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Cursos

Licenciatura em Engenharia Informática

Dados Gerais

Código Oficial: 9119
Sigla: INF

Diplomas

  • Licenciatura em Engenharia Informática - Ramo de Engenharia de Software (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Engenharia Informática (180 Créditos ECTS)
  • Licenciatura em Engenharia Informática - Ramo de Informática de Gestão (180 Créditos ECTS)

Concursos Nacionais

Média de acesso do último colocado nos últimos 5 anos

2016 2017 2018 2019 2020
- - - - 138,4

Nº Clausus / Vagas

Regime Fase Nº Clausus / Vagas
Regime Geral 1 70
As candidaturas e os prazos são da responsabilidade da Direcção-Geral do Ensino Superior.

Unidades Curriculares

Arquitetura Computacional e Microprocessadores

INF32192 - ECTS

Ser capaz de fazer conversões entre as bases numéricas decimal, binária, octal e hexadecimal. Saber utilizar a álgebra de Boole no contexto da programação de microprocessadores. Conhecer a linguagem assembly e ser capaz de programar microcontroladores em assembly. Compreender a utilização da memória em sistemas baseados em microprocessador.

Economia

INF32193 - ECTS Compreender a importância da Economia no sistema económico, e na sociedade em geral;
Conhecer os principais conceitos e técnicas da área de Economia ;
Saber definir o objeto e o método de economia;
Compreender o problema da escassez de recursos;
Compreender as escolhas do consumidor;
Compreender as leis da oferta e procura;
Compreender o contexto macroeconómico dos países/ regiões;
Conhecer a evolução dos principais indicadores de conjuntura económica e do IDH.

Introdução à Gestão de Empresas

INF32194 - ECTS

Compreender o papel, impacto e interação das organizações e empresas com meio envolvente, assim como o seu funcionamento interno numa perspetiva funcional e sistémica.

Introdução à Programação Orientada por Objetos

INF32146 - ECTS Esta unidade curricular tem como objetivos de aprendizagem:
- conhecer a história e evolução das linguagens de programação;
- compreender os conceitos básicos de programação, utilizando, para isso, a linguagem Java;
- compreender os conceitos básicos da programação orientada por objetos;
- aplicar os conceitos anteriores na resolução de problemas;
- desenvolver aplicações centradas na boa utilização da linguagem Java.

Matemática I

INF32144 - ECTS
O objetivo da unidade curricular Matemática I consiste em proporcionar aos alunos os conhecimentos matemáticos básicos referidos no programa da unidade curricular e necessários à sua formação como Técnicos Superiores ou Engenheiros.

Redes de Computadores

INF32166 - ECTS O objectivo fundamental da Unidade Curricular Redes de Computadores é a dotação dos Alunos de conhecimentos de base na área das Redes de Computadores.

Os aspectos tratados passam pelos fundamentos teóricos, funcionais e pelo projecto de instalação e manutenção de Redes Locais de Computadores. Numa fase final são abordados aspectos para aumentar a segurança da rede

Algoritmos e Tipos Abstratos de Dados

INF32153 - ECTS

São traçados os seguintes objetivos:

- Saber formalizar algoritmos e analisar/discutir a sua complexidade algorítmica temporal;
- Saber o conceito de Tipo Abstrato de Dados (ADT) e distinguir "especificação" de "implementação";
- Saber aplicar ADTs na resolução de problemas;
- Saber especificar novos ADTs;
- Dada a sua especificação, saber derivar uma implementação concreta para um ADT e saber discutir/comparar diferentes implementações, variando a estrutura de dados;
- Aplicar algoritmia e ADTs na resolução de problemas reais, identificando os algoritmos e ADTs mais apropriados.

Análise Numérica

INF32151 - ECTS O objetivo desta disciplina é familiarizar os alunos com os métodos computacionais que aproximam numéricamente as soluções de problemas comuns de de cálculo. Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos conheçam vários métodos numéricos, apliquem esses métodos, os implementem numa ferramenta computacional, e saibam escolher entre eles o mais adequado ao problema em estudo.

Bases de Dados

INF32152 - ECTS -Conhecer as potencialidades de um Sistema Gestor de Bases de Dados Relacionais – SGBDR

-Construção e Manipulação de esquemas de Bases de Dados relacionais

-Saber desenvoilver interface lógico de interação com a BD

Comportamento Organizacional e Gestão de Equipas

INF32203 - ECTS

Os estudantes devem desenvolver competências no âmbito da análise comportamental, liderança e gestão de equipas em contexto organizacional.

