Nome: | Miguel Angel Guevara López |
Sigla: | MAGL |
Estado: | Activo |
Salas: | D306 |
|
Miguel Angel Guevara López, Licenciado em Matemática pelo “Instituto Superior Pedagógico José Martí Pérez”, Universidade de Camagüey, Cuba em Julho de 1987 e doutorado em Ciências Técnicas (com especialização nas áreas: Computer Vision e Artificial Intelligence) pelo “Instituto de Cibernética, Matemática y Física”, Havana, Cuba em Julho de 1997, habilitação/grau que foi reconhecido como equivalente ao grau Europeu de Doutor em Engenharia Informática pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, Portugal em Janeiro de 2013.
Posições Ocupadas (Experiência Profissional):
1980 -1985: Professor de Matemáticas e Computação (Ensino Secundário e Técnico Profissional).
1986 -1987: Analista de Sistemas. Empresa Provincial de Telecomunicações, Ciego de Avila, Cuba.
1988 -2007: Professor Universitário (Auxiliar, Associado e Titular). Faculdade de Informática, Universidade de Ciego de Avila, Cuba.
2003 -2008: Professor Visitante (Convidado), DETI – Universidade de Aveiro, Portugal.
2008 - 2013: Investigador Auxiliar, Faculdade de Engenharia – Universidade do Porto, Portugal.
2014 – 2015: Investigador Auxiliar, IEETA – Universidade de Aveiro, Portugal.
2015 – 2020: Investigador Principal e Diretor, Departamento de Computer Vision, Interaction and Graphics, Centro de Computação Gráfica, Universidade do Minho, Portugal.
Dezembro 2020 -: Professor Adjunto IPS.
No papel de docente e investigador, possui experiência de aproximadamente 34 anos, na área das Ciências da Computação (abril de 1988 até o presente), em específico, no ensino de unidades curriculares relacionadas com as disciplinas processamento de sinais e imagem, e inteligência artificial. Desde o ponto de vista técnico – científico, possui experiência no uso de técnicas de processamento digital de imagem, pattern recognition, machine (deep) learning, data and visual analytics, computer vision e inteligência artificial, nomeadamente, em aplicações nos campos da biotecnologia vegetal (sistemas de apoio para facilitar as tarefas de interpretação de imagens [micro e macroscópicas]), ciências biomédicas (análise de imagem e dados biomédicos, desenvolvimento de sistemas de apoio ao diagnóstico de imagem em cancro, sistemas de apoio à decisão clínica), e na industria (desenvolvimento de sistemas automatizados de visão artificial, algoritmos de inspeção ótica, deteção de defeitos, reconhecimento de objetos, visual computing e condition monitoring, entre outras aplicações relacionadas com o paradigma das industria 4.0 e industria 5.0). Possui ainda uma experiência (7 anos) de trabalho em tarefas relacionadas com o trabalho e/ou a gestão empresarial. É membro ativo das seguintes associações científicas: ESR - European Society of Radiology, ESHIMT - European Society for Hybrid, Molecular and Translational Imaging, EuSoMII - European Society of Medical Imaging Informatics, e former member do Steering Board, na rede “Graphicsvision.ai”– a non-profit international network for the cooperation in applied research in visual computing, interaction, and artificial intelligence.