Fundamentos de Programação Orientada a Objetos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Ciências informáticas |
Ocorrência: 2022/2023 - 3T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPCDA |
12 |
Plano de Estudos_2017_18 |
1 |
- |
3 |
- |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivos de aprendizagem:
- conhecer e compreender os meios disponíveis para o desenvolvimento de aplicações que usam a Internet como elemento integrador, principalmente dos protocolos, linguagens, e ferramentas associados aos fundamentos da programação na web.
- aplicar os conceitos anteriores na resolução de problemas;
- desenvolver páginas web centradas na boa utilização das linguagem e ferramentas.
Resultados de aprendizagem e competências
No final da unidade curricular, o aluno deverá saber como analisar um problema, modelar uma solução usando técnicas de programação orientada a objetos e diferentes coleções do Java.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução ao paradigma da Programação Orientada por Objetos
2. Classes e objetos
3. Encapsulamento de dados
4. Agregação e composição de classes
5. Introdução às coleções
6. Herança e polimorfismo
7. Classes abstratas e interfaces
8. Exceções
Bibliografia Obrigatória
David Barnes & Michael Kölling; Objects First with Java (6th Edition), Pearson Education Limited, 2019
F. Mário Martins;; JAVA 8 - POO + Construções Funcionais, FCA, 2017. ISBN: ISBN: 978-972-722-838-6
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino adotada é centrada no aluno, onde se pretende que o aluno seja o motor da sua aprendizagem. É seguido o modelo Aprendizagem Baseada em Problema/Projeto (PBL).
Os alunos são organizados em grupo e, com o apoio do docente, são incentivados à resolução de problemas concretos, deparando com desafio que irão sendo ultrapassados no decorrer desta aprendizagem ativa.
É dada relevância à discussão de ideias e resultados obtidos.
Os vários desafios/tarefas apresentados aos alunos deverão ser submetidos na Plataforma Moodle.
Software
BlueJ
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
35,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
30,00 |
Teste |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
|
Frequência das aulas |
|
Total: |
0,00 |
Obtenção de frequência
O acesso à avaliação contínua está condicionado a:
a) pelo menos,
75% da frequência das aulas. b) Média superior ou igual a 10 (e não inferior a 8 valores em cada componente de avaliação)
No caso, do estudante ultrapassar o limite permitido ou não atingir as notas mínimas passará automaticamente para avaliação por exame.
Fórmula de cálculo da classificação final
- 2 Testes (25% cada um, totalizando 50%) com média final igual ou superior 9,5V.
- 1 Projeto (30%) obrigatório ter positiva (>9,5V)
- 4 Laboratórios Avaliados (escolhidos os 4 laboratórios com melhor avaliação que valem 20% da nota final).