Código: | LTB21005 | Sigla: | ES |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Matemática |
Ativa? | Sim |
Página Web: | https://moodle.ips.pt/2223/course/view.php?id=1782 |
Unidade Responsável: | Departamento de Matemática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologia Biomédica |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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LTB | 81 | Plano de Estudos | 2 | - | 6 | 60 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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Dina Maria Morgado Salvador | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico-Prático | Totais | 2 | 4,00 |
Dina Maria Morgado Salvador | 4,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 4 | 8,00 |
Dina Maria Morgado Salvador | 8,00 |
- Aplicar técnicas para descrever e sumarizar um conjunto de dados
- Ser capaz de construir e analisar um modelo de regressão linear simples
- Resolver problemas envolvendo modelos e distribuições de probabilidade
- Compreender o conceito de amostra aleatória e resolver problemas envolvendo distribuições amostrais
- Saber construir e interpretar estimadores pontuais e intervalos de confiança
- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses paramétrico adequado
- Ser capaz de identificar e aplicar o teste de hipóteses não paramétrico adequadoAplicar conhecimentos e utilizar ferramentas básicas de Estatística, como sejam técnicas e metodologias no tratamento de dados, e que permitam ao aluno desenvolver a capacidade de análise e raciocínio para determinados fenómenos, nomeadamente no âmbito da Tecnologia Biomédica.
Com a utilização de software estatístico pretende-se proporcionar maior rapidez na resolução de problemas e comparação de soluções, permitindo deste modo utilizar a Estatística como uma ferramenta eficaz na resposta de diversos problemas.
1. ESTATÍSTICA DESCRITIVA 1.1. Conceitos básicos. Dados qualitativos e quantitativos. Organização e interpretação de dados. 1.2. Medidas de localização e dispersão. 2. REGRESSÃO LINEAR SIMPLES 2.1. Reta de Regressão. Método dos mínimos quadrados. 2.2. Coeficiente de correlação amostral. 2.3. Análise Elementar de Resíduos 3. DISTRIBUIÇÕES TEÓRICAS 3.1. Noção de variável aleatória. Função de distribuição. 3.2. Distribuições teóricas discretas e contínuas. 4. ELEMENTOS DA TEORIA DA AMOSTRAGEM 4.1. Métodos de Amostragem. Diferentes tipos de estudos epidemiológicos utilizados na área da saúde. 4.2. Algumas Distribuições Amostrais 5. ELEMENTOS DA TEORIA DA ESTIMAÇÃO 5.1. Estimação Pontual 5.2. Estimação por Intervalos 5.2.1.Intervalo de confiança para a média da população 5.2.2.Intervalo de confiança para a proporção da população 5.2.3.Intervalo de confiança para a variância da população 5.2.4.Intervalo de confiança para a diferença de médias de duas populações 5.2.5.Intervalo de confiança para a diferença de proporções de duas populações 5.2.6.Intervalo de confiança para a razão de variâncias de duas populações 5.3. Aplicação de casos práticos na área da saúde. 6. TESTES DE HIPÓTESES PARAMÉTRICOS 6.1. Caraterização de um teste de hipóteses 6.1.1.Hipótese Nula. Hipótese Alternativa 6.1.2.Estatística de Teste. Região Crítica e Regra de Decisão. Erros de 1ª e 2ª Espécie. Interpretação do p-value 6.2. Testes de Hipóteses 6.2.1.Teste de Hipóteses para a média da população 6.2.2.Teste de Hipóteses para a proporção da população 6.2.3.Teste de Hipóteses para a variância da população 6.2.4.Testes de Hipóteses para a diferença de médias de duas populações, para amostras independentes e para amostras emparelhadas 6.2.5.Teste de Hipóteses para a diferença de proporções de duas populações 6.2.6.Teste de Hipóteses para a razão de variâncias de duas populações 6.3. Aplicação de casos práticos na área da saúde. 7. TESTES DE HIPÓTESES NÃO PARAMÉTRICOS 7.1. Testes de ajustamento: Teste do Qui-Quadrado e Teste do Kolmogorov-Smirnov 7.2. Teste do Qui-Quadrado para a Independência 7.3. Teste de Wilcoxon 7.4. Teste de Mann-Whitney 7.5. Aplicação de casos práticos na área da saúde. |
Nas aulas teórico-práticas são apresentados os conceitos fundamentais dos diferentes tópicos do programa da Unidade Curricular. São também apresentados alguns exemplos sobre os tópicos abordados. Neste tipo de aulas, os alunos deverão adquirir uma visão global dos temas e das suas interligações, acompanhada de uma formulação correta e objetiva das definições apresentadas. As aulas teórico-práticas funcionam de forma presencial.
Nas aulas práticas/laboratoriais, os alunos realizam, sob a orientação do docente, um conjunto de exercícios, com vista a assimilação da matéria. Sempre que possível, resolver-se-á exercícios com recurso ao EXCEL e/ou R. As aulas práticas/laboratoriais funcionam de forma presencial.Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Teste | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 75,00 |
Total: | 100,00 |
Não havendo indicação em contrário por parte dos órgãos competentes, os testes e exames serão em modo presencial.
O aproveitamento à Unidade Curricular pode ser obtido por meio de dois processos de avaliação: Avaliação Contínua e Avaliação por Exames.
Avaliação Contínua
A avaliação contínua terá por base a realização de 2 Testes e 2 Trabalhos. As classificações dos testes e dos trabalhos são arredondadas às décimas.
Os trabalhos são em grupo e correspondem à análise de um conjunto de dados com recurso ao EXCEL e/ou R e à elaboração de um relatório. Será solicitada a apresentação oral dos trabalhos e a nota final desses trabalhos será a classificação final dessa apresentação. A não realização de algum dos trabalhos dentro dos prazos estabelecidos significa uma classificação de zero valores nesse trabalho. A não realização da apresentação oral do trabalho também significa uma classificação de zero valores nesse trabalho.
Designando por MT a média das classificações dos 2 testes e por MTrab a média das classificações dos 2 trabalhos, a classificação final (CF) será o seguinte valor:
CF = 0.75×MT+0.25×MTrab
As condições de aprovação na avaliação contínua são as seguintes:
Se o aluno obtiver pelo menos 9.0 valores num dos testes, mas a nota do outro teste for inferior a 6.5 valores ou CF (arredondado às unidades) for inferior a 10, o aluno terá a possibilidade de optar por fazer um teste de recuperação em vez do exame da Época Normal. Nestas condições, o teste a recuperar será sempre o teste com a nota mais baixa ou que não tenha sido realizado (caso o aluno tenha faltado ou desistido).
Os alunos aprovados não podem recuperar testes com vista a melhoria de nota. Não há a possibilidade de recuperar trabalhos.
Avaliação por Exames
A avaliação por exames tem por base a realização de um exame, cujas condições de aprovação são as seguintes:
Avaliação Contínua
Avaliação por Exames