Introdução à Programação para a Web

INF32198 - ECTS

Pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos, aptidões e competências para o desenvolvimento Web "client-side", tendo a Internet como elemento integrador:
- Compreender as linguagens e tecnologias Web utilizadas para a programação nos clientes (front-end):
-> Saber definir a estrutura de uma página Web.
-> Compreender e aplicar os conceitos relacionados com a apresentação de uma página Web.
-> Capacidade de aplicação dos conceitos relacionados com o comportamento de uma página Web.
-> Capacitar o aluno na resolução de problemas de aplicação na validação dos formulários.
- Mostrar aptidão para desenhar uma aplicação Web, tendo em consideração a sua arquitetura completa.
- Mostrar aptidão e demonstrar competências para o trabalho em equipa.

Programação Orientada por Objetos

INF32150 - ECTS Compreender e aplicar os conceitos avançados da programação orientada por objetos com base na linguagem Java.
Aplicar os conceitos avançados da programação orientada por objetos usando a linguagem Java.
Saber desenhar soluções aplicacionais de acordo com o paradigma orientado por objetos.

Matemática Discreta

INF32155 - ECTS Como objetivos desta disciplina podem referir-se a solidificação de alguns conhecimentos sobre números inteiros e análise combinatória adquiridos até ao 12º ano de escolaridade bem como a aprendizagem de um novo conjunto de ferramentas matemáticas utilizadas em outras disciplinas do curso. Estes conhecimentos destinam-se, designadamente, à compreensão de modelos matemáticos discretos muito comuns no estudo de variados sistemas tecnológicos e também no funcionamento de muitas organizações industriais e de serviços. Insistir-se-á no desenvolvimento do raciocínio lógico-dedutivo dos alunos, devendo, neste sentido, os conteúdos ser também encarados como um meio para se atingir este fim. Como não poderia deixar de ser, o objetivo desta UC é o que os alunos adquiram e apliquem os conceitos descritos nos conteúdos programáticos e que podem ser subdivididos nos resultados de aprendizagem descritos em seguida.

Programação Avançada

INF32157 - ECTS Desenvolver no aluno competencias avançadas de programação orientada a objectos, mais especificamente:
 - Especificação e Manipulação de Tipos Abstratos de Dados de coleções não lineares
 - Identificação, seleção e implementação de Padrões de Software
 - Aplicação de Tecnicas de Refatoring

Programação para a Web

INF32206 - ECTS

Pretende-se que os estudantes adquiram os conhecimentos, aptidões e competências para o desenvolvimento Web "Full Stack", tendo a Internet como elemento integrador

 

Sistemas Operativos

INF32154 - ECTS Conhecer e compreender as abstracções e mecanismos básicos de um sistema operativo.

Computação Móvel

INF32186 - ECTS Fornecer competências básicas no domínio das aplicações para dispositivos móveis de forma a que os alunos saibam desenhar, implementar, testar, depurar e distribuir aplicações para dispositivos móveis que recorram a armazenamento local de dados, informação proveniente de sensores e respeitem regras básicas de privacidade e segurança.

Computação Paralela e Distribuída

INF32208 - ECTS Os estudantes deverão ser capazes de conhecer e compreender as técnicas e paradigmas da computação paralela e distribuída de modo a conceber algoritmos e aplicações multithread que envolvam comunicação entre computadores.

Interação Pessoa-Máquina

INF32156 - ECTS
O objetivo principal da unidade curricular de Interação Pessoa-Máquina é dotar os estudantes dos conhecimentos necessários ao desenvolvimento de soluções de software centradas no utilizador e nas suas necessidades.
São abordados aspetos não técnicos e associados ao desenvolvimento de produtos de software, com principal ênfase para as questões de usabilidade e de adaptação do produto às necessidades do utilizador.

Objetivos de aprendizagem:

Obj:01 - Reconhecer a relevância que a interface representa como componente de um sistema interativo
Obj:02 - Compreender e utilizar o modelo do desenho centrado no utilizador.
Obj:03 - Compreender e aplicar a análise de utilizadores e tarefas no planeamento e desenho de um sistema interativo.
Obj:04 - Conhecer e compreender o papel dos fatores humanos  no desenho de um sistema interativo
Obj:05 - Compreender e aplicar o modelo concetual.
Obj-06 - Conhecer e aplicar os princípios de usabilidade.
Obj:07 - Conhecer e aplicar as técnicas de prototipagem.
Obj:08 - Conhecer e aplicar os métodos e técnicas de avaliação da usabilidade.
Obj:09 - Compreender e analisar dados de avaliação.
Obj:10 - Aplicar e Especificar os requisitos do público-alvo de um sistema interativo.
Obj:11- Desenhar, implementar e avaliar interfaces.

