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Marketing Empresarial

Código: TGI12     Sigla: ME

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2023/2024 - 1T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TGI 38 Plano de Estudos 2016 2 - 4 44 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Maria Leonor Abrantes Pires Responsável
Maria Leonor Abrantes Pires Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
André Bernardo de Lemos Alves 2,00
E-Learning Totais 1 2,00
André Bernardo de Lemos Alves 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Entender o conceito de Marketing como um conjunto de funções que incluem a análise de mercado, o comportamento do consumidor e processo de planeamento e execução das políticas de produto, preço, distribuição e promoção de bens e serviços, que criam trocas com valor para a organização e clientes.

Resultados de aprendizagem e competências

Conhecer evolução e funções de marketing na sociedade.
Saber analisar mercado e conhecer o comportamento do consumidor; saber principais unidades de medida do mercado e técnicas utilizadas no estudo de mercado.
Ser capaz de distinguir actividades estratégicas das actividades operacionais em marketing e conhecer principais estratégias de marketing.
Conhecer a variável produto e serviços associados, saber caracterizar o ciclo de vida do produto, conhecer as fases de desenvolvimento de um novo produto.
Conhecer a variável preços e saber determinar preços de várias maneiras.
Saber distinguir circuitos e canais de distribuição; conhecer tipos, características e funções dos canais de distribuição.
Conhecer elementos, características e funções da comunicação (publicidade, promoções, relações públicas e força de vendas).
Saber as funções de planeamento e controlo em marketing; a organização de serviços em marketing; conhecer os elementos do plano de marketing.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa


  1. Questões introdutórias

  2. Análise/diagnóstico do mercado

  3. Marketing estratégico e operacional

  4. Política de produto/serviço/solução

  5. Política de preço/valor

  6. Política de distribuição

  7. Política de comunicação

  8. Planeamento e organização de marketing

Bibliografia Obrigatória

Denis Lindon, Jacques Lendrevie, Julien Lévy, Pedro Dionísio e Joaquim Vicente Rodrigues; Mercator XXI: Teoria e prática do marketing
Vicente, P. ; Estudos de Mercado e de Opinião – Princípios e aplicações de amostragem, , Sílabo, 2012
Kotler, P. & Armstrong, G. ; Principles of Marketing, Global Edition, 18th Edition, Pearson, 2020
Kotler, P., Kartajaya, H. & Setiawan, I.; Marketing 5.0, Actual Editora, 2021

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A UC para além do processo de ensino-aprendizagem que decorre nas aulas teóricas e práticas, onde se recorre ao método expositivo-participativo e a análise/resolução de casos e de exercícios, exige um estudo prévio das matérias e dos casos em casa. Para além disso, na UC de Marketing Empresarial, sendo uma área de aplicação prática, exige-se dos alunos a elaboração, acompanhamento e apresentação (oral e por escrito) de projectos/trabalhos práticos/casos.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 80,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Frequência das aulas 44,00
Total: 44,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua:

-Nota final = 0,8nota do teste/testes + 0,2nota do trabalho/caso/projeto.

-Nota do teste/testes ≥ 10 valores.

O exame:

Caso a nota final de avaliação contínua seja inferior a 10 valores ou se o aluno preferir existe um exame final. A nota do exame não contempla nenhum elemento da avaliação contínua.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final =80% da Nota do teste + 20% Nota Trabalho

Melhoria de classificação

Melhoria de nota - exame da época de recurso.

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