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Infraestruturas para a Mobilidade Elétrica

Código: LEEC32162     Sigla: IME

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Electrotecnia e Sistemas de Potência

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
EEC 13 Plano de Estudos 3 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
José Henrique Querido Maia Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
José Henrique Querido Maia 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 1 2,00
José Henrique Querido Maia 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Dotar os estudantes de conhecimentos sobre a infraestrutura, modos e standards  associados ao carregamento de veículos  elétricos.
Discutir as tecnologias utilizadas nas infraestruturas para a mobilidade elétrica, identificar as funções e requisitos associados a estas infraestruturas, identificar as novas oportunidades de negócios criadas com base nas características e recursos tecnológicos inerentes às infraestruturas para a mobilidade elétrica e discutir os aspetos normativos.

Resultados de aprendizagem e competências

Serão estudadas as principais infraestruturas para a mobilidade elétrica, analisando, nomeadamente, a normalização existente, os vários modos de carregamento e o seu impacto, tanto ao nível das baterias dos veículos elétricos como na rede de energia elétrica.
No laboratório serão testados modos de carregamento em modo 2 e modo 3 e também baterias de tração e respetivos sistemas de gestão. Deste modo, para além das competências teóricas serão desenvolvidas competências práticas em ambiente laboratorial.
Será também desenvolvido, apresentado e discutido um trabalho de pesquisa, a partir de documentação técnica e científica, maioritariamente escrita em inglês.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

Introdução às Infraestruturas para a mobilidade elétrica. Enquadramento e objetivos. Normas associadas ao carregamento de veículos elétricos (níveis de potência, protocolos de comunicação).
Principais tipos de baterias de tração. Caraterísticas em carga e descarga. Variáveis que influenciam o desempenho e tempo de vida útil das baterias.
Modos de carregamento. Ligações e conectores. Carregamento lento, rápido e super-rápido. Tecnologias de carregamento de baterias de tração. Carregamento por indução. Carregamento bidirecional (V2G, V2H, V2V).
Composição e gestão de redes de  carregamento de veículos elétricos. Carregamento doméstico, carregamento público em locais privados, carregamento público.
Guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de veículos elétricos.
Impacto do carregamento de VE nas redes de energia. Diagrama de carga e emissões. Perspetivas de evolução das infraestruturas de carregamento.

Bibliografia Obrigatória

Comissão Técnica de Normalização Eletrotécnica - CTE 64; Guia técnico das instalações elétricas para a alimentação de Veículos Elétricos., Direção Geral de Energia e Geologia., 2017
Scott Hardmana ans all.; A review of consumer preferences of and interactions with electric T vehicle charging infrastructure., Elsevier

Bibliografia Complementar

Gianfranco Pistoia; Electric and Hybrid Vehicles – Power sources, models sustainability, infrastructures and the market, Elsevier , 2010. ISBN: 978-0-444-53565-8
Mehrdad Ehsani, Yimin Gao and Ali Emadi; Modern Electric, Hybrid Electric, and Fuel Cell Vehicles - Fundamentals, Theory, and Design, CRC Pres, 2010. ISBN: 978-1-4200-5398-2

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

As metodologias de ensino são essencialmente duas, nomeadamente associadas às aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais. As aulas teórico-práticas consistem na exposição dos conteúdos programáticos por parte do docente. Neste âmbito também está previsto períodos de discussão com o objetivo de estimular o raciocínio, capacidade de argumentar e aumentar o interesse. Os estudantes deverão desenvolver um trabalho de pesquisa, a partir de documentação técnica e científica, que será apresentado e discutido em aula. Serão realizados vários ensaios laboratóriais, testando e caraterizando os equipamentos fundamentais das infraestturas para a mobilidade elétrica.
As componentes de avaliação terão a avaliação obrigatória na componente teórico-prática, de pesquisa e na componente prática-laboratorial.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 20,00
Teste 60,00
Trabalho laboratorial 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 35,00
Estudo autónomo 52,00
Frequência das aulas 45,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência





Realização dos trabalhos laboratoriais. Classificação mínima de 9,5 valores.
Realização e apresentação do trabalho de pesquisa. Classificação mínima de 9,5 valores.





Fórmula de cálculo da classificação final





NF=0,6*NTP + 0,2*NTr + 0,2*NL

NF - classificação final


NTP - classificação das provas teórico práticas. Classificação mínima de 8 valores em cada teste e de 9,5 valores na média dos testes ou no exame final.


NTr - classificação do relatório e da apresentação do trabalho de pesquisa (min. 9,5 valores)


NL - classificação dos trabalhos laboratoriais, de frequência obrigatória (min. 9,5 valores)





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