Métodos Estatísticos

INF32209 - ECTS Aplicar conhecimentos e utilizar ferramentas básicas de Probabilidades e Estatística que permitam ao aluno desenvolver a capacidade de análise e raciocínio para determinados fenómenos, nomeadamente no âmbito da Engenharia.
Com a utilização de software estatístico pretende-se proporcionar maior rapidez na resolução de problemas e comparação de soluções, permitindo deste modo utilizar a Estatística como uma ferramenta eficaz na resposta de diversos problemas.

Engenharia de Software Aplicada

INF32213 - ECTS Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)
1. Enumerar e aplicar os princípios da Engenharia de Software.
2. Enumerar e descrever os princípios básicos que regem as metodologias ágeis e as metodologias tradicionais de desenvolvimento de software.
3. Capturar , especificar e analisar os requisitos de uma aplicação de Software.
4. Enumerar e descrever os princípios orientadores que regem o desenho de software.
5. Enumerar e aplicar os princípios que regem o desenvolvimento de software
6. Compreender, analisar e aplicar os princípios para a otimização do código e da qualidade do software
7. Utilizar a UML para efetuar os diagramas necessários ao processo de Engenharia de Software
8. Utilizar a BPMN para a criação de diagramas de processos de negócio

Programação Visual

INF32188 - ECTS Capacidade de integrar conhecimentos, adquiridos em outras unidades curriculares, através da sua aplicação num projeto de software.
Capacidade de adaptação a novas tecnologias.
Capacidade de trabalho em equipa.
Desenvolvimento de aplicações profissionais.

Gestão de Projetos Informáticos

INF32210 - ECTS

- Compreender a gestão de projetos informáticos, o ciclo de vida e a sua organização.

- Conhecer a gestão do âmbito, do tempo, da qualidade, de recursos humanos, das comunicações entre equipas e de riscos.

- Compreender a forma como as metodologias de desenvolvimento de software se integram na gestão de projeto.

- Conhecer os conceitos de entrega contínua, instalação contínua e DevOps, associados ao desenvolvimento de software.

- Saber mapear requisitos em tarefas de desenvolvimento de software, criar estimativas para estas tarefas e planear as tarefas no processo de desenvolvimento.

- Demonstrar a capacidade de seguir um planeamento e de reportar a execução das tarefas que lhes foram atribuídas e de definir métricas de qualidade do produto e do processo de desenvolvimento.

- Demonstrar a capacidade de trabalhar em equipa, entender papeis dos membros das equipas ágeis e assumir cada um dos papéis no seio de um trabalho prático de grupo.

- Conhecer as boas práticas e as principais normas.

Inovação e Empreendedorismo

INF32211 - ECTS
  • Conhecer processos e modelos de inovação, as fontes e obstáculos e os processos de difusão da inovação.
  • Saber qual o papel da inovação na competitividade e qual o seu impacto em produtos e serviços
  • Compreender o processo de geração, modelação e desenvolvimento de novas ideias
  • Realizar o diagnóstico e o estudo de viabilidade de uma nova empresa
  • Elaborar um plano de negócios
  • Compreender o processo de criação de empresas e acompanhar a evolução e desenvolvimento de uma empresa

Inteligência Artificial

INF32185 - ECTS Dar aos alunos conhecimentos de métodos de resolução de problemas baseados em técnicas de Inteligência Artificial, tipicamente recorrendo à representação e utilização de conhecimento. Pretende-se dotar os alunos da compreensão e capacidade de programação de algoritmos de procura em espaço de estados e outros usados em teoria de jogos.

