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Ética e Responsabilidade Social

Código: TGI34     Sigla: ERS

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Ciências Empresariais e Comunicação

Ocorrência: 2021/2022 - 3T

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Seção de Ciências Empresariais e Comunicação
Curso/CE Responsável: Licenciatura em Tecnologia e Gestão Industrial

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
TGI 35 Plano de Estudos 2016 4 - 4 44 108

Docência - Responsabilidades

Docente Responsabilidade
Olgierd Swiatkiewicz Responsável
Maria Leonor Abrantes Pires Co-Responsável

Docência - Horas

Ensino Teórico-Prático: 2,00
E-Learning: 2,00
Tipo Docente Turmas Horas
Ensino Teórico-Prático Totais 1 2,00
Olgierd Swiatkiewicz 2,00
Maria Leonor Abrantes Pires 2,00
E-Learning Totais 1 2,00
Maria Leonor Abrantes Pires 2,00
Olgierd Swiatkiewicz 2,00

Língua de trabalho

Português

Objetivos

Saber reflectir sobre certo/errado; conhecer teorias éticas; ganhar consciência da dimensão ética da actividade profissional/organizacional/económica; reconhecer os dilemas éticos para ser eficiente nas decisões que visam fins dignos; reconhecer vários stakeholders das organizações e seus interesses; conhecer e saber utilizar elementos de ética formal.

Resultados de aprendizagem e competências

Saber reflectir sobre certo/errado;
Saber distinguir e caracterizar teorias éticas;
Reforçar a consciência da dimensão ética da actividade profissional/organizacional/económica;
Saber identificar os dilemas éticos para ser eficiente nas decisões que visam fins dignos;
Reconhecer vários stakeholders das organizações e seus interesses;
Conhecer e saber utilizar elementos de ética formal.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

Conhecimentos de Economia e Gestão.

Programa

1. Ética e moral; ética empresarial e profissional; evolução do conceito; teorias éticas.
2. Dilemas éticos: imperativo ético versus legalidade; dimensão ética versus económica (eficiência); responsabilidade social e partes interessadas (stakeholders); responsabilidade social como estratégia, sustentabilidade.
3. Condutas não éticas (mobbing/bullying, corrupção/favorecimento, abuso de informação privilegiada, assédio sexual/moral; privacidade vs. liberdade de expressão, protecção da propriedade vs. liberdade, cyberbullying, etc.); denúncia de conduta não ética (whistleblowing).
4. Ética formal: códigos de ética/conduta, formação ética, acessória/provedores de ética.
5. Governo das sociedades (corporate governance).

Bibliografia Obrigatória

Buchholz, R. A., & Rosenthal, S. B.; Business Ethics, Prentice Hall., 1998
Rego, A.; Cunha, M. P.; Costa, N. G.; Gonçalves, H. & Cabral-Cardoso, C.; Gestão ética e socialmente responsável, Editora RH, 2007
Almeida, F.; Ética – valores humanos e responsabilidade social das empresas, Princípia, 2010
Fisher, C., & Lovell, A.; Business Ethics and Values, Prentice Hall, 2003

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas decorrem em forma de seminários em que são apresentados os temas/problemáticas constantes do programa e estimulada a discussão a volta destes temas, destacando as questões ambíguas, principais dilemas, bem como as soluções encontradas na prática. Os alunos têm o papel principal na apresentação/introdução de turma na discussão dos temas através de apresentação (oral e por escrito) de trabalhos. As aulas podem ser enriquecidas através de apresentação de temas específicos e mais actualizados por especialistas convidados nacionais ou estrangeiros das empresas ou do meio académico e social. As aulas em que a discussão do tema não será precedida pela apresentação oral da problemática pelos alunos ou na qual não participará um especialista convidado será moderada pelo docente.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Teste 60,00
Trabalho escrito 40,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Tempo (Horas)
Estudo autónomo 44,00
Frequência das aulas 44,00
Trabalho escrito 20,00
Total: 108,00

Obtenção de frequência

1. Avaliação contínua:

Nota final na avaliação contínua = 0,6nota de teste/testes + 0,4nota de trabalhos/casos.

Nota do teste/média de testes ≥ 10 valores.
Nota mínima de teste≥7 valores.

Os trabalhos/casos serão apresentados oralmente e por escrito pelos alunos (todos os alunos do grupo) de acordo com o plano das apresentações (plano de aulas) determinado pelo docente na primeira aula. O prazo limite de entrega da parte escrita dos trabalhos (até 10 páginas formato normalizado A-4 ou 15 diapositivos em PowerPoint) termina uma semana após a apresentação oral (formato Word ou PowerPoint, sem virus). Cada dia de atraso - 1 valor.
Plágios tornam a avaliação nula e serão objeto de um processo disciplinar conforme consta do Regulamento do IPS.
As notas dos trabalhos serão apresentadas após a avaliação de todos os trabalhos de todos os estudantes.

2. Exame = 100% nota final do exame.

Fórmula de cálculo da classificação final

1. Avaliação contínua:

Nota final na avaliação contínua = 0,6nota de teste/testes + 0,4nota de trabalhos/casos.

Nota do teste/média de testes ≥ 10 valores.
Nota mínima de teste≥7 valores.

2. Exame = 100% nota final do exame.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

De acordo com os regulamentos do IPS e da ESTS.

Melhoria de classificação

Melhoria de nota positiva - exame da época de recurso.
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