Saltar para:
This page in english Ajuda Autenticar-se
ESTS
Você está em: Início > TGA17
Autenticação




Esqueceu-se da senha?

Mapa das Instalações
Edifício ESTS Bloco A Edifício ESTS Bloco B Edifício ESTS Bloco C Edifício ESTS Bloco D Edifício ESTS Bloco E Edifício ESTS BlocoF

Gestão Oficinal

Código: TGA17     Sigla: GO

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
CNAEF Construção e reparação de veículos a motor

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Curso Técnico Superior Profissional em Tecnologia e Gestão Automóvel

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TSPTGA 12 Plano de Estudos_2015_16 2 - 3 30 81

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Rui Manuel Mendes Mansidão Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Ana Teresa Rodrigues Vizinho 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Conhecer os principais documentos financeiros de uma empresa

  • Saber calcular o custo de Produção de um produto/serviço

  • Conhecer as principais técnicas de marketing relacional

Resultados de aprendizagem e competências


  1. Compreender a importância da Gestão no sistema empresarial e na sociedade em geral (introdução);

  2. Conhecer os principais conceitos de âmbito contabilístico e qual o impacto das transações no sistema tributário;

  3. Conhecer os principais documentos de síntese contabilística numa abordagem pratica;

  4. Conhecer e saber avaliar conceitos de contabilidade analítica;

  5. Compreender o impacto do marketing nas organizações e as diversas ferramentas geradoras de promoção.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Finanças Empresariais:
1.1. Contabilidade Geral
1.1.1. Fundamentos da Contabilidade Geral
1.1.2. Apuramento de Resultados (Lucro/Prejuízo)
1.1.3. Movimentos financeiros de Balanço
1.2. Análise de Custos e Orçamentação
1.2.1. Fundamentos da Análise de Custos
1.2.2. Apuramento de Custo de Produção
1.2.3. Mapa de Tesouraria
2. Comunicação Empresarial:
2.1. Marketing relacional
2.1.1. Marketing Direto
2.1.2. Database Marketing
2.1.3. CRM
2.1.4. Marketing one-to-one
2.2. Fidelização dos clientes
2.2.1. Objetivos
2.2.2. Programas de fidelização

Bibliografia Obrigatória

Vitor Seabra Franco et all; “Contabilidade de Gestão Volume I – O apuramento dos custos e a informação de apoio à decisão”

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Método expositivo-participativo, com recurso à resolução de exercícios e trabalhos de grupo.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho escrito 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 51,00
Frequência das aulas 30,00
Total: 81,00

Obtenção de frequência

Avaliação Continua
A aprovação em avaliação contínua implica uma nota final superior a 9,5 valores, cumpridas as notas mínimas.

Avaliação em Exame
Época Normal, todas as componentes de avaliação contínua são passiveis de serem recuperadas de forma parcelar.

Época de Recurso e Especial: Avaliam a totalidade dos conteúdos.

Fórmula de cálculo da classificação final


  1. 3 Testes de Avaliação (70%) Nota mínima 9,5


    1. Teste Parte Financeira (35%)

    2. Teste Parte Marketing (35%)


  2. 1 Trabalho de Grupo (30%) Nota mínima 9,5


    1. Composto por: TE1 (15%) + TE2 (15%)

    2. TE1: Trabalho Escrito Parte Financeira

    3. TE2: Trabalho Escrito Parte Marketing


Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Tecnologia de Setúbal  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2024-11-23 às 19:52:47