Planeamento de Operações
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Tecnologia e Organização Industrial |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MP |
10 |
Plano de Estudos |
1 |
- |
6 |
0 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Compreender os problemas relacionados com o planeamento de novos produtos e processos;
- Adoptar metodologias ou técnicas para resolução desses problemas.
- Capacidade de planear, gerir e coordenar actividades centradas na implementação de produtos e processos.
Resultados de aprendizagem e competências
- Aumentar a compreensão dos problemas relacionados ao planejamento de novos produtos e processos;
- Capacitar os alunos a adoptarem metodologias ou técnicas para a resolução destes problemas.
- Desenvolver novas habilidades para planejar, gerenciar e coordenar atividades centradas no implantação de produtos e processos.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
Módulo 1 – Introdução
Tipos de sistemas de produção;
Framework para a integração das actividades de planeamento;
Tendências tecnológicas e organizacionais.
Módulo 2 Planeamento
de Novos Produtos e Serviços
Concepção de sistemas de produção: Diferentes tipos de produção;
Requisitos na concepção de sistemas produtivos: Flexibilidade, Custo,
Modularidade, Interoperacionalidade
Comparação entre estruturas e sistemas de fabrico e montagem.
Módulo 3 – Métodos de Previsão
Técnicas qualitativas
Análise de séries temporais: Média móvel simples, Média móvel ponderada,
Amortecimento exponencial, Análise de regressão linear;
Erros de previsão
4 Processos de Tomada de Decisão
Tomada de decisão sobre incerteza;
Riscos de incerteza;
Árvores de decisão;
Análise de preferências.
Módulo 5 Concepção e Implantação de um Processo
Métodos de Análise de processos
Estudo de métodos e tempos;
Ergonomia do Posto de Trabalho;
Curvas de Experiência;
Métodos sincronização e balanceamento de cargas.
Módulo 6 Planeamento Operativo
Planeamento agregado;
Plano director de produção e de montagem;
Planeamento de capacidades;
Programação de operações: Regras e algoritmos de sequenciamento, Teoria dos
constrangimentos.
Módulo 7 – Planeamento e Controlo Integrado da Produção
Sistemas e casos de aplicação.
Bibliografia Obrigatória
Chase,Richard B.; Aquilano, Nicholas J., ; Gestão da Produção e das Operações – Perspectiva do Ciclo de Vida, Monitor , 1995
Monks,Joseph G.; Operations Management, McGrawHill
Krajewski,Lee J.; Ritzman, Larry P; Operations Management Strategy and Analysis, AddisonWesley
Sipper, D.; Robert, L.; Bulfin,Jr; Production Planning, Control and Integration, McGrawHill
Stevenson, William J.; Production/Operations Management, Irwin
Render, b.; Heizer, J.; Principles of Operations Management, Prentice Hall
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Exposição e através da realização de estudos e pesquisas, a serem apresentados e discutidos.
Pretende-se que a consolidação de conhecimentos e competências seja feita pela capacidade dos alunos integrarem os diversos saberes adquiridos nos diferentes módulos da unidade curricular.
Haverá também analise de caso de estudo e resolução de problemas para complementar a formação ministrada.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Teste |
30,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
40,00 |
Estudo autónomo |
30,00 |
Trabalho de campo |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Obtenção de frequência
O método de avaliação tem por base a avaliação contínua dos alunos na realização dos seguintes trabalhos:
- T1 (grupo) – Análise dos problemas do Caso de Estudo, seu desenvolvimento ou pesquisa e apresentação das conclusões
- T2 (grupo) – Entrega e apresentação de um trabalho de pesquisa em formato de artigo
- T3 (individual) – Prova de aferição de conhecimentos
No trabalho de pesquisa pretende-se que este seja feito com base num tema associado à disciplina de Planeamento de Operações.
Fórmula de cálculo da classificação final
O método de avaliação tem por base a avaliação contínua dos alunos na realização dos seguintes trabalhos:
- T1 (30%)
- T2 (40%)
- T3 (30%)
Em qualquer destes momentos de avaliação é exigida nota mínima de 9,5 valores.
Havendo uma classificação superior a 17 valores, o aluno terá que defender a nota através da realização de uma oral.
Para os alunos que não tenham completado um dos momentos da avaliação contínua, a avaliação final terá por base um Exame.
A classificação final, para os alunos que fizerem exame será atribuída, considerando:
i) 100% a classificação do Exame ou
ii) 50% a classificação do Exame e 50% as classificação obtidas na avaliação dos trabalhos T1 a T3.
De referir que o método (ii), de atribuição de classificação final, só ocorrerá se este contribuir para melhor a classificação final.
Observações
O método de avaliação é baseado em trabalhos práticos que, em conjunto, combinam atividades de estudo, pesquisa, cálculo, apresentação e discussão. Desta forma, pretende-se promover a avaliação contínua ao longo de todo o
semestre e avaliar diversas competências dos alunos na abordagem dos temas desta unidade curricular.
Para completar a avaliação final, poderá haver um momento de avaliação final que permita aos alunos demonstrarem os conhecimentos e competências adquiridos,
justificada pela não entrega de alguns dos trabalhos anteriormente atribuídos ou pela sua classificação insuficiente.