Código: | LEEC32162 | Sigla: | IME |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Engenharia Eletrotécnica |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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EEC | 13 | Plano de Estudos | 3 | - | 6 | 75 | 162 |
Docente | Responsabilidade |
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José Henrique Querido Maia | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 3,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
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Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 3,00 |
José Henrique Querido Maia | 3,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 1 | 2,00 |
José Henrique Querido Maia | 2,00 |
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a infraestrutura, modos e standards associados ao carregamento de veículos elétricos.
Discutir as tecnologias utilizadas nas infraestruturas para a mobilidade elétrica, identificar as funções e requisitos associados a estas infraestruturas, identificar as novas oportunidades de negócios criadas com base nas características e recursos tecnológicos inerentes às infraestruturas para a mobilidade elétrica e discutir os aspetos normativos.
Serão estudadas as principais infraestruturas para a mobilidade elétrica, analisando, nomeadamente, a normalização existente, os vários modos de carregamento e o seu impacto, tanto ao nível das baterias dos veículos elétricos como na rede de energia elétrica.
No laboratório serão testados modos de carregamento em modo 2 e modo 3 e também baterias de tração e respetivos sistemas de gestão. Deste modo, para além das competências teóricas serão desenvolvidas competências práticas em ambiente laboratorial.
Será também desenvolvido, apresentado e discutido um trabalho de pesquisa, a partir de documentação técnica e científica, maioritariamente escrita em inglês.
Introdução às Infraestruturas para a mobilidade elétrica. Enquadramento e objetivos. Normas associadas ao carregamento de veículos elétricos (níveis de potência, protocolos de comunicação).
Principais tipos de baterias de tração. Caraterísticas em carga e descarga. Variáveis que influenciam o desempenho e tempo de vida útil das baterias.
Modos de carregamento. Ligações e conectores. Carregamento lento, rápido e super-rápido. Tecnologias de carregamento de baterias de tração. Carregamento por indução. Carregamento bidirecional (V2G, V2H, V2V).
Composição e gestão de redes de carregamento de veículos elétricos. Carregamento doméstico, carregamento público em locais privados, carregamento público.
Guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos.
Impacto do carregamento de VE nas redes de energia. Diagrama de carga e emissões. Perspetivas de evolução das infraestruturas de carregamento.
As metodologias de ensino são essencialmente duas, nomeadamente associadas às aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais. As aulas teórico-práticas consistem na exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente. Neste âmbito também está previsto períodos de discussão com o objetivo de estimular o raciocínio, capacidade de argumentar e aumentar o interesse. Os estudantes deverão desenvolver um trabalho de pesquisa, a partir de documentação técnica e científica, que será apresentado e discutido em aula. Serão realizados vários ensaios laboratóriais, testando e caraterizando os equipamentos fundamentais das infraestturas para a mobilidade elétrica.
As componentes de avaliação terão a avaliação obrigatória na componente teórico-prática, de pesquisa e na componente prática-laboratorial.
Designação | Peso (%) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 20,00 |
Teste | 60,00 |
Trabalho laboratorial | 20,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
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Apresentação/discussão de um trabalho científico | 35,00 |
Estudo autónomo | 52,00 |
Frequência das aulas | 45,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 162,00 |
Realização dos trabalhos laboratoriais. Classificação mínima de 9,5 valores.
Realização e apresentação do trabalho de pesquisa. Classificação mínima de 9,5 valores.
NF=0,6*NTP + 0,2*NTr + 0,2*NL
NF - classificação final
NTP - classificação das provas teórico práticas. Classificação mínima de 8 valores em cada teste e de 9,5 valores na média dos testes ou no exame final.
NTr - classificação do relatório e da apresentação do trabalho de pesquisa (min. 9,5 valores)
NL - classificação dos trabalhos laboratoriais, de frequência obrigatória (min. 9,5 valores)