Programação Orientada a Objetos
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
EEC |
31 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
-Compreender os elementos essenciais do novo paradigma de programação.
-Saber definir modelos da realidade a partir do novo paradigma.
-Compreender e aplicar os conceitos fundamentais da programação orientada por objectos utilizando uma das linguagens de programação orientada por objectos existentes.
-Saber construir soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objectos utilizando a linguagem de programação estudada.
-Saber estruturar correctamente o código desenvolvido tornando-o robusto, reutilizável e modular.
-Capacidade de trabalho em equipa.
-Capacidade de raciocínio lógico e formal que lhe permita analisar problemas complexos.
-Capacidade de analisar problemas e construir a sua solução usando o paradigma de programação estudado.
-Usar os dados da literatura técnica e científica.
Resultados de aprendizagem e competências
- O aluno programa usando os principais conceitos do paradigma de programação orientada a objetos, nomeadamente usando classes, objectos, e relações de composição e herança.
- O aluno usa classes de coleção de uma linguagem orientada a objetos
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Programar usando os principios básicos da programação estruturada, nomedamente:
- conhecer e usar estruturas de repetição e de seleção
- conhecer e usar arrays
- conhecer e usar procedimentos e funções
Programa
1. Introdução
- Apresentação. Programa da Disciplina. Método de Avaliação.
2. Bases de Programação Estruturada
- Linguagens de Programação. Paradigmas de Programação. Fases do Desenvolvimento de uma aplicação. Ambiente de Desenvolvimento em Java. Noção de Algoritmo.
- Estrutura de um Programa. Variáveis Constantes. Tipos de Dados Básicos. Sequência de caracteres (Strings). Atribuição. Expressões Aritméticas Lógicas. Escrita de mensagens e Entrada de Dados
- Instruções de Selecção (if, if-else, Switch-case).
- Instruções de Repetição (while, dowhile, for).
- Métodos (subprogramas), parâmetros (formais e concretos) e valor de retorno. Visibilidade das variáveis e métodos.
3. Introdução à Programação Orientada a Objetos
- Classes (atributos, métodos e construtores) e Objectos;
- Encapsulamento e encobrimento;
- Relação de Composição de classes.
- Classes de coleção.
- Algoritmos de Pesquisa.
- Algoritmos de Ordenação.
- Relação de Herança de classes.
- Noções de Ficheiros de texto e binários.
- Serialização.
Bibliografia Obrigatória
José Brás; Sebenta de POO (Acetatos, Enunciadosde Laboratório e Tutoriais) 2ª ed., EST Setúbal / IPS, 2021
Bibliografia Complementar
F. Mário Martins; Java 8 - POO + Construções Funcionais, FCA, 2017. ISBN: 978-972-722-838-6
Bertrand Meyer; Object Oriented Software Construction – 2nd Ed, Prentice-Hall, 1997. ISBN: 978-0-1362-9155-8
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Ensino essencialmente prático e laboratorial.
Nas aulas teórico práticas a matéria téorica é brevemente abordada com recurso a slides e extensamente ilustrada com recurso a exemplos executados no ambiente de programação (API) da linguagem escolhida.
As aulas laboratoriais são dedicadas à execução (acompanhada) de enunciados de laboratório em cinco níveis em que a execução dos dois primeiros corresponde aos mínimos de conhecimentos teóricos (saber saber) e práticos (saber fazer) exigiveis e o 5º nível a uma total capacidade de trabalho autónoma.
Aulas teórico-práticas: Método expositivo e resolução de problemas em sala.
Aulas de Laboratório: Resolução de problemas e implementação da solução de programação.
Palavras Chave
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Informática
Ciências Físicas > Ciência de computadores > Programação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Teste |
80,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
45,00 |
Frequência das aulas |
75,00 |
Trabalho laboratorial |
42,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Nota final (NF)
A) Avaliação Continua (Distribuida)
2 Testes num IDE (60%)
NT = (NT1 + NT2) / 2
1 Mini-Teste num iDE (20%)
NMT = NMT1
3 Laboratórios avaliados (10%)
NL = (L1+L2+L3)/3
3 Questionários avaliados (10%)
NQ = (Q[1]+Q[2]+Q[3])/3 --> Q [ i ] = Q [ i ]assincrono * 0.3 + Q [ i ]presencial * 0.7
NF= (60% NT + 20% NMT + 10% NL + 10% NQ) > 9.5
*************************************************
B) Exame Época Normal e de Recurso:
Alunos que não obtenham a frequência em avaliação continua serão avaliados através de um exame e de um Trabalho Autónomo Individual.
Trabalho Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TIA = TIA1*25% + TIA2*30.0% + TIA3*45%
NF = Exame*70% + (NTIA * 30% * DTIA) > 9.5NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo
DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final (NF)A) Avaliação Continua :
NF= (60% NT + 20% NMT + 10% NL + 10% NQ) ************************************************
B) Exame Época Normal e de Recurso:
Trabalho Individual Autónomo (TIA) em 3 etapas (TIA1, TIA2, TIA3)
TIA1 – Análise e especificação de requisitos
TIA2 – Design / Modelação e Documentação p/ desenvolvimento
TIA3 – Implementação / Documentação / Entrega
TIA = TIA1*25% + TIA2*30.0% + TIA3*45%
NF = Exame*70% + (NTIA * 30% * DTIA)NTIA – Nota do Trabalho Individual Autónomo
DTIA – Discussão do Trabalho Individual Autónomo - coeficiente entre 0 e 1.
Provas e trabalhos especiais
2 testes ao longo do semestre
1 miniteste ao longo do semestre
3 laboratórios
3 questionários
11 Tutoriais
Para alunos que não obtenham aprovação em avaliação continua:
Trabalho individual que inclui o desenvolvimento de um programa e discussão do trabalho efectuado.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Caso optem por ele, por exame final e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)
Melhoria de classificação
Por exame e trabalho individual (ver secção Obtenção de Frequência)