Programação de Microcontroladores
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
CNAEF |
Eletrónica e automação |
Ocorrência: 2022/2023 - 3T
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
TSPCDA |
14 |
Plano de Estudos_2017_18 |
1 |
- |
3 |
- |
|
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A UC visa que os alunos:
1 - desenvolvam capacidades de projeto, realização e implementação de sistemas de hardware e software baseados em microcontroladores, de modo a obter uma funcionalidade específica dentro da área do curso.
Dado o âmbito do curso, a UC apresenta maior pendor na componente de desenvolvimento de software;
2 - desenvolvam as capacidades de programação que permitam ao microcontrolador comunicar com componentes satélite, vulgo E/S (ou I/O), nas formas analógica e digital;
3 - desenvolvam as capacidades de programação que permitam implementar as técnicas de polling e Interrupções com vista ao controlo de hardware satélite, nas formas de comunicação, E/S e temporização;
4 - desenvolvam capacidades específicas de como colocar o sistema baseado em microcontrolador a comunicar (porta série, Wi-Fi) com outros sistemas equivalentes;
5 - desenvolvam as capacidades de processamento de strings que permitam que duas máquinas possam trocar informação de estado e comando.
A UC baseia-se no uso da plataforma Arduino (e/ou equivalentes).
Resultados de aprendizagem e competências
A realização de pequenos projetos práticos e de um projeto interdisciplinar permite que os alunos utilizem praticamente todos os recursos do microcontrolador, bem como fornece as necessidades para que as diversas estruturas da linguagem (em particular as bibliotecas) sejam utilizadas.
A UC, inserindo-se na metodologia de ensino PBL (Project Based Learning), tem forte pendor prático. Praticamente, todos os objetivos de aprendizagem são realizados na prática, através projetos (trabalhos laboratoriais e projeto interdisciplinar) de âmbito alargado.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Teoria de circuitos/electricidade introdutória.
Sistemas digitais a nível introdutório.
Programação em C/C++.
Programa
Arquitetura de um sistema genérico baseado em microcontrolador.
I/O digital e analógico (conversão analógica-digital, e digital-analógica).
Temporizadores.
Comunicação entre máquinas (Série/RS232, Wi-Fi).
Interrupções (internas e externas, mascaramento) e callbacks.
Strings (operações, parsing, conversões de/para numérico)
Organização de programas: polled super loop e Interrupt-based.
Bibliografia Obrigatória
António Abreu; Arduino - course notes
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Poucas aulas são utilizadas para apresentar matéria.
O que leva a que a maior parte do tempo seja usado para o desenvolvimento do projeto interdisciplinar.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
42,00 |
Estudo autónomo |
10,00 |
Frequência das aulas |
32,00 |
Total: |
84,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação contínua é feita através de dois testes (T) e o desenvolvimento de um projeto interdisciplinar (L).
Cada uma destas componentes (T e L) tem um peso de 50% no cálculo da nota final.
Para que o aluno obtenha aprovação através desta avaliação tem de satisfazer os seguintes critérios.
A nota final de cada componente (T e L) não pode ser inferior a 9.5 valores.
A nota mínima a cada teste não pode ser inferior a 8.0 valores.
Qem reprovar na avaliação contínua tem direito ao exame de época de recurso, mantendo-se os requisitos da componente laboratorial.
Alternativamente, o aluno pode obter aprovação através de exame (E), havendo duas épocas para obter a nota mínima (9.5 valores).
Quanto à componente laboratorial, ela é idêntica ao apresentado anteriormente.
Cada uma destas componentes (E e L) tem um peso de 50% no cálculo da nota final.
Fórmula de cálculo da classificação final
Ver ponto anterior.