Portfólio em Engenharia Informática

INF32212 - ECTS Proporcionar aos alunos um envolvimento ativo em atividades de investigação e desenvolvimento, em projetos com empresas, com instituições sociais e outras, para além de fomentar a sua participação em eventos e formações no âmbito do curso. Além do enriquecimento do seu CV, a sua participação nos projetos referidos, vai fomentar a ligação entre a instituição e a sociedade e a articulação de conhecimentos entre ambos.
Esta unidade curricular pretende focar a sua atividade em projetos de parceria com organizações sejam elas empresas, sociedades, associações que evidenciem o interesse por um produto real; ou centros de investigação que estejam a desenvolver projetos de investigação.
Um segundo foco, é incentivar os alunos a procurarem e melhorarem os seus conhecimentos, com formações e participação
em eventos no âmbito do curso.

Complementos de Bases de Dados


INF32158 - ECTS
A unidade curricular tem por objectivo dotar os alunos dos seguintes conhecimentos:
- Conhecer aspetos internos à organização da persistência dos dados pelo SGBD, e suas implicações
- Reconhecer os aspetos que influenciam a performance dos SGBD relacionais, e como podem estes ser otimizados
- Atuar numa vertente de administração sobre SGBD relacionais
- Distinguir critérios que motivam a adoção de SGBDs NoSQL

Desenvolvimento de Videojogos


INF32214 - ECTS
Dotar os estudantes de conhecimentos sobre o desenvolvimento de videojogos com foco no desenvolvimento de um videojogo utilizando um motor para o efeito.

 


Segurança Informática


INF32215 - ECTS

Esta unidade curricular visa desenvolver um conjunto de competências no domínio da segurança informática, nomeadamente a compreensão dos principais atributos de segurança.

O aluno deverá ser capaz de compreender as diferentes questões de segurança:

  • Disponibilidade dos sistemas

  • Integridade dos sistemas

  • Confidencialidade

Estágio/Projeto em Engenharia de Software


INF32201 - ECTS

Os objetivos a atingir são, para além da execução técnica do projeto/estágio, os seguintes:

  • Desenvolver nos alunos a capacidade de abordar um problema real de engenharia informática, apresentando uma solução funcional;

  • Estimular a sua capacidade de análise e de síntese, desenvolver o seu sentido crítico e as suas capacidades de trabalhar em grupo e de comunicação;

  • Proporcionar às equipas de alunos e docentes um contacto com a realidade empresarial facilitando a sua aproximação às práticas de gestão e do exercício da engenharia, aplicadas nas empresas;

  • Facultar experiência específica na área empresarial, mais propriamente nas áreas de informática e de gestão;

  • Desenvolver a aplicação de métodos e técnicas de intervenção na área informática;

  • Aprender a resolver problemas, partindo de situações reais e com os recursos existentes;

  • Facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.


Marketing


INF32161 - ECTS

Entender o conceito de Marketing como um conjunto de funções que incluem a análise de mercado, o comportamento do consumidor e processo de planeamento e execução das políticas de produto, preço, distribuição e promoção de bens e serviços, que criam trocas com valor para a organização e clientes.

 


Contabilidade de Gestão


INF32191 - ECTS
  1. Dotar os estudantes dos conceitos fundamentais de Contabilidade Geral e Analítica e Gestão Financeira;
  2. Dar a conhecer os principais mecanismos de tratamento de informação financeira na ótica da Contabilidade de Gestão, nomeadamente no que respeita aos sistemas de custeio e gestão orçamental;
  3. Dotar os estudantes de espírito crítico que lhes permita compreender as vantagens e as limitações dos sistemas de informação financeiros no apoio à tomada de decisão.

Gestão de Recursos Humanos


INF32178 - ECTS

Perceber o que se entende por GRH, como se relaciona com a gestão global da empresa e quais as suas funções.


Estágio/Projeto em Informática de Gestão


INF32204 - ECTS

Os objetivos a atingir são, para além da execução técnica do projeto/estágio, os seguintes:

  • Desenvolver nos alunos a capacidade de abordar um problema real de engenharia informática, apresentando uma solução funcional;

  • Estimular a sua capacidade de análise e de síntese, desenvolver o seu sentido crítico e as suas capacidades de trabalhar em grupo e de comunicação;

  • Proporcionar às equipas de alunos e docentes um contacto com a realidade empresarial facilitando a sua aproximação às práticas de gestão e do exercício da engenharia, aplicadas nas empresas;

  • Facultar experiência específica na área empresarial, mais propriamente nas áreas de informática e de gestão;

  • Desenvolver a aplicação de métodos e técnicas de intervenção na área informática;

  • Aprender a resolver problemas, partindo de situações reais e com os recursos existentes;

  • Facilitar a inserção dos alunos no mercado de trabalho.


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