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Eletrotecnia II

Código: REID07     Sigla: ELEII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Eletricidade e energia

Ocorrência: 2022/2023 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Redes Elétricas Inteligentes e Domótica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
REID 17 Plano de Estudos 2018/19 1 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Svetlana Roudolfovna Chemetova Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Svetlana Roudolfovna Chemetova 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo genérico proporcionar formação básica na área do eletromagnetismo e dos circuitos elétricos de corrente alternada. Também fornece aos estudantes competências suficientes para conseguirem formular metodologias de análise de circuitos em corrente alternada, resolver as equações de funcionamento nos domínios do tempo e da frequência, determinando as respetivas tensões e correntes elétricas e a análise de sistemas trifásicos. O ensino teórico-prático é complementado com a realização de trabalhos laboratoriais.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer as leis fundamentais que regem o campo magnético e analisar um circuito magnético.
Conhecer a importância dos sistemas alternados sinusoidais face aos sistemas contínuos. 
Representar as grandezas alternadas sinusoidais em notação complexa, necessária à análise dos circuitos.

Analisar os circuitos RL e RC série, em CA.

Analisar circuitos RLC série e RL em paralelo com C e interpretar o fenómeno da ressonância.

Operar com as noções de potência complexa, aparente, ativa e reativa.

Calcular as potências em jogo em cada um dos elementos do circuito.

Equacionar e resolver circuitos em regime forçado sinusoidal, utilizando diferentes metodologias e teoremas.

Analisar circuitos trifásicos ligados em estrela ou em triângulo e calcular a sua potência.

Compreender e explicar os princípios de regimes transitórios nos circuitos indutivos e capacitivos.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sistema de Unidades. Carga elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial. Trabalho e energia potencial. Capacidade e Condensadores. Associação de condensadores. Energia num condensador. Materiais dielétricos.

Grandezas elétricas. Resistência elétrica. Lei de Ohm. Efeito de Joule. Potência e energia. Elementos ativos e passivos. Conservação da energia. Associação de resistências. Conversão estrela-triângulo e triângulo-estrela. Leis de Kirchhoff. Divisores de tensão e corrente. Teorema da sobreposição. Análise nodal e de malhas. Teoremas de Thèvenin e Norton. Balanço de potência.

Fenômenos electromagnéticos. Lei de Faraday. Lei de Lenz. Gerador de corrente alternada.

Programa

CAPÍTULO I - Corrente alternada

Análise de circuitos no domínio da frequência. Tensão e corrente com variação sinusoidal no tempo. Impedância e admitância. Potência instantânea, aparente, ativa e reativa. Relações fasoriais. Circuitos RC, RL e RLC série e paralelo. Ressonância e fator de qualidade. Análise energética. Fator de potência.

CAPÍTULO II - Análise de circuitos em corrente alternada 

Resolução de circuitos em CA com a aplicação de diferentes metodologias. Método das tensões nos nós e das correntes nas malhas. Teorema da sobreposição. Teoremas de Thèvenin e Norton.

CAPÍTULO III - Sistemas Trifásicos

Sistemas equilibrados. Tensão simples e composta. Ligações em estrela e triângulo. Potência em sistemas trifásicos. Cargas equilibradas e desequilibradas.

CAPÍTULO IV - REGIMES TRANSITÓRIOS

Os regimes transitórios nos circuitos indutivos e capacitivos: conceitos básicos.

Bibliografia Obrigatória

Sadiku Musa Alexander; Análise de Circuitos Eléctricos com Aplicações
Prof.ª Svetlana Chemetova; Fundamentos de Corrente Alternada Sinusoidal

Bibliografia Complementar

Robert L. Boylestad; Introdução à Análise de Circuitos

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teóricas/práticas: Exposição das matérias teóricas, realizada com a combinação do método expositivo com o método interpretativo, apelando à participação dos alunos. Resolução de problemas de aplicação em que se promove a participação ativa dos alunos.
Aulas de laboratório: É seguido o método participativo, embora também sejam utilizados outros métodos ativos, conforme as situações.
Realização de 6 trabalhos laboratoriais com apoio de guias específicos alternados com avaliações individuais distribuídas.

Software

Software de simulação Easy EDA

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Participação presencial 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 92,00
Frequência das aulas 40,00
Trabalho escrito 10,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

A avaliação compreende duas componentes:
- Dois testes (ou exame final) (70%, com exigência de frequência mínima prevista no regulamento) e nota mínima de 8 valores na média dos testes (ou no exame final), onde se avalia a aprendizagem dos conceitos e a resolução de problemas. Não há nota mínima no teste para poderem ir ao teste seguinte. Não existirá repescagem dos testes.
-Realização de trabalhos de laboratório, incluindo os respectivos relatórios e provas práticas (30%, com nota mínima de 9 valores).
A nota mínima final é de 10 valores.

Os alunos que obtiveram classificação positiva no laboratório no ano lectivo transacto, podem ser dispensados da frequência das aulas de laboratório.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota Final = 70% Média testes (ou grupos de exame) + 30% Nota Lab.   
                                               

Média testes = 50% Teste1 + 50% Teste2   
                                     
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