Código: | MEC121012 | Sigla: | CGMEH |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
MEEC | 8 | Plano de Estudos_2020 | 1 | - | 7,5 | 70 | 202,5 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
José Henrique Querido Maia | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,67 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 1,33 |
Orientação Tutorial: | 0,67 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,67 |
José Henrique Querido Maia | 4,00 | ||
Orientação Tutorial | Totais | 1 | 0,67 |
José Henrique Querido Maia | 0,67 |
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o controlo e a gestão de sistemas de motorização elétrica e híbrida.
Será estudada a dinâmica de veículos elétricos rodoviários e a caraterização dos veículos elétricos e híbridos existentes no mercado, assim como novas soluções de mobilidade elétrica emergentes.
O estudo e a análise de VE e VHE será também realizada com recurso a programas de simulação. Finalmente, no laboratório, serão ensaiadas baterias de tração, os respetivos sistemas de gestão das baterias, o estudo e programação de variadores de velocidade de motores de tração, entre outros. Deste modo, para além das competências teóricas serão desenvolvidas competências práticas em ambiente laboratorial.As metodologias de ensino são essencialmente duas, nomeadamente associadas às aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais. As aulas teórico-práticas consistem na exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente. Neste âmbito também está previsto períodos de discussão com o objetivo de estimular o raciocínio, capacidade de argumentar e aumentar o interesse. Relativamente à componente prática, os estudantes deverão desenvolver um estudo e simulação de um veículo elétrico ou híbrido e a sua ligação à rede elétrica, assim como um conjunto de ensaios laboratoriais de equipamentos.
As componentes de avaliação terão a avaliação obrigatória na componente teórico-prática e na componente prática-laboratorial.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Teste | 40,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 40,00 |
Estudo autónomo | 92,50 |
Frequência das aulas | 60,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Total: | 202,50 |
Realização dos trabalhos laboratoriais. Classificação mínima de 9,5 valores.
Realização e apresentação do trabalho de pesquisa. Classificação mínima de 9,5 valores.
NF=0,4*NTP + 0,4*NTr + 0,2*NL
NF - classificação final
NTP - classificação das provas teórico práticas. Classificação mínima de 8 valores em cada teste e de 9,5 valores na média dos testes ou no exame final.
NTr - classificação do relatório e da apresentação do trabalho de pesquisa (min. 9,5 valores)
NL - classificação dos trabalhos laboratoriais, de frequência obrigatória (min. 9,5 valores)