Introdução à Programação para a Web
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
INF |
105 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
3 |
30 |
81 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos, aptidões e competências para o desenvolvimento Web "client-side", tendo a Internet como elemento integrador:
- Compreender as linguagens e tecnologias Web utilizadas para a programação nos clientes (front-end):
-> Saber definir a estrutura de uma página Web.
-> Compreender e aplicar os conceitos relacionados com a apresentação de uma página Web.
-> Capacidade de aplicação dos conceitos relacionados com o comportamento de uma página Web.
-> Capacitar o aluno na resolução de problemas de aplicação na validação dos formulários.
- Mostrar aptidão para desenhar uma aplicação Web, tendo em consideração a sua arquitetura completa.
- Mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.
Resultados de aprendizagem e competências
Os alunos mostrarão a aptidão para desenhar um Website usando os conhecimentos em tecnologias front-end.
Os conteúdos programáticos tentam mapear o desenvolvimento Web no lado do cliente (client-side). Desta forma, consegue-se transmitir aos alunos os conceitos fundamentais da Programação para a Web. O tratamento avançado de forms e eventos servirá para preparar os estudantes, dando-lhes competências que usarão para a ligação aos conhecimentos a adquirir na UC de “Programação para a Web” para programação full-stack de uma aplicação Web.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1- HTML
2- CSS
3- JavaScript
4- DOM
5- Forms e Eventos
Bibliografia Obrigatória
Douglas Crockford; JavaScript : The Good Parts, O’Reilly. ISBN: ISBN: 978 0 596 51774 8
Luís Abreu; HTML 5 (4ª edição Atualizada e Aumentada), FCA. ISBN: ISBN: 978 972 722 821 8
Luís Abreu; JavaScript 6, FCA. ISBN: ISBN: 978 972 722 815 7
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas presenciais de acordo com os seguintes pontos:
- Uma aula poderá ser dedicada a apresentação dos conceitos teóricos, resolução de fichas práticas ou trabalho em projeto de grupo, dependendo da semana em questão e de acordo com o plano de aulas.
- O Microsoft Teams será usado para comunicação síncrona com os estudantes, existindo canais por turma e por tópico, sempre que necessário.
- O moodle centralizará a informação, os conteúdos, e as atividades essenciais. Os alunos deverão estar atentos aos conteúdos colocados por semana no moodle.
Software
bootstrap
Visual Studio Code
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Engenharia > Engenharia de computadores
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da internet
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
15,00 |
Teste |
50,00 |
Trabalho laboratorial |
35,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Elaboração de projeto |
10,00 |
Frequência das aulas |
30,00 |
Trabalho laboratorial |
8,00 |
Total: |
48,00 |
Obtenção de frequência
Aprovação Minima:
Em cada teste: 8,5 Valores, mas a média dos testes deverá ser 9,5 Valores;
Exame: 9,5 Valores;
Projeto: 9,5 Valores;
Nota Final: 9,5 Valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Teórica (60%):
25% * gamificationLeague (quizzes, pequenos desafios técnicos, desafios sociais, etc. etc.) +
35% * examePresencial (ou 2 mini testes + 1 teste final presencial)
Ou apenas:
60% * examePresencial (ou 2 mini testes + 1 teste final presencial)
Prática (40%)…
40% * projeto
Avaliação pós-contínua: 50% * examePresencial + 50% * projeto