Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > PWDAM19
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Programação de Aplicações para Dispositivos Móveis

Código: PWDAM19     Sigla: PADM

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Ciências informáticas

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Sistemas e Informática
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Programação Web, Dispositivos e Aplicações Móveis

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPCDA 11 Plano de Estudos_2017_18 2 - 3 -

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Miguel Neves Gonçalves Madeira Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Rui Miguel Neves Gonçalves Madeira 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Com esta UC pretende-se que os alunos:


  • ganhem competências básicas (desenhar, implementar, testar, depurar e distribuir) no domínio do desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

  • adquiram conhecimentos na área específica do design de interfaces para dispositivos móveis.

  • compreendam e saibam usar o modelo de programação e avaliar decisões de desenho de aplicações para dispositivos móveis.

  • adquiram conceitos introdutórios de protocolos de comunicação, privacidade e segurança em dispositivos móveis.

  • compreendam o funcionamento e armazenamento de dados em dispositivos móveis.

  • saibam obter e utilizar informação proveniente de sensores.

  • usem dados obtidos a partir de web services.

Resultados de aprendizagem e competências


  • competências básicas (desenhar, implementar, testar, depurar e distribuir) no domínio do desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis.

  • conhecimentos na área específica do design de interfaces para dispositivos móveis.

  • saber usar o modelo de programação e avaliar decisões de desenho de aplicações para dispositivos móveis.

  • saber obter e utilizar informação proveniente de sensores.

  • usar dados obtidos a partir de web services.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução.
2. Desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis Android:
2.1. Interfaces para Dispositivos Móveis.
2.2. Técnicas de Design e Processo de design.
2.3. Android Studio e os AVDs.
2.4. Componentes de uma App.
2.5. Graphical User Interface.
2.6. Permissões.
2.7. Persistência de dados.
2.8. Comunicação.
2.9. Multiprocessamento.
2.10. Sensores.
2.11. Serviços de localização.
2.12. Segurança e Privacidade.
2.13. Utilização de APIs.
2.14. Distribuição e Instalação.

Bibliografia Obrigatória

http://developer.android.com; Official Android Development, 2023

Bibliografia Complementar

Ricardo Queirós; Desenvolvimento de Aplicações com Android Studio, FCA, 2016

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Métodos predominantes:
A metodologia de ensino adotada é centrada no aluno, onde se pretende que o aluno seja o motor da sua aprendizagem. É seguido o modelo Aprendizagem Baseada em Problema/Projeto (PBL).
Predominantemente Activo, consistindo na orientação dos alunos no desenvolvimento autónomo de exercícios e de trabalhos práticos em grupos ao longo da Unidade Curricular.
Expositivo, com recurso a slides sempre que necessário e intercalando com o Ativo.
Interrogativo, recorrendo a questões colocadas aos alunos durante a exposição da matéria ou demonstração de exemplos.
Demonstrativo, com recurso a um computador e/ou dispositivo móvel para a demonstração de exemplos.

A metodologia Activa e PBL permitirá ao aluno desenvolver um conjunto de competências específicas da Introdução à Programação Móvel, aplicando-as a projetos que respondam a desafios que simulem problemas provenientes da sociedade.
Os alunos são organizados em grupo e, com o apoio do docente, são incentivados à resolução de problemas concretos, deparando com desafio que irão sendo ultrapassados no decorrer desta aprendizagem ativa.

Software

Android Studio (https://developer.android.com/studio)

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 50,00
Trabalho laboratorial 50,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Elaboração de projeto 20,00
Estudo autónomo 10,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 60,00

Obtenção de frequência

Avaliação contínua com exame a substituir o teste caso o estudante não obtenha classificação mínima neste.

Nota final = 50% [CT] + 50% [CP] >= 9.5 val
[CT] = [T] ou [E]

Onde:
[CT] = Nota da Componente Teórica (nota mínima: 8.5)
[E] = Nota do Exame Prático Individual
[T] = Nota de Teste Prático Individual Final
[CP] = Nota do Projeto Multidisciplinar (nota mínima: 9.5)

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 50% [CT] + 50% [CP]
[CT] = [T] ou [E]

Onde:
[CT] = Nota da Componente Teórica (nota mínima: 8.5)
[E] = Nota do Exame Prático Individual
[T] = Nota de Teste Prático Individual Final
[CP] = Nota do Projeto Multidisciplinar (nota mínima: 9.5)

Observações

Alunos que não possam comparecer na aulas devem indicá-lo por email ao responsável da Unidade Curricular o mais cedo possível.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 21:23:27