Código: | LEM11104 | Sigla: | IP |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Informática |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sistemas e Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Mecânica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
EM | 98 | Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 75 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Alcina Maria Narciso Prata | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 2 | 6,00 |
Alcina Maria Narciso Prata | 6,00 | ||
Luís Miguel Lopes de Oliveira Esteves | 6,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 4 | 8,00 |
Manuel Antonio dos Santos Landum | 4,00 | ||
Alcina Maria Narciso Prata | 4,00 | ||
Noémia Vicente Virtuoso dos Reis Ferro | 4,00 |
Compreensão de conceitos e princípios básicos do funcionamento do computador.
Desenvolvimento de capacidade de raciocínio lógico e formal que permita analisar problemas complexos.
Compreensão de fundamentos conceptuais relacionadas com a programação de computadores:
- Compreensão dos princípios gerais de engenharia de software;
- Compreensão e valorização do papel central do Algoritmo;
- Capacidade de codificar (implementar) os algoritmos em linguagens de programação.Em termos teóricos, pretende-se sensibilizar os estudantes para o papel e importância das linguagens de programação e para os conceitos associados à utilização das mesmas.
Em termos práticos, e tendo em conta a crescente importância das linguagens de alto nível, pretende-se que os estudantes aprendam a utilizar a linguagem de programação VBA.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Teste | 60,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,00 |
Elaboração de projeto | 40,00 |
Estudo autónomo | 30,00 |
Frequência das aulas | 75,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Total: | 157,00 |
Avaliação contínua
A nota de avaliação contínua é calculada da seguinte forma:
Nota Final de AC = 0,6 TP + 0,4 PL
Tendo em conta que:
TP = 0,5 Teste1 + 0,5 Teste2
A Nota mínima de PL é 9,5 e é calculada da seguinte forma:
PL = 0,35 Trab1 + 0,35 Trab2 + 0,2 Exer +0,1 Part
Caso alguma das notas seja inferior aos valores mínimos descritos acima, o estudante terá de realizar, em avaliação exame apenas a(s) componente(s) de avaliação a que tiver reprovado. NOTA: as componentes manterão sempre o seu valor percentual (ou seja: 0,6 TP + 0,4 PL) para efeitos de cálculo da nota final do estudante.
Avaliação final
Existem três épocas de avaliação final:
Época Normal (ou 1º Época):
A avaliação da época normal é constituída pela elaboração de um Exame com as 2 componentes: TP e PL. A componente TP vale 60% e a componente PL vale 40% (sendo que a nota mínima em cada um dos componentes é de 9,5 valores). Caso a nota deste exame seja inferior a 10 valores, não existirá aprovação.
Quem tiver comparecido à avaliação contínua apenas realizará, em exame, a(s) componente(s) de avaliação a que tiver reprovado.
Época de Recurso (ou 2º Época):
A avaliação da época de recurso é constituída pela elaboração de um Exame com as 2 componentes: TP e PL. A componente TP vale 60% e a componente PL vale 40% (sendo que a nota mínima em cada um dos componentes é de 9,5 valores). Caso a nota deste exame seja inferior a 10 valores, não existirá aprovação.
Quem tiver comparecido à avaliação contínua apenas realizará, em exame, a(s) componente(s) de avaliação a que tiver reprovado.Época Especial (destinada a finalistas):
A avaliação da época especial é sempre constituída pela elaboração de um Exame com as 2 componentes: TP e PL. A componente TP vale 60% e a componente PL vale 40% (sendo que a nota mínima em cada um dos componentes é de 9,5 valores). Caso a nota deste exame seja inferior a 10 valores, não existirá aprovação.