Código: | LTE12111 | Sigla: | EA |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologias de Energia |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
LTE | 50 | Plano de Estudos | 1 | - | 6 | 75 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
António Eusébio Velho Roque | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 3,00 |
António Eusébio Velho Roque | 3,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 4 | 8,00 |
Carlos Eduardo Vieira | 6,00 | ||
António Eusébio Velho Roque | 2,00 |
Nas aulas Teórico-Práticas haverá uma parte expositiva onde são apresentados os conceitos fundamentais das diferentes matérias, seguida da resolução de exercícios que facilitam a compreensão dos conceitos e a sua aplicação.
Os estudantes são incentivados a participar na resolução dos exercícios.
Nas aulas Práticas-Laboratoriais é seguido um método participativo. Os estudantes em grupo realizam, sob a supervisão do docente, trabalhos práticos com guias específicos e apresentam relatório do trabalho realizado.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Teste | 70,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Estudo autónomo | 87,00 |
Frequência das aulas | 75,00 |
Total: | 162,00 |
A avaliação da componente teórica_prática pode ser obtida através de exame, conforme regulamento de avaliação de estudantes.
Existe também a possibilidades de avaliação através da realização de dois testes intercalares. Para avaliação por testes é necessário que o aluno tenha uma assiduidade maior ou igual a 75% das aulas lecionadas, conforme Regulamento de Avaliação do Aproveitamento dos Estudantes da ESTSetúbal/IPS.
A assiduidade é medida através da folha de presenças que o aluno deverá assinar no final de cada aula.
Caso o aluno não assine a folha de prersença ou saia antes do final da aula será considerado como não presente nessa aula.
A frequência deve maior ou igual a 75% deve verificar-se nas seguintes datas:
Para realização de provas (testes ou exames) é necessário que o aluno se inscreva, conforme a seguir indicado:
Testes
Exames
A inscrição é realizada no moodle no separador (Inscrições para realização de Exames), os dias e horas limites para a inscrição estão afixados no moodle.
– Os dias e horas limites para a inscrição estão afixados no moodle.
A avaliação da componente teórico-prática (N_TP) tem um peso de 70% na nota Final (N_F):
Avaliação por exame:
N_TP=N_exame
N_exame maior ou igual a 9,50 valores (arredondado às centésimas)
Avaliação por dois testes intercalares:
Na avaliação por testes não existe recuperação de nenhum dos testes, isto é, para que o aluno tenha aprovação por testes deve obter a nota mínima em cada um dos testes e a média dos dois testes deve ser superior a 9,50 valores (arredondado às centésimas).
N_TP=(N_T1+N_T2)/2
N_T1 maior ou igual a 8,00 valores (arredondado às centésimas)
N_T2 maior ou igual a 8,00 valores (arredondado às centésimas
Avaliação da componente laboratorial (N_L)
A avaliação da componente laboratorial tem um peso de 30% na nota final
Todos os alunos têm obrigatoriamente de realizar todos os trabalhos e entregar todos os relatórios no dia e hora a seguir indicado:
Trabalho 0 – deve ser entregue até ao 1º minuto da aula em que vai realizar o laboratório nº 1, caso contrário será descontado 1 valor por cada 24h00 de atraso na entrega.
Restantes trabalhos – entregar obrigatoriamente no final de cada aula de laboratório.
N_L=0,30*N_R+0,70*N_TL
N_L - Nota final de laboratório maior ou igual a 9,50 valores (arredondado às centésimas)
N_R - Nota dos relatórios - maior ou igual a 9,50 valores (arredondado às centésimas) com um peso de 30% na nota de laboratórios.
N_TL - Média da nota dos dois testes de laboratório, maior ou igual a 9,50 valores (1º teste no final dos trabalhos do capítulo de corrente contínua e 2º teste no final dos trabalhos do capítulo de corrente alternada), com um peso de 70% na nota de laboratórios.
N_TL=(N_TL1+N_TL2)/2
N_TL1 - maior ou igual a 8 ,00 valores (arredondado às centésimas)
N_TL2 - maior ou igual a 8,00 valores (arredondado às centésimas)
Caso o aluno não tenha aprovação no primeiro ou no segundo teste de laboratório pode fazer um teste global de laboratório (cap. corrente contínua e cap. corrente alternada) na última semana de aulas.
Os testes de laboratório são agendados pelo docente dos laboratórios
A nota final da unidade curricular (N_F) é dada por:
N_F=0,70*N_TP+0,30*N_L
A nota final (N_F) tem de ser maior ou igual a 9,50 valores (arredondada às unidades).
A realização de provas em época especial para alunos finalistas, estudantes trabalhadores e dirigentes associativos, está sujeita a inscrição na Secretaria segundo as normas vigentes. A eventual realização de um exame de época especial aplica-se apenas à componente teórica da avaliação. Alunos interessados em realizar a avaliação prática nesta época terão que informar o docente responsável da sua intenção durante a primeira quinzena de aulas.
Estudantes Trabalhadores, Atletas de Alta Competição, Dirigentes Associativos e Estudantes ao abrigo da Lei da Liberdade Religiosa devem contactar, por escrito, o responsável da UC, até dia 16/3/2023 ou até 15 dias de calendário após aluno ter adquirido esse estatuto.
Informa-se ainda que não existe retroatividade no estatuto que o aluno venha a adquirir durante o semestre.
Por exemplo: Se o aluno obtiver estatuto de trabalhador estudante a meio do semestre então só a partir dessa data é que será tido em conta esse estatuto tanto a nível de faltas como a nível de avaliações.
A realização de provas de exame para efeitos de melhoria está sujeita a inscrição na Secretaria segundo as normas vigentes. A melhoria de nota incide apenas sobre a componente teórica da avaliação.