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Marketing Digital

Código: MES9     Sigla: MD

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e da Comunicação
OFICIAL Informática

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Mestrado em Engenharia de Software

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MES 18 Plano de Estudos 2017-2018 2 - 7,5 - 202,5

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Vala Ali Rohani Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Ensino Prático e Laboratorial: 1,00
Seminário: 1,00
Orientação Tutorial: 1,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Vala Ali Rohani 2,00
André Bernardo de Lemos Alves 2,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 1,00
André Bernardo de Lemos Alves 1,00
Vala Ali Rohani 1,00
Seminário Totais 1 1,00
Vala Ali Rohani 1,00
André Bernardo de Lemos Alves 1,00
Orientação Tutorial Totais 1 1,00
André Bernardo de Lemos Alves 1,00
Vala Ali Rohani 1,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Portugues/English

Objetivos


  • Teorias e conceitos essenciais de marketing digital 

  • Análise competitiva em mídias sociais 

  • Estratégia de marketing de conteúdos 

  • Configuração de mídias sociais 

  • Conceitos e técnicas de presença na web 

  • Marketing de Email

  • Análise de redes sociais 

  • Análise de sentimentos 

  • Search Engine Optimization 

Resultados de aprendizagem e competências

No final da lecionação da unidade curricular, espera-se que os estudantes sejam capazes de:

 

  1. Estar familiarizados com os conceitos, teorias e assuntos relacionados com o marketing digital;
  2. Estar familiarizados com as últimas tecnologias de suporte a estas estratégias;
  3. Compreender as várias opções de presença na web e como selecionar as keywords de pesquisa apropriadas para search engine optimization (SEO);
  4. Compreender como é que uma gestão eficaz de mídia social auxilia na promoção e geração de leads;
  5. Explorar e comparar as diferentes plataformas sociais de modo a selecionar a solução mais apropriada para os diferentes casos de estudo;
  6. Desenvolver aptidões analíticas para resolver problemas reais de marketing digital;
  7. Efetuar uma Avaliação independente das estratégias de marketing digital das empresas através da monitorização das suas campanhas de mídia social;
  8. Saber como detetar os influenciadores dos mídia sociais através de técnicas de análise das redes sociais;
  9. Compreender os conceitos e técnicas da análise de sentimentos;
  10. Planear, desenvolver, executar, monitorizar e avaliar um plano de Search Engine Optimization (SEO), e as suas estratégias, com base numa abordagem project-based;
  11. Desenvolver capacidades de comunicação empresarial e receber feedback dos colegas/professores.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Teorias e conceitos essenciais de marketing digital 

  • Análise competitiva em mídias sociais 

  • Estratégia de marketing de conteúdos 

  • Configuração de mídias sociais 

  • Conceitos e técnicas de presença na web 

  • Marketing de Email

  • Análise de redes sociais 

  • Análise de sentimentos 

  • Search Engine Optimization 

Bibliografia Obrigatória

Chaffey, D. ; Digital Marketing 7th edition
Chaffey, D. ; Digital Marketing Excellence: Planning, Optimizing and Integrating Online Marketing 6th edition
Kingsnorth, S. ; Digital Marketing Strategy: An integrated approach to online marketing 3rd edition

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Expositive Theoretical-practical (TP) classes, which include the resolution of exercises and case-study analysis and Laboratorial classes for the practical application of the concepts (learned in the TP classes) through the resolution of exercises which involve codification using tools relevant for the different lectured topics.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 35,00
Teste 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 10,00
Elaboração de projeto 30,00
Estudo autónomo 150,00
Frequência das aulas 70,00
Trabalho laboratorial 40,00
Total: 300,00

Obtenção de frequência

--

Fórmula de cálculo da classificação final

























Resolução de Exercícios



25%



Teste Teórico 1



20%



Test  Teórico 2



20%



Seminário



10%



Projeto de grupo



25%


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