Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > TGA13
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Motores de Combustão

Código: TGA13     Sigla: MC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Construção e reparação de veículos a motor

Ocorrência: 2022/2023 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia e Gestão Automóvel

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPTGA 16 Plano de Estudos_2015_16 2 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Alexandre Miguel Cordeiro Magrinho Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Alexandre Miguel Cordeiro Magrinho 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta disciplina tem como objectivo apetrechar aos alunos com conhecimentos teóricos  e práticos base sobre o funcionamento, constituição e reparação de Motores de Combustão Interna (MCI) e seus diferentes órgãos e sistemas, através do conhecimento  transmitido e  contacto directo com os equipamentos e peças constituintes, bem como atarvés de pesquisa de informação na literatura e Internet.

Resultados de aprendizagem e competências

A UC tem como objetivo apetrechar aos alunos com conhecimentos detalhados sobre a constituição e funcionamento dos diferentes sistemas e mecanismos que integram um motor Motores de Combustão Interna (MCI), através do conhecimento teórico-prático transmitido e do contacto direto com os equipamentos. Os alunos deverão saber identificar os diferentes sistemas/mecanismos/peças, as suas avarias características e respetivas causas.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Como pré-requisitos os alunos deverão ter conhecimentos de física do ensino secundário.

Programa

I - TEORIA DE MOTORES

1.Introdução. Função dos Motores de Combustão Interna. Evolução e tipos de Motores de Combustão existentes.

2. Princípios de funcionamento dos Motores de Combustão

3. Noções básicas sobre combustão
•Combustíveis,


4. Motores de Combustão Interna (MCI) - Ciclo de trabalho
•Tempos do motor.
•Princípio de funcionamento de motores a 4 tempos e a dois tempos
•Noções sobre a formação da mistura (nos diferentes tipos de Motores)
• Noções sobre a combustão e libertação de calor e produção de trabalho

5. Parâmetros efetivos do ciclo de trabalho do Motor.

•Potencia, Binário, Rendimento. Curvas características


II - CONSTRUÇÃO (ESTRUTURA) GERAL DOS MOTORES

1 .Características principais e particularidades dos motores

2. Mecanismo de manivela e biela
•Bloco do motor
•Grupo de cilindros e pistões
•Grupo de manivela e biela
•Defeitos do mecanismo de manivela e biela

3. Mecanismo de distribuição de gases
•Esquema e funcionamento de diferentes mecanismos de distribuição de gases
•Mecanismo de descompressão
•Avarias do mecanismo de distribuição de gases e sua resolução

4. Sistema de alimentação
•Noções gerais sobre o sistema de alimentação
•Sistemas de alimentação de motores a gasolina
•Sistemas de alimentação de motores diesel
•Avarias do sistema de alimentação e sua resolução

5. Sistema de refrigeração
•Classificação dos sistemas de arrefecimento
•Estrutura dos componentes do sistema de arrefecimento a liquido
•Estrutura dos componentes do sistema de arrefecimento a ar
•Manutenção técnica, avarias do sistema de arrefecimento e sua resolução

6. Sistema de lubrificação
•Estrutura geral e princípios de funcionamento
•Estrutura das partes componentes do sistema de lubrificação
Manutenção Técnica, avarias do sistema de lubrificação e sua resolução

8. Gestão do motor
•Princípios de funcionamento
•Unidade electrónica de controlo
•Sensores e actuadores

Bibliografia Obrigatória

Alexandre Magrinho; Folhas de apoio à UC

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Utilização do método expositivo -interrogativo, levando os alunos a chegar a conclusões.
Os alunos contactam diretamente com os equipamentos do laboratório, para compreensão da sua constituição e funcionamento, através da observação e descrição geral dos órgãos e seu funcionamento, e para a elaboram dos relatórios são ainda utilizados outros recursos disponíveis, (literatura, Internet, etc) para pesquisa de informação.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Trabalho escrito 40,00
Trabalho laboratorial 60,00
Total: 100,00

Obtenção de frequência

A disciplina tem duas componentes de avaliação:

• Avaliação Continua (AC) por 5 trabalhos e 2 testes
• Exame para os alunos que não obtiveram positiva na média dos testes


Os Trabalhos de Laboratório (TL) têm um peso de 50% na  Nota Final


Os Testes ou Exame (T) têm um peso de 50% na Nota Final

Fórmula de cálculo da classificação final

NF=0,5xTL + 0,5xT

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 21:42:22