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Qualidade, Ambiente e Segurança

Código: LTE31123     Sigla: QAS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Tecnologia e Organização Industrial

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias de Energia

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTE 30 Plano de Estudos 3 - 6 60 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Olga Maria Figueiredo Costa Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 4,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 4,00
Olga Maria Figueiredo Costa 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Integrar conceitos fundamentais da qualidade, ambiente e segurança.
Desenvolver e implementar os requisitos necessários aos sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança. Elaborar planos, procedimentos e documentação referente aos sistemas.
Desenvolver e implementar sistemas de gestão da qualidade.
Integrar os sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho e do ambiente com os sistemas de gestão da qualidade. Realizar auditorias da qualidade ambiente e segurança.
Assumir a melhoria contínua como elemento de desenvolvimento organizacional. Criar um clima favorável à interiorização da melhoria nas organizações.
Compreender as metodologias utilizadas nos processos de certificação.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Saber estabelecer as principais diferenças entre controlo, gestão, sistema e práticas de gestão pela qualidade



  • Saber interpretar e aplicar a norma NP EN ISO 9001 

    • Estabelecer abordagens por processos, integrando-as nos objectivos estratégicos da organização.

    • Elaborar a documentação de um sistema de gestão da

    • Planear e implementar um sistema de gestão da



  • Saber interpretar e aplicar a norma NP EN ISO 14001 

    • Identificar os aspectos ambientais de um conjunto de actividades e avaliação dos respectivos impactes

    • Elaborar a documentação de um sistema de gestão

    • Planear e implementar um sistema de gestão ambiental



  • Saber interpretar e aplicar a norma NP EN ISO 45001



    • Identificar os perigos de um conjunto de actividades e instalações e avaliação dos respectivos riscos

    • Elaborar a documentação de um sistema de gestão de segurança.

    • Planear e implementar um sistema de gestão de segurança.




Conhecer o potencial da Integração de Sistemas.
Conecer a metodologia de auditoria e preparar a sua execução.
Coordenar a implementação integrada de sistemas de gestão da qualidade, ambiente e segurança e saúde do trabalho.


 

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Sem pré-requisitos

Programa

 1– Conceitos fundamentais: Inspeção, Controlo, Garantia, Gestão. Referências históricas à gestão da qualidade; sistemas de normalização, metrologia e qualificação (acreditação e certificação).
2– Qualidade - NP EN ISO 9001: Identificação de requisitos da qualidade
3– Ambiente - NP EN ISO 14001: Identificação de aspetos e impactes ambientais
4– Segurança – NP ISO 45001: Terminologia e conceitos. Identificação de perigos e riscos.
5– Integração de Sistemas: Estudo comparativo entre os três referenciais.
6 – Qualidade Total e Melhoria do Desempenho. Norma NP EN ISO 9004.
7 – Introdução à Avaliação de Sistemas. Auditorias Internas – métodos e técnicas. Norma NP EN ISO 19011. Gestão de um programa de auditoria. Casos práticos de auditoria simulada

Bibliografia Obrigatória

ISO; NP EN ISO 9001 Sistemas de Gestão da Qualidade, Requisitos, ISO, 2015
ISO; NP EN ISO 14001 Sistemas de Gestão do Ambiente , ISO, 2015
ISO; NP EN ISO 45001 Sistemas de Gestão da SHT, ISO, 2019

Bibliografia Complementar

ISO; NP EN ISO 9000 Sistemas de Gestão da Qualidade, Fundamentos e Vocabulário, IPQ, 2015
ISO; NP EN ISO 19011 Linhas de orientação para auditorias a sistemas de gestão, ISO, 2019
ISO; NP EN ISO 9004 Gestão da qualidade – Qualidade de uma organização – Linhas de Orientação para atingir o sucesso sustentado, IPQ, 2019

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas de índole teórico-prático.

Resolução de casos práticos de aplicação.
Desenvolvimento de "casos de estudo" em sala de aula. Avaliação distribuída com exame final.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 0,00
Apresentação/discussão de um trabalho científico 0,00
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese 0,00
Participação presencial 10,00
Prova oral 0,00
Teste 40,00
Trabalho de campo 0,00
Trabalho escrito 50,00
Trabalho laboratorial 0,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 42,00
Frequência das aulas 60,00
Trabalho escrito 60,00
Total: 162,00

Obtenção de frequência

Média final positiva, minimo do teste 8 e trabalho

Fórmula de cálculo da classificação final

teste (40%)+ trabalho (50%) + participação e assiduidade (10%)

ou exame (100%)

Melhoria de classificação

De acordo com as regras gerais do IPS
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