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Gestão de Energia

Código: LTAM39     Sigla: GE

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Termodinâmica Aplicada

Ocorrência: 2023/2024 - 1S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Departamento de Engenharia Mecânica
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologias do Ambiente e do Mar

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
LTAM 36 Plano de Estudos 2016/17 3 - 6 75 162

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Amândio Jorge Barroso Rebola Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 3,00
Ensino Prático e Laboratorial: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 3,00
Amândio Jorge Barroso Rebola 3,00
Ensino Prático e Laboratorial Totais 2 4,00
Amândio Jorge Barroso Rebola 4,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos


  • Sensibilizar os alunos para a utilização racional da energia e para a necessidade da transição energética das economias.

  • Mostrar a dependência do crescimento económico do consumo de energia.

  • Dotar os alunos de conhecimentos que lhe permitam reconhecer, definir e avaliar ações para a utilização racional da energia em diversos sectores.

Resultados de aprendizagem e competências


  • Compreender os conceitos: Sistema Energético, Energia Primária, Energia Final e Energia Útil;

  • Conhecer o sistema energético mundial e nacional e identificar as principais fontes de energia primária utilizadas pela humanidade;

  • Compreender a necessidade do uso racional da energia e da transição energética das economias;

  • Identificar os principais impactos ambientais da utilização de diversas fontes de energia;

  • Saber analisar tarifários de energia;

  • Desenvolver estudos tecno económicos de projetos no sector energético;

  • Desenvolver uma auditoria energética e identificar e avaliar medidas de boa gestão energética.

Modo de trabalho

Presencial

Programa


  • Definir o que é a gestão de Energia e identificar as principais responsabilidades e competências do gestor de energia;

  • Apresentação do Balanço energético mundial e dos recursos energéticos utilizados no Mundo;

  • Apresentação do balanço energético nacional e do Plano Nacional de Energia e Clima;

  • Analise financeira aplicada à gestão de energia;

  • Auditorias energéticas e análise energética de processo;

  • Apresentação de casos práticos de utilização eficiente da energia.

Bibliografia Obrigatória

Stephen A. Roosa, Steve Doty, Wayne C. Turner; Energy Management Handbook, River Publishers, 2018. ISBN: ISBN 9781138666979

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas compostas por uma parte expositiva onde são apresentados os conceitos fundamentais das diferentes matérias. Durante a exposição da matéria teórica são propostos para resolução pelos estudantes problemas práticos de aplicação direta dos conceitos. Os estudantes são estimulados a participar na resolução dos exercícios e no final são resolvidos pelo docente.

Paralelamente às aulas teórico-práticas serão lecionadas aulas de laboratório em que os alunos terão de analisar e resolver problemas práticos no âmbito da gestão de energia.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 70,00
Trabalho laboratorial 30,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 90,00
Frequência das aulas 75,00
Total: 165,00

Obtenção de frequência


Avaliação continua:


Realização de dois testes e trabalhos de laboratório, a classificação de cada teste terá de ser obrigatoriamente igual ou superior a 8,5 valores e a classificação poderadas dos dois testes igual ou superior a 9,5 valores. A avaliação de cada trabalho de laboratório terá de ser obrigatoriamente igual ou superior a 10 valores.


Os alunos podem repetir um dos testes na data do exame de época normal.


A Classificação final é determinada pela fórmula apresentada em baixo.


 Avaliação por exame:


Na fórmula de cálculo da classificação final a classificação dos testes é substituída pela classificação do exame. A classificação do exame terá de ser obrigatoriamente igual os superior a 9,5 valores. A avaliação dos laboratórios segue as regras da avaliação continua. 


Os alunos com nota superior a 17 na classificação final terão de realizar uma prova oral ou terão a classificação de 17 valores.

Fórmula de cálculo da classificação final

CF = 0,7 x CT + 0,3 x CLab;

CF – Classificação Final;

CT = 0,6 × CT1 + 0,4 × CT2;

CT1 - Classificação do 1º Teste;

CT2 - Classificação do 2º Teste;

CLab – média aritmética da classificação dos laboratórios.

 

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