Auditorias e Gestão de Energia
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Termodinâmca Aplicada |
OFICIAL |
Electrotecnia e Sistemas de Potência |
Ocorrência: 2023/2024 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTE |
33 |
Plano de Estudos |
3 |
- |
6 |
60 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Obs.: Português
Objetivos
Pretende-se que o formando obtenha um conhecimento sobre as várias fases de uma auditoria energética, conceba e analise a viabilidade técnica e económica de medidas de melhoria energética e estabeleça um Plano de Racionalização Energética.
Resultados de aprendizagem e competências
- Acompanhar a realização de auditorias energéticas, tanto da parte elétrica como da térmica;
- realizar estudos de viabilidade técnica e económica de soluções de melhoria energética, tanto relativas à parte térmica como à elétrica;
- Estabeleça Planos de Racionalização de consumos
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Economia de Energia. Metodologia da Auditoria Energética. Objetivo. Eficácia Energética e Consumos de Referência. Níveis de Esforço em Auditoria. Fases de uma Auditoria Energética. Plano de Racionalização Energética. Relatório de Auditória Energética.
2. Medição dos Consumos de Energia. Medição de grandezas elétricas e grandezas térmicas. Medição de Eficiência energética de equipamentos.
3. Conceitos de gestão de energia em edifícios e na industria. Referência à legislação aplicável, em Portugal.
Bibliografia Obrigatória
Rogério Duarte; Gestão de Energia e Auditorias Energéticas, 2022
ASHRAE; Procedures for Commercial Building Energy Audits, , ASHRAE, Second Edition,
Albert Thumann and Willian J. Younger; Handbook of Energy Audits, 7ª Edition, , The Fairmont Press, 2008
André Fernando Ribeiro Sá, ; Guia de Aplicações de Gestão de Energia e Eficiência Energética, 2ª edição, , Publindustria, 2010
ERSE; Regulamento tarifário de energia elétrica , ERSE, 2021
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A metodologia de ensino incidirá numa apresentação dos conteúdos programáticos que será efetuada em sala de aula seguindo-se um trabalho autónomo dos estudantes baseado em pesquisa para aprofundamento de temas, resolução de problemas e realização de projetos de pequena dimensão e ainda alguns ensaios laboratoriais sobre utilização de equipamento de medição em auditoria energética.
A avaliação contínua terá por base uma avaliação individual sob a forma de testes distribuídos ao longo do semestre sobre os conteúdos com um peso de (aprox.) 67% e uma avaliação dos trabalhos/projetos desenvolvidos pelos estudantes com um peso de (aprox.) 33%.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Teste |
67,00 |
Trabalho laboratorial |
33,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Estudo autónomo |
102,00 |
Frequência das aulas |
54,00 |
Trabalho escrito |
|
Trabalho laboratorial |
6,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Realização dos trabalhos práticos e dos testes, com notas mínimas em cada teste de 8.5 valores. A nóta mínima no exame é de 10 valores.
Fórmula de cálculo da classificação final
Nota final = 0.125*NTP1+0.125*NTP2 +0.15*NL+0.25*NT1+0.35*NT2
Componentes:
NTP1 - Nota do trabalho prático 1;
NTP2 - Nota do trabalho prático 2;
NTL - Nota do trabalho laboratorial;
NT1 - Nota do teste 1;
NT2 - Nota do teste 2.
Observações
Não sendo realizados os trabalhos práticos e não se obtendo aprovação por avaliação contínua, a aprovação nas partes térmica e elétrica da UC pode ser obtida por exame.
Em avaliação contínua, caso não se realize uma componente prática ou de laboratório, o peso desta é transferido para o teste da componente (térmica ou elétrica) a que diz respeito.
Em época de recurso aplica-se avaliação por exame.