Introdução à Engenharia Eletrotécnica
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
OFICIAL |
Ciências Empresariais e Comunicação |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EEC |
30 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Visa-se o desenvolvimento de vários grupos de competências
-Promover técnicas e estratégias que permitam ao aluno efectuar uma organização de estudo e uma gestão de tempo eficientes
-Desenvolver capacidade de trabalhar de forma autónoma e como membro de um grupo
-Adquirir métodos e técnicas de pesquisa, registo e tratamento de informação
>A nível das competências metacognitivas, o aluno deverá:
-Desenvolver competências que lhe permitam gerir o seu estudo com êxito
>A nível das competências comunicativas (língua materna) o aluno deverá:
-Utilizar eficazmente técnicas de comunicação e apresentação presencial com recurso a apoio visual (PowerPoint)
Ao nível do conhecimento da Engenharia Electrotécnica visa-se o desenvolvimento das seguintes competências:
-Conhecimento das diversas funções do Engº Electrotécnico
-Conhecimento dos primeiros conceitos da electrotecnia
-Utilizar alguns equipamentos para a medição e registo de grandezas eléctricas
Resultados de aprendizagem e competências
- Identificar as diversas funções do Engenheiro Eletrotécnico e enquadramento com as características específicas dos vários perfis.
- Conhecer as principais ordens profissionais e o seu papel na sociedade;
- Conhecer o contexto real de trabalho através de seminários e/ou visitas de estudo às indústrias/empresas da região;
-Desenvolver capacidade de trabalhar de forma autónoma e como membro de um grupo
- desenvolver capacidade de utilizar alguns equipamentos para a medição e registo de grandezas eléctricas
- Desenvolver competências de gestão do tempo, trabalho em equipa, trabalho de projeto e de comunicação (escrita e oral). Nas competências de escrita dá-se destaque às regras de escrita de relatórios técnicos, referenciação bibliográfica e controlo de plágio.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Métodos de Estudo
–Estratégias de Motivação
–Planeamento e Gestão do tempo
–Condições de Estudo
–A Memória (tipologias, e técnicas de memorização)
–O Aluno perante o processo de avaliação (preparação para os testes e gestão dos resultados)
2.Português e Técnicas de Comunicação
-O relatório: organização, apresentação, linguagem, conceitos e normas de referenciação bibliográfica, aperfeiçoamento das regras de escrita
-Apresentações: preparação, suporte visual, PowerPoint, técnicas de comunicação presencial (postura, linguagem corporal, colocação de voz, inter-ligação entre voz e imagem)
3.Funções do Engº Electrotécnico
-na prestação de serviços
-na indústria
-na área de obras
-na área comercial
4.Áreas de actuação da Engª Electrotécnica
-nos serviços
-na indústria
-outras vertentes
5.Noções fundamentais para a electrotecnia
-resistência
-corrente eléctrica
-tensão eléctrica
-potência
6.Trabalho laboratorial
-medição de grandezas eléctricas
-efectuar ensaios com equipamentos eléctricos
Bibliografia Obrigatória
LAGE, Maria Otília Pereira; MACHADO, Maria Guilhermina; DIAS, Ana Margarida Mendes; Como Organizar: Currículos, Projetos, Teses, Trabalhos, Relatórios, Bibliografias. Formação do Utilizador , Publicações do IPP, 1997
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
As metodologias empregues na parte designada como Métodos de Estudo incluem exposição e discussão dos conteúdos programáticos, e actividades práticas, com vista ao auto-conhecimento por parte dos alunos.
As metodologias utilizadas na parte designada como Comunicação compreendem exposição dos conteúdos, análise de exemplos e elaboração de trabalhos individuais e em grupo.
Existem duas a três palestras apresentadas por profissionais de relevo da área
Realizaçao de diversos laboratórios onde serão adquiradas competências ao nível dos vários equipamentos elétricos de medição e aquisição de grandezas elétricas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
25,00 |
Trabalho escrito |
25,00 |
Trabalho laboratorial |
50,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho escrito |
51,00 |
Total: |
81,00 |
Obtenção de frequência
Testes de avaliação, trabalho temático e todos os relatórios do laboratorios entregues e aprovados.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota Final = 25% testes + 25% trabalho temático + 50% laboratorios