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Utilização Racional de Energia Elétrica

Código: REID12     Sigla: UREE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Eletricidade e energia

Ocorrência: 2023/2024 - 2S

Ativa? Sim
Página Web: https://portal.ips.pt/ests/pt/ucurr_geral.ficha_uc_view?pv_ocorrencia_id=560013
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Eletrotécnica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Redes Elétricas Inteligentes e Domótica

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
REID 26 Plano de Estudos 2018/19 1 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Fernando Manuel Fontinha Camilo Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Fernando Manuel Fontinha Camilo 2,00

Língua de trabalho

Português
Obs.: Português

Objetivos

Esta UC tem por objetivos familiarizar o estudante com os princípios de utilização racional de energia elétrica. Estes princípios, identificados como oportunidade de racionalização de consumos, serão avaliados em termos finaceiros, atendendo ao tarifário de venda de energia elétrica a consumidores finais.

Resultados de aprendizagem e competências

- Fazer a análise tarifária de consumos de energia elétrica.
- Identificar oportunidades de racionalização de consumos.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Introdução
2. Custos e preços de energia elétrica
3. Enquadramento do tema da utilização racional da energia elétrica – identificação dos principais objetivos do utilizador final e repercussões a montante.
4. Auditorias energéticas (destaque para a vertente elétrica)
5. Gestão eficiente da potência elétrica
6. Compensação de energia reativa.
7. Utilização racional de energia (URE)
7.1. Em iluminação
7.2. Em sistemas de força motriz
7.3. Em climatização
8. Gestão computacional de energia

Bibliografia Obrigatória

ERSE; Regulamento tarifário de energia elétrica , ERSE, 2021

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A metodologia pedagógica a usar nesta unidade curricular assenta em métodos expositivos e ativos, através da realização de diversas atividades pedagógicas.

Apresentação de conteúdos em Power Point.
Atividades de aprendizagem:
- Exercícios;
- Questionários;
- Testes formativos.

Ferramentas utilizadas no modo assíncrono através do Moodle.
Atividades de aprendizagem assíncronas:
- Exercícios resolvidos ou por resolver, com soluções.
- Resolução de dúvidas.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 90,00
Trabalho laboratorial 10,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 28,00
Trabalho laboratorial 2,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

A avaliação é composta pela realização de dois testes e um trabalho laboratorial. Nota mínima de 9 valores nos testes e trabalho laboratorial.

Fórmula de cálculo da classificação final

Nota final = 0.45*Nteste1+ 0.45*Nteste2 + 0.10*NLab

NTeste - Nota dos testes
NLab - Nota do trabalho laboratorial

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com as normas em vigor na instituição.

Observações

De acordo com as normas em vigor na instituição.
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