de ensino da unidade curricular de SPGI possibilita aos estudantes a obtenção de grande sucesso na unidade curricular.
Designação | Peso (%) |
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Participação presencial | 10,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 10,00 |
Estudo autónomo | 20,00 |
Frequência das aulas | 20,00 |
Trabalho de investigação | 10,00 |
Trabalho escrito | 20,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
I – COMPONENTE TEÓRICA – PRÁTICA (50%)
a)Avaliação individual da componente teórica OT através da realização de dois testes (100%)
b) Avaliação individual da componente teórica de IG,
- 50% Laboratórios (melhores 3) + 50% Teste
Avaliação da Componente Teórica da disciplina (a+b): 2/3 nota teórica de OT (a) + 1/3 nota teórica de IG (b). Para obter a aprovação, a média dos testes deve ser igual ou superior a 9,5 valores.
NOTA - Por exame: componente OT do exame + componente IG do exame.
I I – COMPONENTE PRÁTICA (50%)
a) Avaliação da componente prática através de trabalho de grupo (100%)
Avaliação da componente prática: NP = 60% OT + 40% IG
III - Nota final da disciplina: 50% Prática (I) + 50% Teórica (II)