Biodiversidade e Conservação de Ecossistemas
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Controlo de Processos |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
LTAM |
42 |
Plano de Estudos 2016/17 |
1 |
- |
6 |
75 |
162 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
Objetivos
- Adquirir conhecimentos sobre biodiversidade e conservação da natureza.
- Compreender como se efetuam estudos em ecossistemas terrestres e dulçaquícolas.
- Adquirir conhecimentos sobre a biogeografia da flora e da fauna terrestre e dulçaquícola.
- Compreender as formas de proteção das espécies, dos habitats e de conservação da natureza.
Resultados de aprendizagem e competências
Competências
- Participar em equipas para estabelecer estratégias gestão e conservação da natureza para preservar a biodiversidade.
- Participar em equipas para avaliar a biodiversidade a nível espacial e temporal.
- Avaliar como as atividades humanas a influenciam a variação da biodiversidade.
- Colaborar no estudo e caracterização de ecossistemas terrestres e aquáticos.
- Identificar as diferentes interações entre os seres vivos a nível comportamental, hábitos alimentares e reprodutivos no estudo e gestão dos ecossistemas.
- Participar em equipas para estabelecer estratégias gestão e conservação da natureza para preservar a biodiversidade.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Sem necessidade de pre-requisitos ou conhecimentos prévios.
Programa
1.Biodiversidade: Padrões biodiversidade no tempo e no espaço. Problemas associados à perda da biodiversidade.
2.Estudo de ecossistemas e da biodiversidade: Genética de Populações. Especiação e extinção. Dinâmica de Populações. Comunidades. Nicho ecológico e Sucessão ecológica.
3.Biodiversidade terrestre: Principais Biomas da Terra. Vegetação mediterrânea e em Portugal.
4.Biodiversidade de sistemas dulçaquícolas: Hidrodinâmica das bacias lacustres e estratificação térmica. Distribuição O, C, N e P e biodiversidade em ecossistemas água doce.
5.Gestão ecossistemas: Ecossistemas naturais, agrícolas, florestais e dulçaquícolas. Gestão de pragas. Gestão da caça.
6.Conservação da Natureza e da Biodiversidade: Proteção, conservação da biodiversidade e medidas Conservação e áreas protegidas, ZPE e Rede Natura 2000.
Componente prática de trabalhos de campo
1.Crescimento plantas terrestres; 2. Inventariação espaços verdes; 3. Análise espacial da distribuição de líquenes numa área de estudo; 4. Identificação pragas em ecossistemas terrestres; 5. Análise de clorofila em água.
Bibliografia Obrigatória
PERONI, N. MEDINA HERNANDEZ, M.J.; Ecologia de Populações e Comunidades, Centro de Ciências Biológicas da UFSC, 2011. ISBN: 978-85-61485-39-9
PINTO-COELHO, R.M.; Fundamentos em Ecologia, ARTMED, 2000
WETZEL, R.G.; Limnologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 1993
ODUM, E. P; Fundamentos de Ecologia, Fundação Calouste Gulbenkian, 2004
BROWER; J. E. , ZAR, J. H. , ENDE, C.; . Field and Laboratory methods for general Ecology, McGraw Hill, 1997
STUMM, W. e MORGEN J.J.; Aquatic Chemistry, chemical equilibria and rates in natural waters, John Wiley and Sons, 1996
CABRAL, M. J. et al.; Livro vermelho dos vertebrados de Portugal, Instituto da Conservação da Natureza, Assírio & Alvim, 2008. ISBN: 978-972-775-153-2
Bibliografia Complementar
ALEXANDER, M.; Management planning for nature conservation: a theoretical basis and pratical guide, Springer, 2008. ISBN: 978-1-4020-6580-4
WALKER, C. H.; Principles of ecotoxicology, Boca Raton, 2006. ISBN: 0-8493-3635-X
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Método expositivo participado, através de metodologias de aprendizagem ativa centrada no estudante, sendo privilegiada a formação interativa mesmo na introdução de conceitos teóricos abordados nas aulas presenciais. Procura-se levar os alunos a tirar conclusões, orientando-os nesse processo de forma a atingirem os objetivos de apresendizagem propostos.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
5,00 |
Teste |
65,00 |
Trabalho de campo |
19,00 |
Trabalho laboratorial |
9,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
3,00 |
Estudo autónomo |
87,00 |
Trabalho de campo |
17,00 |
Trabalho laboratorial |
10,00 |
Frequência das aulas |
45,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
A avaliação da componente teórico-prática é realizada por avaliação continua através da realização de 2 Testes ou Exame final nas datas previstas no calendário de exames. A componente prática laboratorial é avaliada através da realização de trabalhos de laboratório/campo com presentação oral no final do semestre de um trabalho.
Fórmula de cálculo da classificação final
A nota final (NF) é obtida pela ponderação:
NF = 65% da avaliação em teste ou exame + 30% para a componente de trabalho prático laboratório/campo (obrigatório) + 5% Assiduidade às aulas TP
Discussão oral do trabalho pratico através de apresentação representando 30% na avaliação.
Ambas as componentes de avaliação terão que ser positivas, ou seja com notas superiores 9,5 valores. Os estudantes podem realizar 2º teste sem ter nota mínima no 1º teste, repetindo, na 1ª chamada de exame, o teste com nota inferior a 9,5 valores.
A avaliação por exame não dispensa a realização de todos os trabalhos de laboratório previstos e sua respetiva avaliação.
Provas e trabalhos especiais
Não existem provas ou trabalhos especiais. Todos os trabalhos foram considerados na componente da avaliação teorica e pratica.
Trabalho de estágio/projeto
Não existem trabalhos de estágio ou projetos. Todos os trabalhos foram considerados na componente da avaliação teorica e pratica.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
As avaliações especiais para estudantes com estatutos ou justificações particulares seguem as regulamentações do IPS.
Melhoria de classificação
As melhorias de testes podem ser realizadas apenas na 1ª chamada de exame.
Opcionalmente, a melhoria de classificação pode ser realizada na época de exame de recurso de acordo com regulamento de melhoria de notas do IPS.