Código: | TGI07 | Sigla: | PT |
Áreas Científicas | |
---|---|
Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Controlo de Processos |
Ativa? | Sim |
Unidade Responsável: | Departamento de Sistemas e Informática |
Curso/CE Responsável: | Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial |
Sigla | Nº de Estudantes | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Créditos UCN | Créditos ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
---|---|---|---|---|---|---|---|
TGI | 83 | Plano de Estudos 2016 | 1 | - | 7 | 66 | 189 |
Docente | Responsabilidade |
---|---|
Ricardo Manuel Nunes Salgado | Responsável |
Ensino Teórico-Prático: | 2,00 |
Ensino Prático e Laboratorial: | 2,00 |
E-Learning: | 2,00 |
Tipo | Docente | Turmas | Horas |
---|---|---|---|
Ensino Teórico-Prático | Totais | 1 | 2,00 |
Ricardo Manuel Nunes Salgado | 2,00 | ||
Ensino Prático e Laboratorial | Totais | 4 | 8,00 |
Susana Martins da Luz | 4,00 | ||
Dina Bela Lopes Carromeu Galhanas | 4,00 | ||
E-Learning | Totais | 1 | 2,00 |
Ricardo Manuel Nunes Salgado | 2,00 |
Objetivos gerais
1.Saber definir processo tecnológico
2.Saber fazer distinção entre processo e operação unitária
3.Saber elaborar e interpretar diagramas de bloco, de fluxo e de P&ID
Objetivos específicos
1.Saber analisar um processo tecnológico através da utilização de balanços de massa e energia
2.Saber avaliar a importância de reutilizar materiais e matérias-primas para minimizar os resíduos sólidos, líquidos e gasosos com impactos no ambiente
3.Saber estudar a viabilidade económica de substituição de equipamento
Aptidões e Competências
Pretende-se que os estudantes desenvolvam competências que lhes permitam trabalhar na área técnica e de gestão de processos das Industrias Químicas, de modo a saberem analisar um processo industrial recorrendo a ferramentas de análise de processos, como a realização de balanços de massa e energia.
Consciencializar os estudantes para a reutilização de matérias-primas e de subprodutos numa indústria, que pode trazer vantagens económicas, quer em termos internos quer em termos externos, possibilitando novas áreas de negócio da própria empresa e de outras empresas.
Componente teórico-prática
1.1 Definição de processo tecnológico
1.2 Sectores de atividade – unidades industriais
1.2.1 Indústria mecânica e metal – mecânica
1.2.2 Indústria química: base, fina e transformadora
1.2.3 Equipamentos industriais: Sistemas de unidades versus grandezas físicas
2.1 Definição de Processo Unitário e Operação Unitária
2.2 Representação esquemática de processos produtivos: diagramas de blocos, de fluxo e diagramas de P&ID
2.3 Construção e interpretação dos diagramas
2.4 Balanço de massa a processos com Operações Unitárias
2.4.1 Análise de processo com uma e duas operações unitárias
2.4.2 Análise de processo com reciclo e by-pass
2.5 Balanço de massa a processos com Processos Unitários
2.5.1 Análise de equação química
2.5.2 Reações de combustão (análise Orsat)
3.1 Formas de energia e entalpia específica
3.2 Definições de entalpia de misturas, entalpia padrão, calores de reação e de combustão
3.3 Análise energética de um processo industrial
Componente de Laboratório:
Nas aulas teórico práticas é realizada uma exposição dos conteúdos programáticos utilizando metodologias de aprendizagem ativa com curtos para permitir aos estudantes atingirem os objetivos da aprendizagem. Para isso, está previsto com a resolução de exercícios práticos de aplicação dos conceitos teóricos. São ainda propostos exercícios para resolução na plataforma Moodle (metodologia de e-learning), com apoio do docente em Orientação Tutorial. Todos os materiais utilizados na aula e complementares à UC são disponibilizados no Moodle. A avaliação é realizada na UC de forma contínua através da realização de 2 Testes ou Exame final numa das épocas previstas.
Nas aulas de laboratório são realizados 5 trabalhos práticos de laboratório que exemplificam e simulam processos industriais à escala laboratorial e onde os estudantes são solicitados a fazer a análise de balanços de massa e energia dos respetivos trabalhos laboratoriais. A realização dos trabalhos é de presença obrigatória e a avaliação é realizada pela entrega de 5 folhas registos de resultados experimentais e cálculos em Excel. Também é proposto aos estudantes, a apresentação oral de 1 dos trabalhos de laboratório em PowerPoint no final do trimestre.
As aulas TP e PL têm previsto o esclarecimento de dúvidas utilizando a plataforma Teams, sempre que se justificar no apoio aos estudantes.
Designação | Peso (%) |
---|---|
Participação presencial | 5,00 |
Teste | 55,00 |
Trabalho escrito | 10,00 |
Trabalho laboratorial | 30,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Tempo (Horas) |
---|---|
Apresentação/discussão de um trabalho científico | 2,00 |
Elaboração de projeto | 22,00 |
Elaboração de relatório/dissertação/tese | 10,00 |
Estudo autónomo | 123,00 |
Frequência das aulas | 22,00 |
Trabalho laboratorial | 10,00 |
Total: | 189,00 |
A metodologia de avaliação é realizada por avaliação continua de 2 testes ou exame final, dos trabalhos realizados no Moodle e dos trabalhos de laboratório e respetivo tratamento dos dados, realização ao longo do trimestre.
A nota da componente TP é obtida por média aritmética dos 2 testes, tendo obrigatoriamente a nota de cada um dos testes ser superior a 9,5 valores.
É obrigatório a existência de nota na componente laboratorial e superior a 9,5 valores para obter a nota final, quer faça parte TP em teste ou exame.
A avaliação e respetiva nota da componente de laboratório é efetuada pela realização dos trabalhos de laboratório (5 trabalhos) e entrega das folhas resultados com respetivos cálculos do trabalho (5 trabalhos) em Excel e 1 Trabalho em PowerPoint para apresentar (1 trabalho) (65%) e Apresentação oral do PowerPoint preparado (35%).
A nota final (NF) é obtida:
NF = 0,55 x NTP + 0,10 x Ne-learning (Moodle) + 0,30 x NPL + 0,05 x Ass
NTP - componente teórico-prática em teste ou exame
Ne-learning (Moodle) - componente teórico-prática em exercícios Moodle
NPL - componente prática laboratorial (obrigatória)
Ass - Assiduidade às aulas teórico-práticas
Nota 1: as componentes NTP e NPL de avaliação terão que ser positivas, ou seja, NT>9,5 e NL>9,5.
Nota 2: No caso de avaliações on-line na plataforma Moodle, o RUC pode solicitar oral em caso de dúvida ou esclarecimento relativamente à nota obtida na avaliação.