Eletrotecnia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2022/2023 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTB |
58 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos alunos)
Na UC de Eletrotecnia, disciplina base no domínio das ciências de engenharia, pretende-se que os estudantes adquiram competências fundamentais no domínio da Engenharia Eletrotécnica, nomeadamente que permitam compreender os fenómenos de natureza eletromagnética e que permitam analisar circuitos elétricos em corrente contínua e alternada. Pretende-se ainda que os estudantes fiquem de posse de instrumentos (conhecimentos base e orientações bibliográficas) que possibilitem o eventual prosseguimento e aprofundamento de estudos.
Na estruturação da UC, e para atingir os objetivos, procura-se complementar os conhecimentos teóricos, incluindo a realização de um trabalho de pesquisa, com a resolução de problemas e com prática laboratorial.
Resultados de aprendizagem e competências
Relacionar energia potencial com potencial elétrico.
Relacionar diferença de potencial elétrico com corrente elétrica.
Descrever e explicar os conceitos, características e propriedades das grandezas elétricas fundamentais, bem como dos dispositivos passivos e ativos em modelos de circuitos elétricos.
Saber técnicas de análise de circuitos elétricos, teoremas e leis fundamentais.
Equacionar e resolver circuitos elétricos em corrente contínua, utilizando diferentes metodologias.
Equacionar e resolver circuitos elétricos resistivos em corrente alternada, utilizando diferentes metodologia
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à EletrotecniaEnquadramento e objetivos.
2. Noções Fundamentais de EletrostáticaCarga elétrica; Força eletrostática; Lei de Coulomb. Campo Elétrico; Potencial Elétrico; Tensão Elétrica. Condensadores e dielétricos; associação de condensadores.
3. Corrente Elétrica EstacionáriaIntensidade de Corrente Elétrica; Resistência Elétrica; Lei de Ohm; Associação de Resistências; Divisores de tensão e de corrente. Fontes de energia elétrica; Fontes de Tensão e de Corrente; Circuito Elétrico; Potência e Energia; Lei de Joule. Análise de Circuitos Resistivos em CC. Leis de Kirchhoff. Teorema da sobreposição. Teoremas de Norton e de Thèvenin.
4. MagnetostáticaClassificação de materiais magnéticos; Lei de Ampère; Fluxo magnético; Força magnetomotriz; Relutância magnética; Saturação magnética; Bobinas; Análise de Circuitos Magnéticos; Lei de Hopkinson. Analogia entre circuitos elétricos e magnéticos.
5. Campo Eletromagnético VariávelLei de Faraday; Coeficiente de auto-indução e indução mútua; Princípio de funcionamento do transformador; Princípio de funcionamento dos geradores mecânicos de energia elétrica; Princípio de funcionamento dos motores (Força de Laplace).
6. Circuitos em Regime Quase EstacionárioNoções fundamentais: grandezas alternadas sinusoidais; valor médio e valor eficaz; representação complexa ou simbólica de uma função alternada sinusoidal.
Análise de Circuitos Monofásicos Alternados Sinusoidais em Regime Permanente. Circuito R; RL; RC; RLC; Noções de impedância e reatância; Associação de impedâncias; Potências Ativa, Reativa e Aparente; Fator de Potência.
Bibliografia Obrigatória
Professores de Eletrotécnia da EST/IPS; Eletrotecnia Teórica
Professores de Eletrotécnia da EST/IPS;Eletrotecnia Teórica; Problemas de apoio às aulas teóricas-práticas
Bibliografia Complementar
Nelson Martins; Introdução à Teoria da Eletricidade e do Magnetismo, Editora Edgard Blucher Lda.. ISBN: ISBN: 9788521202110
Joseph A. Edminister; Electromagnetismo, 310 Problemas Resolvidos, Schaum McGrawhill
Sushil Mendiratta; Introdução ao Electromagnetismo, Fundação Calouste Gulbenkian
Sadiku; Elements of Electromagnetics, Saunders College Publishings
L. Bessonov; Electricidade Aplicada para Engenheiros
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Nas aulas desta UC, quer teórico-práticas quer de laboratório, procurar-se-á estimular a participação ativa do estudante no seu processo de aprendizagem, fazendo uso do seu espírito crítico. Nas aulas teórico-práticas haverá uma parte associada à apresentação do conteúdo programático da UC, sempre suportada numa outra parte, associada à resolução de problemas. Nas aulas laboratoriais o estudante terá oportunidade de realizar oito trabalhos de laboratório.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
15,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
85,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Total: |
160,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação é composta por três componentes, que se complementam: dois testes (ou exame final) (50%, e nota mínima de 7 valores em cada teste e 9 valores na média dos testes (ou no exame final)), onde se avalia a aprendizagem dos conceitos e a resolução de problemas; realização e apresentação de um trabalho (em grupo) de pesquisa sobre a eletrotecnia na tecnologia biomédica (15%, com nota mínima de 9 valores); realização dos trabalhos de laboratório, incluindo os respetivos relatórios e discussão final (35%, com nota mínima de 9 valores).
1. Teórica e Prática (65%)
- Realização de dois testes (ou exame final) (50%). Nota mínima: 9 valores.
- Realização e apresentação de um trabalho de pesquisa (50%). Nota mínima: 9 valores.
2. Laboratório (35%)
- Realização dos trabalhos experimentais e elaboração e discussão dos respetivos relatórios. Nota mínima: 9 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Fórmula de cálculo da classificação final
- CONDIÇÕES DE APROVAÇÃO:
A nota final da disciplina será calculada do seguinte modo:
- Nota dos laboratórios (
NL), calculada com base na realização dos 8 trabalhos distintos e discussão dos respetivos trabalhos, igual ou superior a 9 valores com o peso de 35%.
- Nota do trabalho de pesquisa e discussão (
NTP), igual ou superior a 9 valores com o peso de 15%.
- Nota do exame final (
NE) obrigatoriamente igual ou superior a 9 valores, com o peso de 50%.
- No caso de avaliação distribuida ou testes (
NTX), a nota mínima na média dos testes é de 9 valores, com o peso de 50% à semelhança do exame.
A classificação final desta UC é calculada por:
NF=0,5NE+0,15NTP+0,35NLou
NF= 0,25NT1+0,25NT2+0,15NTP+0,35NL
Onde:
NTX corresponde à classificação obtida nos testes 1 e 2.
A nota final da disciplina (
NF) terá a nota mínima de 9.5 Valores
Avaliação especial (TE, DA, ...)
De acordo com as normas em vigor na instituição.
Melhoria de classificação
De acordo com as normas em vigor na instituição.