Computação para Dispositivos Móveis
Áreas Científicas |
Classificação |
Área Científica |
OFICIAL |
Informática |
Ocorrência: 2023/2024 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
Sigla |
Nº de Estudantes |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Créditos UCN |
Créditos ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
MEEC |
6 |
Plano de Estudos_2020 |
1 |
- |
7,5 |
60 |
202,5 |
Docência - Responsabilidades
Língua de trabalho
Português
Objetivos
- Instalação: implementar, testar e depurar programas de aplicações multiplataformas para dispositivos móveis.
- Modelo de Programação em Dispositivos Móveis e Sistema de Desenvolvimento de Plataformas Móveis: compreender e saber usar os modelos de programação existentes e as principais plataformas de suporte ao desenvolvimento de aplicações nativas, hibridas e multi-plataformas para dispositivos móveis.
- Interfaces com o utilizador: avaliar as decisões de desenho no desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.
- Utilização de sensores: descrever o funcionamento dos sensores mais comuns presentes em dispositivos móveis, compreender o seu modelo da API e quais as suas principais aplicações.
- Georreferenciação: compreender qual a melhor estratégia a seguir na escolha da API para mapas. Compreender o modelo da API do GPS para dispositivos móveis.
- Persistência de Dados: compreender o funcionamento dos vários tipos de armazenamento dos dados.
- Aplicar os conceitos de Computação para Dispositivos Móveis à problemas societais ou empresariais: ineragir com empresas e peritos para criar um produto móvel útil.
- Aplicar uma abordagem de aprendizagem baseado em projeto: A abordagem de aprendizagem Demola será usada no curso.
Resultados de aprendizagem e competências
Incorporar o método Demola num curso de mestrado não se trata apenas de ensinar; trata-se de criar um ambiente onde a inovação floresce, onde os alunos são capacitados para se tornarem agentes de mudança e onde a educação transcende os limites da sala de aula.
No mundo acelerado e dinâmico de hoje, os mestrandos precisam de mais do que apenas conhecimentos teóricos; precisam de ter a capacidade de se adaptar, inovar e impulsionar a mudança. Ao integrarem o método Demola, os cursos de mestrado podem oferecer uma experiência educativa única e inestimável, que dota os estudantes das competências e da mentalidade necessárias para prosperarem no panorama do século XXI, orientado para a inovação.
Em conclusão, a integração do método Demola nesta disciplina de mestrado representa uma abordagem inovadora da educação. Estimula a inovação, prepara os alunos para os desafios do mundo real e capacita-os para se tornarem os inovadores e líderes de amanhã.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
É necessário estar familiarizado com os conceitos de programação orientada a objetos e ter experiência de desenvolvimento de programas nestas linguagens
Programa
O programa encontra-se baseado em módulos, permitindo atualização dos conteúdos em relação às técnicas e tecnologias emergentes:
- Introdução à Computação Móvel (comparação das arquiteturas existentes, modelos de programação e ambientes de desenvolvimento)
- Ciclo de desenvolvimento e distribuição de aplicações móveis em lojas
- Desenho de interfaces para dispositivos móveis
- Programação para dispositivos móveis:
- Interface com o utilizador
- Navegação entre ecrãs
- Sensores
- Serviços de localização e georreferenciação
- Armazenamento de informação
- Comunicação
- Protocolos utilizados em computação móvel, segurança e privacidade
Bibliografia Obrigatória
Daniel Catalá-Pérez, Mikko Rask, María de-Miguel-Molina; The Demola model as a public policy tool boosting collaboration in innovation: A comparative study between Finland and Spain,, Technology in Society, Volume 63, 2020. ISBN: 0160-791X,
Simone Alessandria; Flutter Cookbook, Packt Publishing Ltd, 2023. ISBN: 978-1-80324-543-0
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Este curso combina a aprendizagem prática do desenvolvimento de aplicações móveis com a plataforma Flutter e o método de aprendizagem baseado em projeto Demola, promovendo a inovação e a colaboração entre os alunos. Os alunos aprenderão a linguagem de programação Dart, a framework flutter, a gestão do estado da aplicação e a utilizar as bibliotecas essenciais do Flutter enquanto trabalham em desafios de inovação do mundo real.
Software
VSCode
Flutter
Dart
Palavras Chave
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia de computadores > Tecnologia de software
Ciências Tecnológicas > Tecnologia > Tecnologia da comunicação > Tecnologia móvel baseada em satélite
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
Designação |
Peso (%) |
Participação presencial |
10,00 |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
50,00 |
Defesa pública de dissertação, de relatório de projeto ou estágio, ou de tese |
10,00 |
Teste |
30,00 |
Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
Designação |
Tempo (Horas) |
Apresentação/discussão de um trabalho científico |
2,00 |
Elaboração de projeto |
60,00 |
Frequência das aulas |
64,00 |
Trabalho de investigação |
36,00 |
Total: |
162,00 |
Obtenção de frequência
Para realizar a avaliação contínua, é necessário ter presença em 75% das aulas.
Fórmula de cálculo da classificação final
Na avaliação contínua, a avaliação é composta por 5 componentes
1. Avaliação do Projeto Demola (25%)
- Compreensão do Problema e Ideação (5%)
- Desenvolvimento do Protótipo (10%)
- Teste e Validação (5%)
- Apresentação Final (5%)
2. Avaliação individual da aprendizagem (30%)
- Proficiência em Dart e Flutter (10%)
- Gestão de estados de aplicações (5%)
- Utilização de bibliotecas Flutter (15%)
3. Colaboração e Trabalho de Equipa (15%)
- Trabalho em equipa (5%)
- Profissionalismo (5%)
- Reflexão (5%)
4. Projeto final de aplicação móvel (20%)
- Desenvolvimento da aplicação (10%)
- Apresentação (10%)
5. Participação e assiduidade (10%)
- Participação ativa (5%)
- Assiduidade (5%)
Para a componente de Avaliação individual da aprendizagem, a nota mínima é de 8/20 valores. A nota final mínima é 10 valores.
---
Se o aluno não realizar a avaliação contínua, a avaliação é realizada por exame e projeto prtático (época normal, de recurso e especial). A nota final é calculada da seguinte forma: Nota final = 50% exame + 50% projeto prático. A nota final mínima é 10 valores.
Melhoria de classificação
Apenas a componente do trabalho prático é sujeita a melhoria.